Características como liderança, comunicação e tomada de decisão são muito importantes para ter sucesso no mercado. Por isso, é muito importante saber como desenvolver soft skills!

É bem verdade que não há “receita de bolo” para ter essas habilidades. Porém, alguns hábitos fazem diferença para conquistar esses resultados.

Que tal explorar quais são as dicas práticas para desenvolver soft skills?

Veja 4 passos essenciais e alavanque a sua carreira!

EU QUERO!

Dicas para desenvolver soft skills

1. Pratique o autoconhecimento

Não tem mistério: conhecer a si mesmo é o primeiro passo para aprimorar as capacidades esperadas. 

Por isso, uma das dicas mais importantes envolve trabalhar o autoconhecimento de forma profunda.

É hora de olhar para quem você é para entender o que falta e como alcançar as qualidades certas. Com um bom exercício de reflexão, é possível criar um plano que vai garantir o seu desenvolvimento. Imperdível, hein?

Saiba quais são os seus objetivos profissionais

Logo no início, recomendamos criar um plano de carreira. Onde quer chegar? Quais são os seus planos? Qual é o seu sonho sobre a sua profissão?

Responder essas perguntas é muito importante para entender quais são as soft skills mais relevantes. 

Se você deseja se tornar um gestor, por exemplo, vai precisar caprichar na liderança. 

Mapeie pontos fortes e fracos

Neste momento de autoconhecimento, é interessante reconhecer quais são seus pontos fortes e fracos. 

Pense quais são as soft skills que domina e quais ainda faltam na sua vida para atingir seus objetivos de carreira.

Mas tome cuidado! A intenção é se conhecer e não se julgar. Não se compare a outros profissionais e saiba que sempre há tempo para ampliar suas habilidades, combinado?

2. Faça treinamentos e capacitações

É bem verdade que desenvolver soft skills não é igual a obter conhecimento técnico. Não se trata de algo que está nos livros e que você pode, simplesmente, absorver. 

Porém, é possível estudar para explorar essas capacidades.

É por isso que uma dica é realizar treinamentos e capacitações específicas. Há cursos de oratória ou de liderança, por exemplo. Nem todas as habilidades comportamentais são desenvolvidas dessa forma, mas algumas trazem essa opção.

A dica é se inscrever em palestras, workshops, apresentações e outros tipos de capacitações. Leituras relacionadas também são bem-vindas e podem ajudar.

Aproveite as oportunidades

Vai participar de um workshop ou de uma palestra sobre soft skills? Ótimo! Além de prestar atenção em tudo o que for apresentado, aproveite toda a ocasião. 

Use o intervalo para fazer networking e troque experiências com outros profissionais, por exemplo.

O importante é fazer com que essa situação seja mais que momento para sentar e ouvir. Poder colocar em prática alguns conhecimentos e explorar novas possibilidades é essencial.

Tenha inspirações

Inclusive, esses treinamentos são ótimos para apresentar figuras nas quais se inspirar. Sabe aquele palestrante incrível? Você pode se inspirar nessa pessoa para melhorar sua oratória, por exemplo.

A ideia não é se comparar e nem ficar se sentindo pra baixo, viu? Na verdade, a intenção é ter uma motivação extra para desenvolver soft skills do jeito certo!

Como desenvolver soft skills - dicas

3. Comece a treinar as habilidades

Sabe aquela história de que a prática leva à perfeição? 

Pois é, ela também é verdade quando falamos em competências comportamentais. É por isso que você deve procurar treinar essas habilidades.

Quer começar a se comunicar melhor? Vale a pena treinar a oratória em frente ao espelho. Quer ser mais empático? Faça exercícios diários e se coloque no lugar do outro. 

Quanto mais fizer isso, mais rápido será seu desenvolvimento.

É importante se lembrar de que nada é imediato ou automático. Então, mantenha a consistência nesses treinos para começar a ver os resultados!

Transforme a sua mentalidade

Além de praticar bastante, é preciso transformar a sua mentalidade por completo. T

er um novo jeito de enxergar o cotidiano faz toda a diferença para que você consiga entender como ter as qualidades tão desejadas.

Diante de uma dificuldade, por exemplo, pense no que pode aprender e em quais são as características que sairão mais fortes. 

Enxergar as situações de forma diferente abrirá muitas portas em seu caminho!

Não caminhe sozinho

Desenvolver soft skills fica mais simples com o apoio certo. 

Então, que tal contar com a ajuda de um amigo? Isso é ainda melhor se vocês puderem ensinar um ao outro as competências que cada um precisa.

Pensa só: aquele seu amigo que parece ter nascido para gerenciar pode falar sobre liderança. 

Por outro lado, você pode ensinar como lidar melhor com as emoções, por exemplo.

4. Encare novos desafios

Na hora de desenvolver soft skills, é essencial ir além da teoria e dos treinos. É preciso viver as situações, então encarar novos desafios é uma maneira de colocar tudo em prática!

Não tenha medo de viver outras experiências e use tudo isso a seu favor. Ainda que nem tudo saia como o esperado, é possível aprender bastante e alcançar novos níveis com as suas habilidades.

Busque outros projetos

No trabalho ou mesmo na faculdade, vale a pena procurar novos projetos desafiadores — inclusive, isso demonstra proatividade. 

Que tal se juntar a uma nova realização por parte da sua universidade, por exemplo?

Com essas experiências, você vai ter mais confiança e vai notar como desenvolver soft skills não é tão difícil.

Tome a frente ao menos uma vez

Especialmente quando a ideia é trabalhar a liderança, você precisa praticá-la. Então, arrisque-se a tomar a frente de um projeto, pelo menos uma vez. 

Busque parcerias ou realizações para contribuir e chame a responsabilidade para si.

O processo não é fácil, mas fortalece habilidades como a comunicação, o trabalho em equipe e a colaboração. No final, vai concluir que valeu a pena!

Desenvolver soft skills: a chave para ter sucesso!

Desenvolver soft skills é essencial no mercado de trabalho de hoje — e não é tão difícil quanto parece. 

Ao usar essas dicas, você terá todas as ferramentas necessárias para alcançar as habilidades esperadas!

Como essa é uma das condições para mandar bem na carreira, veja como é o panorama do sucesso dos jovens no mercado de trabalho!

BAIXAR AGORA