A carreira de auditor é apontada como tendência no mercado de trabalho brasileiro devido à maior necessidade de controle fiscal e combate à corrupção. Se você quer aproveitar as oportunidades, uma das formas para se capacitar nesta área é cursar uma pós-graduação em Auditoria.

A auditoria consiste na verificação, principalmente, fiscal e contábil de uma corporação. A área tem como objetivo atestar a veracidade das informações apresentadas e aumentar a transparência das organizações, respeitando os princípios de governança corporativa.

Neste artigo, vamos explicar como se tornar auditor, qual é o perfil desse profissional e listar algumas vantagens de fazer uma pós-graduação neste segmento. Continue lendo para esclarecer suas dúvidas.

Perfil do auditor

Quem está interessado em se tornar auditor deve se graduar em Ciências Contábeis e, posteriormente, se registrar no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para adquirir seu registro de contador.

Esta é uma área que exige conhecimento das normas de auditoria e realização de curso de preparação técnica. O profissional deve sempre estar em busca de atualização, uma vez que as regras fiscais e regulamentações brasileiras sofrem mudanças continuamente.

Um dos caminhos para se preparar para as oportunidades do mercado de trabalho é cursar a pós-graduação em auditoria. O curso ajudará o aluno a se manter informado sobre as novidades do setor e o capacitará para atuar de forma mais consistente e assertiva.

O setor é ideal para quem tem afinidade com matemática; gosta de lidar com planilhas; interessa-se por gestão de orçamentos; é bem organizado; tem perfil consultivo e discreto; e se interessa em estudar a legislação tributária.

Razões para cursar uma pós-graduação em Auditoria

Se você está interessado em trabalhar nesta área, fazer uma pós-graduação em Auditoria pode ser uma alternativa para conquistar uma nova oportunidade.

Neste artigo, listamos 5 motivos para iniciar uma especialização nessa área. Confira!

1) Amplo campo de atuação

Como já dissemos anteriormente, o campo de atuação do auditor é vasto no Brasil. Pode-se trabalhar com auditoria interna, externa ou como consultor independente.

Nos últimos anos, o país tem vivido uma forte onda de combate à corrupção e implantou o SPED – um dos mais modernos sistemas de controle fiscal do mundo. Estes fatores fizeram com que os profissionais de auditoria se tornassem ainda mais essenciais em empresas, instituições bancárias e organizações sem fins lucrativos.

Aliás, engana-se quem pensa que a auditoria é privilégio apenas de grandes empresas. Toda e qualquer organização, independentemente do seu porte, precisa de um auditor para controle de custos e correção de erros.

O profissional poderá trabalhar como parte do corpo contábil de uma empresa; ser contratado para auditar o serviço de um auditor interno; ou até mesmo ser um consultor independente, dono do próprio negócio.

2) Mercado aquecido

A auditoria é um campo de atuação em crescimento do país. Há ainda uma grande carência de auditores no mercado brasileiro e um vasto espaço para esta área se desenvolver.

Em países desenvolvidos essa profissão já chegou ao seu ápice. Nos Estados Unidos, por exemplo, há doze auditores para cada economista formado. Já no Brasil, a situação é inversa: há apenas um auditor para cada doze economistas. Ou seja: há muito a ser desenvolvido nesse setor.

A falta de mão de obra impacta diretamente na faixa salarial da área. Com menos profissionais disponíveis, os salários e os benefícios da carreira de quem está apto a trabalhar tendem a ser melhores.

O cenário é ainda mais atrativo para quem deseja empreender, atuando como auditor independente. Há uma série de oportunidades que podem ser exploradas simultaneamente.

5 motivos para você fazer pós-graduação em Auditoria

3) Aprender a utilizar premissas do Direito em seu trabalho

Se você se interessa em estudar as premissas da legislação fiscal, a pós-graduação em Auditoria é o curso ideal para você.

A grade curricular deste curso contempla diversas disciplinas ligadas ao Direito para que o aluno esteja preparado para atuar em diferentes áreas. São exemplos de matérias:

  • Auditoria Governamental;
  • Governança Corporativa;
  • Auditoria de Riscos;
  • Auditoria Tributária e de Obrigações Acessórias;
  • Auditoria Trabalhista e Previdenciária.

Todas elas têm em comum o aprofundamento da legislação da sua respectiva área. Assim, ao concluir a pós-graduação, o profissional se tornará um grande conhecedor das leis e do Direito naquele âmbito, sendo capaz de atuar em diversas áreas.

4) Aliar teoria e prática

Fazer um curso de especialização é uma boa maneira para conciliar a experiência prática à teoria. Por mais que você já trabalhe nesta área, estar atualizado das noções gerais pode fazer diferença no seu currículo.

A pós-graduação em Auditoria permite que o estudante se aprofunde no estudo de diversos segmentos desta área, tornando-o apto para emitir laudos em diferentes frentes e em empresas de qualquer porte.

A grade curricular abrange todos os campos de auditagem, contemplando disciplinas gerais e outras focadas em necessidades específicas da atividade.

Além disso, o curso possibilita que o profissional que deseja migrar para esta área seja capacitado com uma base sólida de conhecimento. Em apenas um ano de estudo é possível se preparar para atuar de forma eficaz em auditorias internas e externas.

5) Possibilidade de trabalhar com números

Como já citamos acima, esse tipo de curso de pós-graduação é ideal para quem tem afinidade com matemática, já que há grande necessidade de se lidar com o processo de números e dados.

Contudo, engana-se quem pensa que a auditoria vive apenas disso. Para trabalhar nesta área, é preciso ter conhecimento fiscal e tributário e saber interpretar os resultados dos cálculos numéricos.

Esse campo de atuação costuma atrair pessoas que têm perfil investigativo e gostam de ir além das contas. Trata-se de uma área onde a paixão pelos números se funde com o desejo de desvendar problemas e mapear erros.

Se você gosta das Ciências Exatas e sempre se interessou por ter controle de processos, identificando possíveis erros e fiscalizando operações, esse pode ser o caminho ideal para a sua realização profissional.

Como você pode ler ao longo deste artigo, o mercado de trabalho de auditagem está em pleno crescimento. A pós-graduação em Auditoria é uma boa alternativa para quem deseja se qualificar para aproveitar as oportunidades deste setor.

Quer saber mais? Descubra mais vantagens de fazer uma pós-graduação clicando neste link.