O mestrado abre muitas portas e pode trazer benefícios que refletem em diferentes âmbitos da vida. Cada dia mais valorizado pelo mercado de trabalho, o curso permite que os alunos se aprofundem em temas específicos. Forma autoridades no assunto e desperta o pensamento reflexivo e profundo, ancorado na pesquisa científica e no senso crítico.

Se antes havia dúvidas sobre o mestrado como estratégia de carreira, hoje ele se apresenta como um importante diferencial para quem busca por um bom posicionamento no mercado. Confira o post e descubra os benefícios do mestrado.

O que é o mestrado?

O mestrado é uma pós-graduação na modalidade stricto sensu. É voltado para a pesquisa acadêmica e para a reflexão teórica desenvolvida a partir de um tema específico.

Com duração média de 2 a 3 anos e uma intensa carga de estudos, seu ingresso é realizado por meio de um processo seletivo rigoroso e concorrido. Apenas aqueles que possuem ensino superior completo podem se candidatar.

Trata-se de uma excelente alternativa para quem deseja dar continuidade aos estudos da graduação e se aprofundar em determinado assunto/problema.  

Durante a formação os alunos imergem no problema de pesquisa em busca de alternativas, novos olhares e conclusões. Tudo isso converge no objetivo de ampliar os conhecimentos acadêmicos de base científica. Sob a orientação de um professor, ao fim do curso cada aluno deve apresentar uma dissertação. Posteriormente esta precisará ser defendida diante de uma banca de especialistas.

Após a conclusão, os alunos recebem um diploma de mestre reconhecido pelo MEC. A partir daí, estão aptos a lecionar no ensino superior, trabalhar como pesquisadores na academia e outras formas de atuação.

Os benefícios do mestrado para sua vida

Os benefícios trazidos pelo mestrado podem refletir em diferentes âmbitos da vida. Além de ganhos para a esfera intelectual e profissional, proporciona mudanças positivas a nível pessoal, despertando maturidade em vários aspectos.

1. Melhores oportunidades de emprego

A qualificação intelectual é um super diferencial e tem dado vantagem a muitos profissionais na hora de concorrer a uma vaga de emprego.

Com o impulso de investir em inovação, as empresas têm se deparado com a necessidade de contratar uma mão de obra extremamente especializada, não apenas com o conhecimento técnico. Hoje os colaboradores precisam entender o mercado e ter o domínio das especificidades do negócio. Assim aumentam sua capacidade de ter boas ideias e prever demandas e desafios futuros.

Os conhecimentos mais profundos trazidos pela academia fazem com que o mestre seja visto como autoridade em determinado assunto. Esses profissionais contribuem com uma visão mais analítica, especializada e estratégica para os negócios. Por isso, são atualmente muito valorizados pelo mercado de trabalho.

O título de mestre tem colocado muitos profissionais à frente da concorrência na hora de competir por uma vaga de emprego. Além de contribuir para conquistar as melhores oportunidades de trabalho, em cargos de maior relevância e responsabilidade, não é raro que profissionais com mestrado recebam os melhores salários.

2. Possibilidade de lecionar

O mestrado também dá ao profissional a possibilidade lecionar em instituições de ensino superior.

Atualmente, a maioria das universidades do país exige que seus professores tenham o título de mestre para serem efetivados. Por isso, quem deseja seguir carreira acadêmica precisa investir nesse tipo de formação.

Além de ser uma carreira de prestígio, com bons salários, a academia permite que os professores atuem na área da pesquisa, trabalhando em novas descobertas, escrevendo artigos e inclusive, orientando os alunos no processo de mestrado.

3. Desenvolvimento de pensamento crítico

O trabalho técnico, repetido cotidianamente, pode ser um pouco alienador. Isso porque muitas vezes o profissional oferece sua mão de obra sem tempo para receber conhecimento em troca ou refletir sobre o próprio trabalho.

O contato com a academia e seus estudos imersivos e reflexivos sobre determinado tema, ajudam o profissional e desenvolver o senso crítico a respeito da vida e do trabalho. O mestrado desperta uma visão mais profunda e ampla das coisas. E isso, por sua vez, extrapola as informações do trabalho cotidiano e confere mais profundidade e consciência em cada ação.

5 benefícios de fazer um mestrado

4. Possibilidade de estudar fora

Entre diversas vantagens de ter uma pós-graduação stricto sensu, está também a possibilidade de viajar para estudar fora do país.

Muitos mestrados oferecem aos alunos a opção de fazer uma pós “sanduíche”, onde parte da pesquisa é realizada no exterior. Em alguns casos ainda é possível conseguir uma bolsa, que são oferecidas para auxiliar no pagamento das despesas de viagem e estadia.

As vantagens de estudar fora são muitas. Além de conhecer outra cultura e idioma, os alunos ampliam seus horizontes sobre a pesquisa, acessando novas informações e conhecimentos sobre a área de estudo. Sem falar que o intercâmbio científico dá aquele up no currículo e no networking. Isso acontece pois o intercâmbio possibilita que o aluno entre em contato com outros estudantes e profissionais da área.

5. Ampliar a rede de contatos

O mestrado pode ser uma ótima oportunidade para ampliar a rede de contatos. Além do contato com professores renomados no mercado, permite que os alunos conheçam muitas pessoas da uma área semelhante de atuação. E isso pode gerar futuras parcerias e oportunidades profissionais.

Congressos e eventos acadêmicos também são ambientes propícios para conquistar aliados para pesquisas e projetos e ampliar o networking. Eles dão aos mestres a possibilidade de conhecer pessoas com interesses em comum, inclusive de outros países.

Agora que você já conhece os benefícios do mestrado, não restam mais dúvidas que essa é uma boa estratégia de carreira. Escolha uma instituição de qualidade, que proporcione toda a estrutura necessária para que você aproveite ao máximo seus estudos.

Se inscreva na newsletter da FECAP para receber mais notícias sobre a sua melhor opção de faculdade.