Aprender a programar pode ser uma excelente ideia para você, que pensa em conseguir um bom emprego nos próximos anos. Isso porque o mercado da tecnologia está muito aquecido e deve seguir em alta por bastante tempo.

Uma reportagem publicada pela revista ‚ÄúVoc√™ S/A‚ÄĚ levantou uma estimativa de que, at√© 2024, ser√£o abertos mais de 421 mil postos de trabalhos criados na √°rea de tecnologia. Muitas dessas vagas ser√£o destinadas a programadores.

Viu como aprender a programar é algo que pode proporcionar um bom futuro? Então, se você tem afinidade com os códigos e linguagens de programação, [b] continue a leitura! [/]

Programador: entenda porque essa √© uma das profiss√Ķes do futuro

Pare e pense! Quantas vezes por dia voc√™ acessa sites, usa aplicativos para pedir comida, chamar carros, olhar o seu saldo no banco, entre tantas outras coisas? Sem d√ļvida, se fossemos parar para contar, esse n√ļmero seria impressionante, n√£o √© mesmo?

A tecnologia est√° presente em nosso cotidiano de uma forma nunca antes vista ou imaginada. Com o advento de novos recursos, como o 5G e a internet das coisas, isso ser√° ainda mais evidente.

E voc√™, sabe quem est√° por tr√°s do desenvolvimento de todas essas aplica√ß√Ķes tecnol√≥gicas? Sim, ele mesmo: o programador.

A √°rea √© considerada uma das profiss√Ķes do futuro! Al√©m disso, h√° muita demanda por bons profissionais. N√£o √© raro nos depararmos com empresas que simplesmente n√£o conseguem achar colaboradores para preencher as vagas de programa√ß√£o e outras vertentes da tecnologia.

Veja 4 passos para você aprender a programar agora mesmo

A essa altura do campeonato, você já deve ter compreendido que aprender a programar pode proporcionar uma excelente carreira no futuro, certo? Mas como fazer isso? O que é necessário para ser um programador?

Para responder a esses questionamentos, listamos alguns passos importantes para que você comece a aprender a programar agora mesmo. Veja!

1. Escolha uma linguagem de programação por vez para aprender

Para programar, voc√™ precisa entender que existem diferentes linguagens de programa√ß√£o. √Č como se fosse um idioma, como o portugu√™s, o ingl√™s e o espanhol.¬†

No entanto, estamos falando de ‚Äú‚Äėl√≠nguas‚ÄĚ que s√£o faladas em c√≥digos e compreendidas pelos computadores, para que eles executem uma fun√ß√£o determinada.

Entre as linguagens de programação mais comuns estão: 

  • C;
  • PHP;
  • Java;
  • Ruby;
  • Python
  • JavaScript;
  • entre outras.

Apesar de a l√≥gica ser a mesma para todas as linguagens, √© importante que voc√™ escolha uma das op√ß√Ķes por vez para aprender a programar.¬† Assim, voc√™ evita confundir conceitos e enfrentar barreiras na curva de aprendizagem.

Uma das melhores linguagens para aprender a programar é a JavaScript. Isso porque ela possui códigos que podem ser escritos em qualquer editor de texto e executados em qualquer navegador.

2. Entenda que a programação é algo que se aprende na prática

A teoria é muito importante para você aprender a programar, mas você somente ficará fera nesse negócio quando começar a praticar para valer.

√Č a mesma coisa que acontece quando algu√©m est√° aprendendo a falar uma l√≠ngua estrangeira, por exemplo. Nesse caso, se uma pessoa praticar muito e conversar no outro idioma com nativos ou colegas, conquistar√° a flu√™ncia mais rapidamente.

Para aprender a programar é igual. Você precisa de treino e prática, além da teoria. Por isso, sempre que assistir a uma aula ou ler algum material sobre programação, por exemplo, coloque o que aprendeu em prática.

Faça testes em casa, comece a programar pequenos códigos, tente fazer um site simples e vá desenvolvendo suas habilidades.

3. Participe de fóruns online para aprender a programar em grupo

Os programadores s√£o uma das categorias profissionais que mais se ajudam uns aos outros. Na internet, voc√™ encontra diversos f√≥runs desta √°rea, em que os usu√°rios se cadastram e trocam dicas e informa√ß√Ķes.

Use e abuse desses espa√ßos para esclarecer d√ļvidas e compartilhar os seus projetos. Voc√™ estar√°, inclusive, praticando o networking e abrindo novos caminhos profissionais

4. Compartilhe os seus projetos com os seus amigos e familiares

Você criou um projeto sozinho, como um site, um cadastro de vendas, uma calculadora ou qualquer outra coisa? Então, agora é o momento de ver o que as pessoas acham disso.

Compartilhe o projeto com os seus amigos, mande para o grupo da família no WhatsApp… Enfim, busque meios para que as pessoas possam acessar e testar aquilo que você desenvolveu.

Esse feedback é muito importante. Durante a carreira de programador, você terá que alinhar os seus projetos às expectativas dos usuários.

Entenda como o ensino superior é importante para quem deseja ser programador

O ensino superior é muito importante para quem pensa  em aprender a programar e trabalhar nessa área. No decorrer da graduação, o aluno é treinado por excelentes professores e terá à disposição a melhor infraestrutura para desenvolver o seu aprendizado.

A graduação de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma excelente opção para quem deseja atuar na área. Ele prepara o profissional para trabalhar em projetos de transformação digital, desenvolvimento web, aplicativos mobile, internet das coisas etc.

O curso tem duração média de 2 anos e pode ser a porta de entrada para um futuro promissor na área de tecnologia.

Gostou das nossas dicas para aprender a programar? Nós acreditamos no seu futuro e temos a certeza de que você tem muito potencial para se dar bem nessa área.

Quer saber mais sobre a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Então, baixe agora o nosso infográfico que traz dicas interessantes para quem pensa em seguir carreira na área de TI.