O analista de sistemas é um dos principais profissionais da área da Tecnologia da Informação. 

Para se dar bem no mercado e conquistar uma posição de sucesso, o analista precisa investir em qualificação e desenvolver as habilidades certas. Afinal de contas, em tempos de alta concorrência, sai na frente quem tem um diferencial, ou mais.

Se você quer fazer carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, esse texto é para você! Continue a leitura e descubra as características profissionais mais desejadas pelas empresas.

Analista de sistemas: saiba o que faz um dos principais profissionais da área de Tecnologia da Informação

O analista de sistemas √© um dos principais profissionais da √°rea de Tecnologia da Informa√ß√£o. Essa pessoa √© figura indispens√°vel em qualquer empresa do s√©culo 21. √Č quem garante o bom funcionamento das redes internas e externas de comunica√ß√£o e armazenamento.

O analista é o responsável por desenvolver, analisar, planejar e administrar sistemas de informação. Redes de conexão, sistemas personalizados, programas, softwares, manutenção de hardwares e bancos de dados.

Efici√™ncia, velocidade e seguran√ßa para processar informa√ß√Ķes

A fun√ß√£o do analista de sistemas √© criar formas seguras e eficientes de processar informa√ß√Ķes.

Entre as suas fun√ß√Ķes, est√£o a√ß√Ķes como implementar novas tecnologias, otimizar servi√ßos e solucionar problemas de conex√£o entre computadores, usu√°rios, programas e equipamentos.

Descubra as 7 habilidades de um analista de sistemas mais valorizadas pelas empresas 

Para que o profissional consiga atuar de forma eficiente, garantindo o bom funcionamento das redes de comunicação, certas competências fazem toda a diferença.

Continue a leitura e confira 7 habilidades fundamentais que o analista de sistemas deve ter para possuir uma carreira de sucesso.

1. Facilidade para resolver problemas

Os sistemas tecnológicos sempre podem causar algum problema. Por isso, é importante que os analistas estejam prontos para resolvê-los.

Entre os desafios que esse profissional deve lidar est√£o v√≠rus, hackers, vazamento de informa√ß√Ķes, o programa que travou ou a rede que caiu.

Por mais que existam ferramentas de segurança cada vez mais modernas e eficientes, no mundo da tecnologia e das máquinas, estamos sempre suscetíveis à adversidades.

2. Capacidade de tomar decis√Ķes

E por falar em problemas, para resolv√™-los √© preciso que o profissional seja capaz de tomar decis√Ķes.

Muitas vezes, não há tempo para discutir um assunto urgente. Nesse caso, o analista precisa ser rápido e definir sozinho a melhor estratégia. 

Seja para sair de uma enrascada ou aproveitar uma oportunidade de ouro, é fundamental que o profissional tenha segurança para agir.

3. Atenção aos detalhes

Os sistemas de tecnologia s√£o formados por redes complexas, cheias de pequenos detalhes. N√ļmeros, letras e todo tipo de c√≥digo fazem parte de sua constitui√ß√£o.

Por isso, basta uma pequena alteração nesses códigos para causar um grande problema.

Assim, o analista deve ter bons olhos e estar sempre atento aos detalhes. Na maioria das vezes, é justamente em uma particularidade que reside a causa ou a solução do problema.

4. Gest√£o inteligente do tempo

Na era da tecnologia, o analista de sistemas é um dos profissionais mais requisitados pelas empresas.

Para dar conta do servi√ßo, √© preciso saber gerir o tempo de forma produtiva e inteligente. Definir uma rotina de trabalho e respeitar os momentos de pausa s√£o a√ß√Ķes que contribuem para isso.

Só assim é possível cumprir prazos e manter a qualidade do serviço, sem perder o controle emocional.

5. Capacidade de agir sob press√£o

E por falar em controle emocional, a capacidade de agir sob pressão é outra habilidade importante a ser desenvolvida por um analista de sistemas.

√Č muito comum que esses profissionais sejam submetidos a situa√ß√Ķes de press√£o e tenham que agir com urg√™ncia. Desse modo, √© importante ter muito jogo de cintura e controle emocional para encarar esses momentos da melhor forma poss√≠vel.

Para tanto, o primeiro passo é manter a calma, o foco e respirar fundo.

6. Boa comunicação: saber trabalhar em equipe 

A comunicação é a base para qualquer trabalho que envolva sistemas de informação. Por isso, essa é uma das principais habilidades de um bom analista.

Para atender as demandas das empresas e desenvolver redes eficientes de comunica√ß√£o, √© preciso ser um bom comunicador. Desse modo, algumas habilidades s√£o desejadas, como trabalhar em equipe, trocar informa√ß√Ķes, partilhar ideias, saber ouvir e ser ouvido.

7. Saber inglês

Grande parte dos códigos e ferramentas do universo dos sistemas de informação estão em inglês. Por isso, é importante que os profissionais dominem o idioma. 

Caso contr√°rio, os analistas podem ter muita dificuldade para compreender as linguagens dos principais softwares, programas e demais recursos da √°rea.

Saiba porque a qualificação é o primeiro passo para se tornar um profissional de sucesso  

O primeiro passo para desenvolver todas as habilidades profissionais que acabamos de citar, é investir em uma boa qualificação. Siga com a gente e descubra por que. 

Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas prepara os futuros profissionais para atuar no mercado. O curso oferece qualificação técnica com as principais ferramentas e recursos para trabalhar com excelência.

A formação acadêmica é também uma grande oportunidade para desenvolver habilidades comportamentais valiosas, como as que citamos no tópico anterior. Além de ser um terreno super férti para fazer networking e iniciar a sua rede de contatos.

Forma√ß√Ķes extraclasse

Os cursos extraclasse também são super bem-vindos para quem deseja uma carreira de sucesso. Independentemente da área de atuação.

Fazer um curso de ingl√™s, ter uma experi√™ncia de interc√Ęmbio ou estudar uma especializa√ß√£o tem muito a agregar no curr√≠culo de um analista de sistemas. Em um mercado de trabalho cada dia mais competitivo, √© preciso ter um ou mais diferenciais para sair na frente da concorr√™ncia.

Por isso, nada melhor do que uma boa qualificação para se tornar um profissional de excelência.

Torne-se um analista de sistemas de excelência e conquiste uma posição de sucesso no mercado

Como você viu anteriormente, o analista de sistemas é um dos profissionais mais requisitados atualmente no mercado de trabalho. 

Mas, para conquistar uma posição de sucesso e vencer a concorrência, é importante investir em qualificação e desenvolver as habilidades certas. Gostou do texto? Quer saber mais sobre a carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Confira o infográfico e saiba como se dar bem na área de Tecnologia da Informação.