Se você quer ser um administrador de sucesso, o primeiro passo é escolher uma boa faculdade de Administração.

Para isso é importante levar em conta alguns detalhes, como a infraestrutura e a equipe de professores, que podem ser determinantes para a qualidade do curso.

Siga a leitura e descubra como escolher uma boa faculdade de Administração.

cta-administracao-como-se-diferenciar-na-carreira-e-obter-sucesso

Faculdade de Administração: 4 bons motivos entrar nessa!

Antes de compartilhar algumas dicas valiosas sobre como escolher uma boa faculdade de Administração, é importante que você saiba por que esse curso é tão promissor.

Bons salários

Não é à toa que o curso de Administração está entre os mais procurados pelos estudantes. No geral, essa é uma profissão muito bem remunerada.

A média salarial de um administrador é de aproximadamente 8 mil reais, podendo variar de acordo com a área de atuação, o nível profissional e o porte da empresa que está contratando. 

No nível mais básico, como um analista iniciante em uma empresa pequena, por exemplo, o profissional pode ganhar até 3 mil reais.

Já no nível mais alto, na diretoria de uma grande empresa, por exemplo, o salário pode ultrapassar a casa dos 20 mil reais. Poisé.

Mercado de trabalho amplo

A carreira de Administração oferece várias possibilidades de atuação no mercado.

Por ser um curso versátil, com uma grade multidisciplinar, o profissional pode atuar em diferentes setores.

É possível trabalhar na área de consultoria, finanças, auditoria, gestão, marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, logística e docência. Isso sem falar nas infinitas possibilidades de empreendedorismo. 

Tem opções para todos os gostos!

Carreira internacional

Outro grande atrativo da carreira de Administração é a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo.  

Além de dar aquele upgrade no currículo, viajar é sempre uma boa oportunidade para expandir os horizontes e se tornar um profissional ainda melhor. 

A versatilidade dos administradores e seus conhecimentos sobre comércio exterior e internacionalização de empresas, são diferenciais que atraem olhares pelo mundo afora.  

Desenvolvimento de habilidades super valorizada

E por falar em diferencial, durante a graduação em Administração os alunos são estimulados a desenvolver habilidades muito valorizadas atualmente no mercado de trabalho. 

A capacidade de trabalhar em equipe, avaliar riscos, ter senso de liderança e otimizar o uso de recursos são algumas delas. 

No futuro, essas habilidades podem fazer toda a diferença e ser um diferencial e tanto na hora de concorrer por uma vaga de emprego. 

Faculdade de Administração de qualidade

O que uma boa faculdade de Administração deve ter

Pronto! Agora que você já sabe porque o curso de Administração é um dos queridinhos dos estudantes, chegou a hora de compartilhar aquelas dicas para escolher uma boa faculdade. 

Vamos lá?

Classificação pelo MEC

O primeiro passo para escolher uma boa faculdade de Administração, é checar se ela é reconhecida pelo MEC e qual a sua classificação.

Além de fornecer informações valiosas sobre as instituições, ela te ajuda a definir melhor as possibilidades.

Você sabe como funciona a classificação do MEC?

Todos os anos o Ministério da Educação avalia e classifica a qualidade de ensino das instituições públicas e privadas do Brasil. Os critérios utilizados são: corpo docente, gestão, infraestrutura, pesquisa e extensão, responsabilidade social e desempenho dos alunos. 

As instituições são classificadas com notas de 1 a 5. Quanto mais alta a nota, melhor. 

Professores qualificados

Pesquise sobre o corpo docente! Quanto melhor a equipe de professores, melhor a formação do aluno. 

Consulte o currículo dos seus futuros professores e verifique a quantidade de mestres e doutores na instituição.

Pesquise sobre as publicações e trabalhos acadêmicos desenvolvidos por eles e sobre a experiência de cada um no mercado de trabalho.

Os professores são os principais responsáveis por conduzir as disciplinas do curso, compartilhar ferramentas e transmitir conhecimento. Eles serão suas referências durante a graduação, por isso é importante que sejam os melhores.

Infraestrutura de qualidade 

Outro ponto para ficar ligado na hora de escolher uma faculdade é a estrutura física oferecida.

Afinal, é lá que você vai passar a maior parte do seu tempo nos próximos anos, não é mesmo?

Além dos espaços de convivência, salas de aula confortáveis e refeitórios com comida boa, é importante conferir as infraestruturas específicas, fundamentais para o desempenho dos estudos.

Laboratórios modernos, computadores, projetores e bibliotecas com acervo.

Tudo isso faz a diferença e torna a sua experiência na graduação ainda mais proveitosa.

Possibilidades de estágio e intercâmbio

As faculdades que contam com convênios e parcerias de estágio e intercâmbio são uma grande vantagem para quem está dando os primeiros passos no mundo profissional.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, sai à frente quem tem mais experiência. E para isso, nada melhor do que uma boa oportunidade de estágio ou intercâmbio para abrir os caminhos.

Durante essas experiências os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula. 

Experimentar diferentes áreas de atuação com outros profissionais, conhecer outras culturas e ampliar o leque de possibilidades e de contatos, podendo até gerar futuras contratações. 

Projetos de extensão

Os projetos de extensão também são ótimas oportunidades para colocar em prática o que você aprendeu em sala de aula.

Além de ampliar os horizontes, alimentar a rede de contatos e fortalecer os laços com os professores, eles são experiências incríveis para ajudar na formação humanizada e consciente dos estudantes.

Isso porque muitos deles são voltados para trabalhos de responsabilidade social com a comunidade local, oferecendo suporte gratuito em diferentes áreas de atuação.

Faculdade de Administração: uma escolha importante

Gostou do texto? 

Por falar em boa faculdade, aproveite para conhecer o curso de Administração da FECAP!