Escolher qual profissão seguir ao terminar o Ensino Médio é desafiador para os jovens estudantes. O medo de tomar uma decisão errada e perder tempo e dinheiro investidos é comum nesta fase da vida. Uma alternativa para superá-lo é contar com o apoio de um teste vocacional.

Apesar do termo ser familiar para muitos estudantes, o teste vocacional ainda gera muitas dúvidas sobre sua eficácia e aplicação. Há quem deixe de fazê-lo por desconhecimento dos seus benefícios e desconfiança dos seus resultados.

Este artigo tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto para que você possa tirar proveito de todas as vantagens oferecidas pelo teste vocacional. Leia até o final para esclarecer suas dúvidas!

1) O que é o teste vocacional?

Antes de mais nada é preciso explicar como essa ferramenta funciona. O teste vocacional é um conjunto de estratégias (entrevistas presenciais, questionários e análises) voltadas a traçar um perfil de afinidade de carreira individual.

Hoje é possível navegar pela internet e encontrar vários questionários online com esta finalidade. Contudo, estas páginas dão apenas uma visão superficial sobre o perfil do futuro universitário.

O teste vocacional, na verdade, deve ser aplicado por um psicólogo, assim como foi proposto inicialmente após a sua criação. Este profissional está habilitado para entender o perfil comportamental do jovem e utilizar os meios investigativos necessários para orientação vocacional.

Trata-se de uma ferramenta usada para direcionamento de habilidades da pessoa e mapeamento de competências que precisam ser desenvolvidas. Essa pode ser uma boa maneira para descobrir os seus talentos e conhecer novas possibilidades de carreiras a seguir.

2) Os benefícios de fazê-lo

Fazer um teste vocacional gera muitos benefícios além da simples orientação de carreira. O método pode apresentar vantagens tanto para quem está prestes a fazer o vestibular quanto para quem já está no mercado de trabalho.

Nunca é tarde para rever a sua carreira e mudar de profissão. O importante é encontrar algo que faça você se sentir mais feliz e realizado. O teste vocacional pode despertar novas possibilidades para quem deseja fazer uma transição, apontando afinidade com outros campos de atuação.

Independentemente da fase profissional em que você se encontra, descubra os benefícios que serão colhidos ao fazer um teste vocacional.

Autoconhecimento

Conhecer suas habilidades e entender o seu perfil comportamental e profissional é a chave para o sucesso na sua carreira. Afinal, nada mais desagradável do que fazer algo que não se gosta, não é mesmo?

Fazer o teste vocacional pode ajudar a diminuir a influência da opinião de familiares e amigos sobre o seu futuro. Na juventude, é comum se sentir perdido e acabar dando muita importância para a opinião alheia. Essa pressão pode ser amenizada com o autoconhecimento gerado pelo método.

Esqueça as noites de sono mal dormidas e a ansiedade gerada pela escolha da profissão. O teste vocacional ajudará você a eliminar as carreiras com as quais você não se identifica e chegar a uma lista restrita de possíveis profissões a seguir.

É uma boa maneira de conhecer melhor os seus talentos e, até mesmo, de descobrir quais são os seus pontos fracos a desenvolver. O resultado do teste pode ser um bom ponto de partida para começar a traçar o seu plano de carreira e alcançar o sucesso profissional.

Orientação

Descubra 4 benefícios do teste vocacional para seu futuro

O teste vocacional é uma das ferramentas da orientação vocacional. O processo permite que a pessoa encontre um norte no quesito profissional por meio do levantamento de áreas de afinidade.

Como o próprio nome já diz, é um método para apontamento de vocação. Desta maneira, tem como objetivo orientar o estudante a alinhar sua escolha com as suas áreas de maior interesse.

O resultado é alcançado através de uma série de perguntas com as disciplinas que o aluno mais gosta e as competências com quais ele se identifica. Assim, é possível chegar a uma lista reduzida de profissões que podem ser seguidas pelo candidato.

A avaliação pode ser o primeiro passo para uma pesquisa mais aprofundada sobre cada profissão. Aproveite o resultado para investigar qual é o campo de atuação, a faixa salarial e o mercado de trabalho de cada profissão listada. Assim, você elimina as chances de se arrepender depois.

Entendimento das suas expectativas profissionais

Você mal terminou o Ensino Médio e já tem que tomar uma decisão tão importante como qual carreira seguir. Ou ainda, você já trabalha há algum tempo, mas se sente insatisfeito com a sua carreira e não sabe por onde começar para mudar este cenário. Estes dois casos têm em comum a incerteza sobre o futuro profissional.

Se você se identificou com algum dos dois panoramas, a boa notícia é que o teste vocacional pode amenizar as suas dúvidas e ajudar você a ter expectativas mais realistas sobre o mercado de trabalho.

A ferramenta auxilia o futuro graduando a ter mais precisão na escolha e a alcançar um alinhamento de expectativas mais realistas. Por meio dela, é possível ter mais clareza sobre as profissões que combinam com o seu perfil e entender quais são as vantagens e as desvantagens de cada uma delas.

Estimulação da capacidade de reflexão

Na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de olhar para dentro de nós mesmos e refletirmos sobre quem somos e quais são os nossos objetivos pessoais. Assim, acabamos deixando nossa essência de lado sem nos conhecermos bem.

O teste vocacional é um contraponto neste cenário. Participar de um processo de orientação vocacional vai exigir que você pare para refletir sobre os seus desejos e tire seus sonhos do papel. Não há como não se envolver com o processo e descobrir coisas que você nem imaginava sobre você.

Além disso, todo o processo é conduzido pelo psicólogo para que você seja protagonista da sua carreira. Porém, o resultado do teste, por si só, é um impulso inicial. Não é ele quem vai decidir por você. Ainda é sua responsabilidade refletir sobre qual é o melhor caminho a seguir dentre as possibilidades apontadas.

Realizar um teste vocacional auxilia a pessoa a redescobrir talentos, descartar carreiras com as quais não tem afinidade e criar uma lista de prioridades. A cada etapa, aquele que realizou o teste é levado a se observar e tomar decisões de maneira mais consciente e responsável.

Gostou das dicas? Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias sobre a melhor opção de curso para você.