Todo in√≠cio de ano, o questionamento sobre ‚Äúcomo funciona o ProUni‚ÄĚ √© um dos mais buscados na internet.¬†

Por mais que j√° esteja presente na vida dos brasileiros por quase duas d√©cadas, o ProUni ainda √© confundindo com os outros programas semelhantes. E isso desperta d√ļvidas recorrentes.

Então, para você que ainda se pergunta como funciona o ProUni e como se inscrever, preparamos este artigo abordando os principais pontos sobre o programa. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

ACESSAR MATERIAL

O que é o ProUni?

Criado em 2004, o Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma estratégia do Ministério da Educação para inclusão de alunos no ensino superior, utilizando faculdades particulares. Foi oficializado pela Lei n. 11.096/2005.

Por ele, são oferecidas bolsas de estudos parciais (50%) e integrais em cursos de graduação. Apenas estudantes que se encaixam nos critérios previamente definidos do programa conseguem o benefício.

Como funciona o Prouni?

O ProUni funciona a partir de ren√ļncia fiscal pelo governo para as institui√ß√Ķes privadas que participam do programa.¬†

As faculdades disponibilizam as vagas não preenchidas em seus processos seletivos para os estudantes vindos do ProUni. Ou seja, são vagas pré-existentes e não criadas exclusivamente para o programa.

S√£o abertas inscri√ß√Ķes duas vezes ao ano, no in√≠cio e no segundo semestre, para que os candidatos pleiteiem vagas nas institui√ß√Ķes de ensino de prefer√™ncia.

Para concorrer, basicamente, o estudante deve seguir as regras em relação à renda familiar e à carreira acadêmica. Também é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior.

Quais as modalidades de bolsas oferecidas para os candidatos?

Uma das d√ļvidas mais comuns em pesquisas sobre como funciona o ProUni diz respeito justamente √†s bolsas disponibilizadas pelo governo. No total, s√£o oferecidas duas modalidades de bolsas: parciais e integrais.

Bolsas parciais

Na modalidade de bolsas parciais, o estudante arca com 50% da mensalidade da instituição de ensino. A outra metade do valor fica por conta do governo.

Bolsas integrais

Como o próprio nome aponta, nas bolsas integrais o aluno tem toda a mensalidade da graduação coberta pelo programa. Assim, não arca com nenhum valor durante todo o curso.

Independentemente do modelo da bolsa, é preciso se inscrever diretamente no site do ProUni para concorrer.

Como concorrer a uma das bolsas de estudo do ProUni?

Para concorrer tanto a bolsas parciais quanto a bolsas integrais, o estudante precisa estar apto em relação aos critérios do programa. Falaremos mais sobre eles no próximo tópico.

Além disso, só é possível se candidatar quem realizou a edição mais recente da prova do Enem, no ano anterior.

Mas, não é simplesmente ter feito o exame. Há exigências específicas, tais como não zerar a redação e alcançar pelo menos 450 pontos na prova, que corresponde à nota mínima. Outros critérios para concorrer à bolsa são:

  • ter cursado parte do ensino m√©dio em escola p√ļblica e parte em escola particular, como bolsista integral;
  • ter cursado o ensino m√©dio em escola particular, mas com bolsa integral;
  • ter cursado o ensino m√©dio em escola p√ļblica.

Professores de escola p√ļblica tamb√©m podem concorrer a bolsas de gradua√ß√£o em Pedagogia, na modalidade licenciatura ou em outros cursos superiores pelo ProUni.

Estando de acordo com esses pontos, é preciso acessar o site oficial do ProUni divulgado no edital de cada ano e realizar a inscrição.

Quais os critérios de renda para cada bolsa do ProUni?

O grande objetivo do ProUni é permitir que estudantes de baixa renda tenham acesso ao ensino superior após concluírem o ensino médio. Por isso, a renda familiar é um dos principais critérios avaliativos.

Por exemplo, para a bolsa parcial, o limite é o valor de três salários mínimos na soma de todos os rendimentos da família. Para qualquer valor acima disso, o candidato não pode utilizar o benefício do programa.

Já para a bolsa integral, a renda familiar não pode ultrapassar o valor de 1 salário mínimo e meio por pessoa.

Dessa forma, n√£o basta apenas ter estudado em escola p√ļblica e ter alcan√ßado boas notas no Enem. √Č preciso ser honesto e entender a sua pr√≥pria renda familiar, antes de fazer a inscri√ß√£o.

Ainda que você consiga fazer a inscrição e seja contemplado com uma bolsa, a instituição de ensino particular pode solicitar documentos comprobatórios a qualquer momento. 

Caso sejam constatadas diverg√™ncias nas informa√ß√Ķes apresentadas, h√° risco de perda imediata da bolsa.

Com o conhecimento sobre a sua renda familiar e fazendo o comparativo com os critérios do programa, basta escolher a bolsa integral ou parcial no momento da sua inscrição.

Quais mudanças significativas ocorreram com o ProUni ao longo dos anos?

A frequente pergunta sobre ‚Äúcomo funciona o ProUni‚ÄĚ a cada in√≠cio do ano pode at√© espantar alguns. Mas a verdade √© que por ser um programa de quase duas d√©cadas de exist√™ncia, muitas pessoas ficam receosas sobre modifica√ß√Ķes ao longo do tempo.

Porém, é possível afirmar que o ProUni é consistente no que tange o seu formato. Mesmo com tanto tempo em vigor, o programa passou por poucas mudanças ao longo dos anos. 

Na verdade, as altera√ß√Ķes mais significativas aconteceram recentemente, muitas em raz√£o da pandemia.¬†

O Enem digital é uma dessas mudanças. Embora feito pela internet, esta modalidade de exame ocorre apenas em algumas cidades brasileiras, em postos credenciados. Ou seja, o estudante também se desloca até um local para realizar sua prova. 

A ideia √© que, gradualmente, essa nova modalidade passe a ser adotada em todas as regi√Ķes do pa√≠s.

Devido ao atraso na realiza√ß√£o das provas do Enem 2020, os estudantes devem usar a nota obtida no exame de 2019. Basicamente, as inscri√ß√Ķes para o ProUni 2021 se iniciam sem que a nota do Enem mais recente tenha sido liberada.

Mas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um processo seletivo extra do ProUni em abril de 2021 ocorre para os estudantes que desejarem esperar a nota do Enem 2020.

Outra grande mudança, essa por escolha própria do governo, diz respeito às vagas remanescentes. Elas passam a ser preenchidas de acordo com a classificação do Enem a partir de 2010. Até 2020, tudo era definido considerando a ordem de inscrição dos candidatos.

Enfim, esse foi o nosso panorama sobre um dos principais programas de inclus√£o ao ensino superior do pa√≠s. Esperamos que essas informa√ß√Ķes sejam √ļteis para responder a sua pergunta sobre como funciona o ProUni, ajudando voc√™ a trilhar uma jornada de sucesso em um curso superior.

Aproveite para baixar a nossa planilha de estudos sobre o Enem e garantir uma boa classificação no próximo ProUni.

BAIXAR AGORA!