A Estratégia do Oceano Azul vista na prática

1

Você provavelmente já leu ou ouviu falar sobre um livro chamado “A Estratégia do Oceano Azul”, certo? Esse livro se tornou famoso por estudar o caso de 150 pessoas diferentes que tiveram sucessos e fracassos em grande em indústrias. Daí surgiu uma estratégia apresentada pelos autores, W. Chan Kim e Renée Mauborgne, de como criar novos mercados e passar a frente da concorrência.

Alguns dos leitores, por outro lado, questionam a aplicabilidade dessas estratégias, ou seja, se elas são claras o suficiente para que qualquer pessoa possa usá-la em seu negócio sem grandes complicações. Então foi daí que surgiu a ideia do Prof. Edison Barbero em parceria com o estudante Bruno Vieira, de dar vida as estratégias usando-as em um caso real.

 

Nas próprias palavras do Prof. Edison:

 

“Nossa pesquisa se originou de um profundo trabalho empresarial conduzido há alguns anos. A Estratégia do Oceano Azul é um método de geração de planos criativos e que gerem, efetivamente, grande rentabilidade às empresas. Porém, sentíamos que faltava, na literatura sobre negócios, mais descrições detalhadas sobre como implementar os métodos preconizados pelos autores do livro. Assim nasceu o artigo tecnológico que, como diz o nome, não visa a incrementar o conhecimento científico, mas a demonstrar uma prática bem-sucedida.”

 

Então, se você quer acompanhar o resultado dessa experiência, é só conferir o artigo publicado na Revista Ibero-Americana de Estratégia aqui nesse link.

Boa Leitura!

Comentários

Comentários

Previous Post
bow1

O que podemos aprender sobre inovação com David Bowie

O mundo dos negócios está em constante transformação e é preciso ser rápido para tirar as ideias do papel e transformá-las em algo inovador para, ... Read more

Next Post
Como escolher uma carreira

Como escolher uma carreira?

Quem é que nunca ficou com um friozinho na barriga na hora de realizar uma grande decisão? Escolher uma carreira com certeza entra nessa lista que ... Read more

Deixe uma resposta