Semana do Empreendedorismo traz cases de alunos

Durante a Semana Global de Empreendedorismo na FECAP, alguns alunos apresentam suas próprias iniciativas e mostram que o primeiro passo para empreender, é tentar. Confira a história de um dos participantes: Alain RochaAs redes sociais mudaram a comunicação e aproximaram empresas e consumidores. Porém, a grande quantidade de informações e comentários que as páginas contêm dificulta aprofundar esse relacionamento. Sites com foco total para atender reclamações se tornaram grandes aliados de empresas para solucionar solicitações negativas e pensando nisso, Alain Rocha, aluno do curso de Administração da FECAP, desenvolveu o SugereAqui, a fim de aprofundar o relacionamento que é perdido nas redes sociais. Analisando inúmeras páginas de grandes companhias, o jovem de 20 anos percebeu que além de reclamações, havia enorme quantidade de sugestões para empresas melhorarem seus serviços e/ou produtos, que eram simplesmente ignoradas com respostas automáticas. Segundo Rocha,
A ineficiência do atendimento a opiniões e sugestões enviadas por consumidores para as empresas e seus produtos foi o fator motivador.
O site funciona de maneira simples e objetiva: o consumidor encontra a empresa a partir do seu setor de atuação e envia a sugestão. Se a sugestão for aderida pela empresa, é calculada uma porcentagem para o site e o usuário que deu a sugestão. “O valor depende do quão genial foi a ideia para a empresa”, conta Alain. São mais de 100 empresas listadas e a cada vez que uma companhia recebe uma sugestão, ela recebe um e-mail do SugereAqui, pois para ter acesso as sugestões é preciso pagar uma mensalidade à plataforma. Quando uma empresa aceita pagar a mensalidade, ela se compromete com os termos de uso do site, que inclui não usar uma sugestão sem contribuir com o usuário. Não é necessário cadastro para usar o site, apenas é preciso colocar o próprio e-mail para a empresa entrar em contato com o autor da sugestão. Além disso, o SugereAqui permite que se envie alguns “toques” de forma anônima para pessoas comuns como chefes, amigos, parentes, etc. Para isso, é apenas preciso ter o e-mail do conhecido. Até o final do ano, o site terá uma área dedicada apenas a sugestões para programas de TV e assim como as empresas, estes serão alertados sempre que receberem uma sugestão.  
Yuri e Jaelson Yuri Magalhães Silva (esquerda) e Jaelson Meira Dantas (direito) também são alunos da FECAP, no curso de Relações Internacionais e estarão na Semana Global de Empreendedorismo para apresentar a start up “7ética Café”.

Deixe uma resposta