IFECAP mostra que a confiança dos comerciantes paulistas voltou a cair em março

post_ifecap_blog

Apesar da melhora na avaliação sobre o momento atual dos negócios, a forte queda nas expectativas para os próximos meses derrubou o indicador. O IFECAP – Índice FECAP de Expectativas nos Negócios registrou em março 71,83 pontos na série com ajuste sazonal, o que representa uma queda de 2,8% quando comparado ao mês anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice acumula retração de 29,7%.

Imagem 01

 

Apesar de uma melhor avaliação dos comerciantes sobre o momento atual dos negócios, as expectativas a respeito dos próximos três meses pioraram substancialmente em relação ao mês passado, deprimindo o resultado global do IFECAP.

O Índice-Momento Atual, que capta a situação atual dos negócios, avançou 3,8% na comparação com fevereiro de 2016, influenciado pelo Índice-Momento Atual Vendas (6,7%) e pelo Índice-Momento Atual Situação dos Negócios (7,7%), já que o Índice-Momento Atual Encomendas recuou (-3,7%). Em relação ao mesmo período do ano passado, o Índice-Momento Atual registrou queda de 29,4%.

Imagem 02

As expectativas para o próximo trimestre, captadas pelo Índice-Futuro, apresentaram recuo de 10,7%, com 74,20 pontos na série com ajuste sazonal. Houve queda no Índice-Futuro Vendas (15,1%) e no Índice-Futuro Encomendas (5,6%). Na comparação com o mesmo período do ano passado, o Índice-Futuro caiu 30%.

 Imagem 03

Por porte da empresa, as expectativas pioraram em relação ao mês anterior entre as pequenas, médias e grandes empresas, mas melhoraram entre micro empresas. Do ponto de vista regional, as expectativas caíram na capital e no interior. 

Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.

Imagem 04

O IFECAP é calculado mensalmente pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Comentários

Comentários

Previous Post
blog01

Precisa de ajuda para estudar? Conheça o programa de Monitoria

Os monitores da FECAP são alunos com alto desempenho acadêmico que prestam apoio em plantões para tirar dúvidas e ajudar você a mandar bem nas ... Read more

Next Post
blog_app

FECAP firma parceria com Associação dos Profissionais de Propaganda

A FECAP e a APP Brasil - Associação dos Profissionais de Propaganda acabam de firmar uma importante parceria. Por meio dessa associação, a FECAP pretende aproximar ... Read more

Deixe uma resposta