Depois de algumas tentativas, você finalmente é chamado para uma entrevista de emprego. Passada a empolgação inicial, você começa a sentir aquele frio na barriga do que está por vir.

Essa cena é mais comum do que se imagina. Você não está só, pode ficar tranquilo! Muitos universitários não sabem como se comportar nessa etapa do processo seletivo.

Por isso, neste post listamos os principais erros para que você saiba o que evitar na ocasião. Então, vamos lá!

Importância da entrevista de emprego

A entrevista de emprego, normalmente, é a primeira fase de um processo seletivo. Essa é a oportunidade que os recrutadores têm de conhecer pessoalmente os candidatos.

O que vale aqui é entender o perfil de cada um e saber mais sobre o seu currículo. Esse contato pessoal é fundamental para checar se o candidato tem perfil compatível com a empresa ou não.

Aproveite o momento para saber mais sobre a vaga e avaliar se ela realmente lhe interessa. Tire suas dúvidas para ter certeza de que ela é relevante para a sua carreira

4 erros mais comuns em uma entrevista de emprego

Cada entrevista é única, porém, é possível identificar os erros mais comuns de maneira geral.

Evite todos eles:

1. Chegar atrasado

Programe-se para sair com antecedência de casa e chegar a tempo na entrevista. Planeje a rota com calma e tenha em mente que imprevistos podem acontecer.

Se você se organizar com antecedência, conseguirá chegar em tempo. Ser pontual é o primeiro passo para causar boa impressão.

2. Não se preparar

A preparação da entrevista deve começar desde o momento que você for convocado. Leia todas as informações no site da empresa e busque entender bem o lugar que você pleiteia a vaga.

Chegar a essa etapa desinformado pode causar a sua desclassificação. O mínimo que se espera do candidato é que ele entenda o negócio da empresa em que quer trabalhar.

Deixe as redes sociais de lado por alguns momentos e vasculhe a internet em busca de dados sobre a empresa. 

Entrevista de emprego

3. Não se atentar à descrição da vaga

A descrição da vaga costuma ter todas as informações que você irá precisar saber. Leia com atenção e se candidate apenas para as oportunidades que lhe interessarem.

Chegar a uma entrevista sem saber informações da empresa é péssimo para a sua imagem. Quem atira para todos os lados podem parecer perdidos e desorientados. 

4. Falar mal da experiência anterior

Caso você já tenha trabalhado antes e tenha tido problemas, pense bem antes de expor isso. Reclamar do ex-chefe ou do local em que trabalhava diz mais sobre você do que sobre os outros.

Na dúvida, é melhor não comentar os motivos da sua insatisfação. Ou, se isso for necessário, exponha apenas os fatos objetivos, destacando o que você aprendeu com a vivência.

Saber lidar com fatos como esse mostra inteligência emocional e maturidade.

Prepare-se para ser contratado!

Agora que você já sabe de quatro comportamentos que deve evitar durante a entrevista de emprego, pode focar no que interessa.

Concentre-se em se preparar mais para a vaga. Relaxe e seja você mesmo. Seus talentos naturalmente serão revelados, se você seguir essa dica.

Boa sorte no processo!

Gostou das dicas? Aprenda também como falar de seus pontos fracos numa entrevista de emprego

BAIXAR AGORA