Está se sentindo constantemente estressado ou insatisfeito com algumas coisas na sua vida? Esse pode ser um indício de que você deve desenvolver a inteligência emocional.

Há vários outros sinais de que essa pode ser uma necessidade. Tomar consciência deles é o primeiro passo para ter uma vida mais equilibrada e saudável.

Neste post, vamos explicar mais sobre o assunto. Acompanhe para saber mais!

BAIXAR AGORA

Porque desenvolver a inteligência emocional?

Desenvolver a inteligência emocional é muito importante para você ter relações mais equilibradas. 

Sabe aquela sensação de paz anterior que todo mundo sonha? É justamente isso!

Mesmo que as coisas não estejam indo como você imagina, é possível lidar com elas com mais tranquilidade. 

Para tanto, basta aplicar os pilares da inteligência emocional na sua vida.

Depois de colocá-los em prática, você conseguirá desenvolver uma mentalidade de crescimento. Passará a entender que mesmo que você erre, é possível aprender com estes desafios e amadurecer.

É ou não é para fazer disso uma meta de vida!?

Sinais de que você precisa desenvolver a inteligência emocional

No começo deste post, demos um spoiler sobre um dos sinais de que a sua inteligência emocional pode estar baixa. Porém, há alguns outros tão importantes quanto.

Saiba quais são eles:

1. Negativismo

Pensar sempre que o pior estar para acontecer é um indicativo que a sua inteligência emocional pode estar baixa.

O negativismo nos impede de aproveitar os momentos com tranquilidade e leveza. Pode, inclusive, atrapalhar você de atingir os seus objetivos e lutar pelos seus sonhos.

2. Dificuldade de se relacionar

Faça uma análise sobre os seus relacionamentos amorosos e amizades. Com quantas pessoas você deixou de conversar nos últimos anos?

Se este número for alto, você pode estar tendo dificuldade de se relacionar e de respeitar as diferenças. Aplicar a inteligência emocional é muito importante para que você solucione esse problema de uma vez por todas.

Desenvolver a inteligência emocional - sinais

 

3. Não conseguir dizer não

Falar não para os outros não deixa você confortável mesmo quando você tem razão? Essa dificuldade pode estar escondendo baixa autoconfiança e insegurança.

Quando você está bem e age de acordo com os seus propósitos, sabe dosar as concessões que faz aos outros. Assim, mesmo quando tem que impor alguma decisão contrária, para de sofrer por isso.

4. Explodir por qualquer coisinha

Não adianta rezar para a santa paciência para resolver o seus problemas constantes de estresse. A solução definitiva para isso é desenvolver a inteligência emocional.

Explodir sempre faz com que você perca a razão e oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

Além disso, pode até prejudicar a sua saúde mental e física.

5. Ser teimoso

Alguém já disse a você que você parece muito teimoso? Se a resposta for sim, você pode estar sendo inflexível em alguns aspectos da sua vida.

Achar que você está sempre certo e que é o dono da razão afasta as pessoas. Além disso, pode impedir o desenvolvimento da sua carreira.

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, ganha quem sabe se adaptar mais rápido

Desenvolver a inteligência emocional é viver melhor!

Se você se identificou com três ou mais itens listados acima, está na hora de desenvolver a inteligência emocional.

Comece se conhecendo melhor e tendo empatia com você mesmo. Tenha em mente que reconhecer os seus pontos fracos é o primeiro passo para mudar e aprender.

Curtiu? Caso você queira se conhecer melhor, não deixe de fazer um teste de personalidade e entender mais sobre si mesmo.

ACESSAR MATERIAL