Continuar se especializando é sempre importante. Até porque, na era da transformação e da impermanência, um profissional nunca está 100% pronto.

Num mercado de trabalho cada vez mais exigente, a pós-graduação é uma excelente forma de ampliar os conhecimentos e conquistar ainda mais sucesso na carreira.

Confira o texto e descubra os benefícios da pós-graduação.

1. Ampliar conhecimentos e estudar aquilo que se gosta

Um dos principais benefícios da pós-graduação é a possibilidade de ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre determinado tema.

Geralmente, a necessidade de fazer esse investimento surge em meio à rotina de trabalho, quando o profissional se depara com um novo desafio e não consegue solucioná-lo com tanta desenvoltura. Nesse momento, ele sente que é a hora de voltar aos estudos, se atualizar, desenvolver novas competências e habilidades e potencializar as antigas. E para isso, uma pós-graduação é uma excelente escolha.

O melhor dessa modalidade de ensino é que o aluno tem a chance de estudar exclusivamente aquilo que gosta. E isso torna todo o processo mais produtivo e prazeroso.

O estudante escolhe a sua área de preferência e partir daí se aprofunda nos conhecimentos desse universo. A essa altura, ele terá um olhar mais maduro e experiente sobre o tema. Diferente da graduação tradicional, o aluno tem mais flexibilidade para escolher as matérias do curso e todas as disciplinas estudadas são relacionadas ao tema em questão.

Quando temos a possibilidade de nos dedicar àquilo que valorizamos e temos afinidade, somos movidos por sentimentos que nos motivam a dar o nosso melhor. O resultado é o máximo aproveitamento dos estudos e a abertura de um horizonte de possibilidades à nossa volta.

2. Dar um salto na carreira

Todo mundo já sabe que para avançar na carreira é fundamental estar atualizado. E para isso, nada melhor do que uma pós-graduação.

Além de enriquecer o currículo, a pós atualiza os profissionais sobre as tendências e evoluções da sua área de trabalho. Isso permite que os alunos:

  • desenvolvam as competências e habilidades necessárias para suprir as demandas do mercado;
  • ampliem o networking, podendo gerar futuras indicações, parcerias ou até contratações.  

Em um cenário marcado pela velocidade das transformações e a competitividade, sai à frente quem consegue acompanhar o barco.

Por isso, se você quer dar um salto na sua carreira, a pós graduação é uma excelente ferramenta. Invista em conhecimento, fortaleça sua rede de contatos e lembre-se que estudar nunca é demais.

3. Ter melhor reconhecimento financeiro

De acordo com a Pesquisa Salarial e de Benefícios realizada pela Catho, quem faz uma pós, sendo uma especialização, mestrado, doutorado ou MBA, chega a ganhar até 70% a mais que alguém que cursou apenas uma graduação. Dependendo do nível hierárquico no trabalho, é claro.

A pós-graduação é um diferencial entre os profissionais disponíveis no mercado e por isso, supervalorizada entre os recrutadores.

Como falamos anteriormente, além de dar aquela incrementada no currículo, ela indica o investimento em atualização, novas competências e habilidades. Teoricamente, quem faz um pós tem mais aptidão para certas atividades. Portanto, pode conquistar cargos mais altos e, consequentemente, salários melhores.

Uma pesquisa realizada pela Robert Half, publicada pela Folha de São Paulo, aponta que 66% dos profissionais com pós-graduação tiveram alta salarial após realizarem o curso. Entre eles, 22% receberam mais do que o dobro do salário que ganhavam antes. Mais de 30% tiveram aumento de remuneração entre 20% e 50%. Ótimo, não? Quem é que não precisa de dar aquela engordada no orçamento?

5 benefícios de fazer uma pós-graduação

4. Benefícios da pós-graduação: tornar-se um especialista

Como já falamos anteriormente, a pós-graduação é o aprofundamento de uma área de conhecimento específica, fazendo com que o aluno se torne um especialista no assunto.

Além da imersão teórica, dependendo da pós escolhida, ela pode dar ênfase à prática, o que geralmente é pouco visto durante a graduação. Dessa forma, o profissional tem a capacidade de aplicar os conteúdos com uma visão mais realista e próxima do seu cotidiano.

Assim, ele desenvolve uma visão analítica do todo e se torna apto a solucionar problemas de forma criativa, competência super requisitada atualmente no mercado de trabalho.

Como especialista, o indivíduo é capaz de realizar tarefas mais complexas da sua área de atuação, que exigem um maior nível de profundidade. Isso pode ajudá-lo a conquistar cargos de maior confiança por parte da empresa, que exigem conhecimentos específicos.

Atualmente, muitas empresas buscam por profissionais especialistas, com conhecimentos específicos sobre o seu campo de atuação.

5. Tipos de pós-graduação ofertadas no mercado

Mestrado profissional

Por meio da aplicação da pesquisa no cotidiano dos alunos, essa pós-graduação tem uma abordagem voltada para questões prática e técnicas.

Ministrada por instituições privadas, não necessariamente de ensino superior, ela propõe o criação de uma tese relacionada a um tema prático, que deve ser desenvolvida por meio da própria experiência do aluno.

Mestrado acadêmico

Com uma formação altamente específica e uma abordagem mais teórica, essa pós-graduação é destinada para quem tem a intenção de seguir carreira acadêmica, seja como pesquisador ou professor.

A dissertação deve ser desenvolvida com base em um novo tema relevante, ou melhorias relacionadas a um assunto recorrente. O mestrado acadêmico tem em média, 2 anos de duração.

Pós convencional

Com foco no mercado de trabalho, essa pós-graduação é voltada para quem deseja se tornar um especialista em determinada área. Durante todo o curso, o aluno irá se aprofundar nos conhecimentos relacionados ao tema escolhido.

MBA (Master of Business Administration)

Com média de 2 anos de duração, o MBA é direcionado para profissionais que desejam uma intensa especialização em uma determinada área do mercado de trabalho. É recomendado para pessoas que querem refinar suas competências, principalmente nas áreas de administração e gestão empresarial.

Agora que você já sabe os benefícios da pós-graduação, reflita sobre os seus objetivos profissionais e escolha a que se encaixa melhor no seu perfil. Lembre-se que para construir uma carreira de sucesso é preciso estar sempre atualizado e acompanhar as tendências do mercado.

Acesse o nosso site e conheça as opções de pós-graduação da FECAP.

Baixar agora