Conheça o sistema de anotações Cornell Notes

blog01

Sabe quando acaba aquela aula ou palestra e estamos com a cabeça tão lotada de informações importantes que, provavelmente, vamos precisar usá-las depois? O The Cornell Note-Taking System (ou Cornell Notes) promete ajudar muito na hora de estudar! Desenvolvido pela Cornell University, é um método usado para se fazer anotações de forma organizada.

Mas como é esse método maravilhoso?

A organização é simples. São anotações feitas em uma folha de papel dividida em 2 colunas e um espaço, no rodapé, para um resumo geral.

COLUNA DA DIREITA

Deve ser três vezes maior do que a coluna da esquerda, porque é o lugar onde deve-se fazer as anotações com frases sintéticas, curtas e objetivas. Estas devem descrever as ideias mais importantes da aula.

COLUNA DA ESQUERDA

Logo após terminar a aula ou a palestra, é nesta que ficarão as questões baseadas nas anotações que você fez do lado direito. Amigavelmente chamada de “coluna de lembrete”, aqui será utilizado para as palavras-chave.

RODAPÉ

Neste momento é importante que se faça um resumo, utilizando o final da folha, sobre as anotações que ali foram feitas.

 


 

PRATICANDO A MEMÓRIA

Tampando a coluna direita, utilize-se da “cola” presente na coluna esquerda e comente, em voz alta, consigo mesmo as respostas das questões, fatos ou ideias indicadas pelas palavras-chave.

REFLITA

Com o objetivo de memorizar ainda mais, esta é aquela hora que você se perguntar O QUE, QUEM, QUANDO, ONDE, PORQUÊ e PRA QUÊ? E se você conseguir responder sem olhar as anotações, estará no caminho certo.

TEMPO

Infelizmente, a memória não funciona de um dia pro outro. Lembra daquela música que pra decorar você ouviu repetidamente muitas vezes teve que inclusive ler a letra? Com o estudo é a mesma coisa: separando 10 minutos por semana para fazer a revisão de todas as suas notas, a memória a longo prazo é muito mais possível e, com certeza, o famoso “deu branco” vai dar uma diminuída na hora da prova e suas notas tem tendência a progredir o/

 

CURIOSIDADE: A palavra decorar, além do sentido de ‘guardar na memória’, é a tradução de byheart, que significa ‘guardar no coração’. (awn! <3)

 

O Cornell Notes é um método simples e sua eficiência já foi comprovada! Também auxilia no aprendizado, facilitando a fixação do conhecimento caso seja necessário ser aplicado no futuro.

Se você tiver outro método de estudo, conta pra gente nos comentários! Ficou com interesse em testar o Cornell Notes?  Não se esqueça também de nos contar como foi a experiência!

Comentários

Comentários

Previous Post
blog_prouni

ProUni abre processo seletivo referente ao 2º semestre de 2016

Já pensou em estudar com uma bolsa na FECAP? Com a ajuda do ProUni você pode! O Programa Universidade para Todos (PROUNI) abre suas inscrições para ... Read more

Next Post
blog01

Desapegar? Eis a questão. Ou não!

O tal lance do desapego... eita coisa difícil de fazer! No final do mês de abril desse ano, a Biblioteca Paulo Tolle realizou a 3ª ... Read more

Deixe uma resposta