O Brasil sedia muitos eventos internacionais, que trazem consigo pessoas de todos os cantos do mundo. Os Jogos Olímpicos, por exemplo, foram uma oportunidade para os brasileiros aproveitarem a festa em casa e fazerem amigos de outros cantos do mundo. Tudo isso, claro, com a ajuda da língua estrangeira mais popular do mundo: a inglesa.

A prática do inglês pode te ajudar no âmbito profissional e pessoal. Por isso, separamos frases de conversação que são fáceis e práticas para você iniciar uma conversa em inglês e interagir com os visitantes estrangeiros.

Como iniciar uma conversa em inglês

É importante que nunca se aborde um estrangeiro sem antes cumprimentá-lo, pois eles são muito reservados se comparados aos brasileiros. Expressões como “Hi”, “Hello” são sempre bem-vindas, especialmente se vierem seguidas por “Welcome to Brazil” (Bem-vindo ao Brasil).

Caso sinta que a vontade de interagir é recíproca, inicie a conversa perguntando o nome do seu novo conhecido e provável amigo.

Cuidado com a expressão “gringo”, pois alguns podem se sentir ofendidos. Tente sempre iniciar uma conversa com famosa pergunta: “What’s your name?” (Qual é o seu nome?), pois ela é fundamental.

Nomes estrangeiros costumam ser bem diferentes dos nossos, então não se assuste caso não compreenda na primeira vez. Deixe a vergonha de lado e peça para ele repetir (sorry, can you repeat, please?). Em seguida apresente-se dizendo: “My name is…

Engajando em outros assuntos

Depois da formal apresentação os turistas costumam ficar mais abertos. Se o seu nível de inglês for intermediário você já pode se aventurar mais sem ter que recorrer a gestos e mímicas. Formas mais aceitas de fazer a conversa fluir é perguntar se ele está gostando da festa: “How are you enjoying the party?”.

Dica: fale sobre a música! Perguntas como “Do you like music?” (Você gosta de música?) são válidas e abrem espaço para outros assuntos: “Can you dance it?” (Você sabe dançar essa música?). Caso o turista diga algo como “Not really” ou “no, I can’t”, isso significa que ele não sabe. Surge aí a oportunidade de ensinar, pois com certeza esse momento irá gerar outros de muita amizade e diversão.

Estreitando os laços

Frases para iniciar uma conversa com gringos no Brasil

Caso precise se afastar, tente gerar um clima legal de despedida, sugerindo um próximo encontro. Isso dará abertura para uma troca de contatos. Frases como: “I’ll be here tomorrow, if you want to hang out please get my whatsapp” (Estarei aqui amanhã, se quiser posso informar meu whatsapp). Ao falar seu telefone, não esqueça de dizer número a número. Em inglês não se falam números telefônicos de dois em dois, portanto diga um de cada vez.

Ao ir embora use a tradicional expressão “Enjoy the party! Take care.” (Curta a festa, se cuida!). Pode ser que essa amizade seja apenas daquele dia ou que ela dure anos e quem sabe a vida inteira.

E, no mais, use a simpatia e sorria, pois, essa linguagem é compreendida mundialmente.

Oportunidade

Caso você seja aluno, ex-aluno ou funcionário FECAP, aproveite a chance de aprender uma nova língua e se aventurar, de evoluir profissionalmente: a FECAP oferece cursos de extensão de inglês, espanhol e até mesmo francês. Fique sempre ligado nesta página.

Caso queira saber algo mais sobre novos cursos, entre em contato com extensao@fecap.br ou pelo telefone (11) 3272-2261 e não perca essa oportunidade.

Conversou tanto com os estrangeiros que já se sente curiosidade de estar na terra deles?

Confira os programas abertos para inscrição, oferecidos pelo nosso Internacional Office.