É comum se perguntar se Ciências Econômicas é Economia. Os termos têm sido usados como sinônimos. Porém, o que muita gente não sabe é que são coisas diferentes.

A confusão pode ter começado por uma tradução errada do título de uma obra muito importante para a área.  

O livro de Alfred Marshall foi divulgado no Brasil como “Princípios da Economia”. Em livre tradução do inglês, o mais correto seria chamá-lo de “Princípios das Ciências Econômicas”.

Desde então, até mesmo profissionais da área passaram a usar o termo errado. Para desfazer o mal entendido, vamos responder se Ciências Econômicas é Economia neste post.

Ciências Econômicas é Economia?

Entender as diferenças entre estas duas expressões é fundamental para quem quer fazer faculdade nesse ramo.

Afinal, nada pior do que se enganar ao dizer o nome da própria profissão, não é mesmo!?

Para ajudar a definir os termos corretamente, buscamos as definições do Conselho Regional de Economia (Coren). A entidade é responsável por regulamentar a atividade profissional.

Acompanhe o artigo para tirar as dúvidas.

Baixe aqui!

Economia

A Economia é o conjunto de aspectos que envolvem o mercado financeiro, relações produtivas e o consumo de bens e serviços.

Diariamente, as notícias econômicas tomam as páginas dos jornais e da internet. Por isso, é fácil entender qual é o papel dela para a sociedade.

Como você já deve supor, a Economia é parte das relações comerciais de um país. Pode ser estudada a nível regional ou internacional, a depender do objetivo pretendido.

Divide-se entre Microeconomia e Macroeconomia. Abrange todas os fenômenos comerciais e financeiros de pequeno e grande porte.

Ciências Econômicas

Ciências Econômicas é economia

As Ciências Econômicas são o campo de estudo que pesquisa os fenômenos da Economia. Portanto, este é o nome mais correto para esta área do conhecimento.

O termo dá nome ao curso de graduação da área. Em vez de formar economistas, na verdade, esse curso prepara cientistas econômicos.

O curso de Ciências Econômicas é do tipo bacharelado e tem duração de 4 anos. A grade curricular mistura disciplinas de Exatas com outras de Ciências Sociais Aplicadas.

É uma área bem interessante porque oferece diversas possibilidades de carreira. É possível encontrar serviços com perfis variados, da Bolsa de Valores a órgãos públicos.

Desfazendo a confusão

Um erro de tradução de inglês para português foi capaz deixar uma dúvida no ar: “Ciências Econômicas é Economia”?

Apesar de serem dois conceitos muito próximos, o correto é diferenciá-los no dia a dia.

Agora que os conceitos foram explicados, é fácil desfazer o mal entendido. Atribuir o nome certo para cada campo é relevante para dar a devida importância ao setor.

Compartilhar esse aprendizado com amigos e familiares pode ajudar a desfazer uma confusão histórica. Além disso, evita que as próximas gerações continuem com dúvidas sobre a equivalência dos termos.

Já que você já sabe distinguir os termos, que tal descobrir mais sobre o curso de Ciências Econômicas? Clique aqui para ler mais curiosidades sobre esse campo de estudo e espalhar tudo o que aprendeu por aí.

Baixe aqui!