Uma vez Alvarista, sempre Alvarista

blog_acervo (3)

Tivemos o prazer de receber na segunda-feira passada, dia 12 de dezembro, quatro dos cinco integrantes da banda JP5 Revival. Essa banda formou-se em 1966 dentro da FECAP e permanece ativa até os dias de hoje. A experiência foi tão bacana que decidimos compartilhar com todos por aqui o sentimento que tivemos depois da entrevista.

Sabe aquela sensação gostosa de quando você, ainda criança, senta em um cantinho da cozinha, depois de um almoço em família, para conversar com um avô, um tio ou até mesmo com um pai e ele “abre o baú” e começa a contar suas histórias de outros tempos?

De uma época em que avenidas como a Liberdade, a Domingos de Morais, a Brigadeiro Luís Antônio, a Ibirapuera, Vereador José Diniz, a Rodrigues Alves, etc. eram caminhos de bonde, a população paulistana (em especial, os estudantes) protestavam contra a ditadura e em prol da democracia, o Campus Liberdade, que ainda não havia sido construído, possuía apenas uma quadra na qual aconteciam os memoráveis bailes dos estudantes, a grande mobilização política no Largo São Francisco para definir qual chapa presidiria o Diretório Acadêmico… Alguns namoros que começaram lá naquela época e duram até hoje (e já geraram netos e até bisnetos)!

15622258_10154926364457340_1436238038515932292_nTeo, Duílio, Naldo e Marcos nos trouxeram uma mensagem linda sobre a experiência que tiveram dentro da FECAP, de tal modo que nos fizeram sentir realmente acolhidos, como nesses dias de almoço em família. Consideram-se Alvaristas para sempre e são muito gratos ao que a Fundação proporcionou a eles: uma profissão, uma porção de histórias dignas de serem lembradas com muito carinho e amigos para a vida inteira.

 

15391012_1356070101090436_116938269564114455_n

Teo foi inclusive professor da Fundação e ostentou durante nossa conversa a faixa de formando do curso técnico de 1962. Duílio e Naldo são irmãos, italianos, nascidos no Cairo, e também estudaram por aqui para mudar de vida. Marcos não foi estudante da FECAP, mas notamos o brilho no olhar dele quando nos contou que seu pai estudou aqui na Fundação.

Este ano, a FECAP inovou e criou duas áreas: a Coordenação de Relacionamento com Ex-Alunos e a Curadoria. Em um esforço conjunto das duas áreas e de mais outras pessoas que encamparam essa ideia, como a professora Julia Lucia Oliveira, o coordenador do suporte técnico, Rogério Gustavo, e Guilherme Albuquerque e Renato, do estúdio audiovisual, queremos, em 2017, ano que marcará o aniversário de 115 anos da FECAP, reconstituir e trazer à nossa querida comunidade Alvarista diversas histórias como essa, que nos ajudam a entender um pouco melhor como uma Escola Prática de Comércio se transformou nesta instituição tão especial, na qual cerca de 95% dos ex-alunos afirmam ter orgulho de terem estudado*.

Convidamos aos nossos amigos da comunidade de ex-alunos que, em 2017, venham nos visitar, conhecer aqueles campi que ainda não visitaram, assistir a alguma palestra, utilizar a nossa biblioteca, conhecer e utilizar os serviços do Centro de Oportunidade e Talentos (COT), tomar um café com nossos professores e funcionários e venham relembrar histórias de uma época tão especial de nossas vidas.

 

15589499_1356070224423757_2387335277116533100_n

As histórias dos “meninos” do JP5 nos levaram a um passeio no tempo, no qual a vida deles se mistura com a história da FECAP e de repente se mistura com a nossa própria vida, fazendo-nos lembrar de muita coisa de nossa passagem por aqui e, quando vemos, percebemos que na verdade muito mais do que uma relação escola-aluno, contratante-contratada, o elo que se criou é muito mais forte do que esse.

 

 

A comunidade Alvarista é como uma verdadeira família… com altos e baixos, aproximações, afastamentos e às vezes até desentendimentos, mas é uma relação para a vida toda com alguém em quem podemos confiar para sempre.

“Uma vez Alvarista, sempre Alvarista”.

 

Desejamos a todos os nossos irmãos Alvaristas um Natal e um Ano-Novo repleto de saúde, paz e felicidades. Que em 2017 possamos reunir essa grande família para comemorar como se deve os 115 anos dessa jovem senhora cheia de energia, conhecimento e memórias para serem contadas e relembradas que é a FECAP. Esperamos vocês!

*fonte (pesquisas da CPA 2009, 2013 e 2015)

 

Miriam Vale_DSC0145 – Doutora e mestre em administração de empresas, na linha de Estudos Organizacionais da Fundação Getúlio Vargas. Concluiu graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) em 2007, sendo que passou um ano em intercâmbio estudando na Universidade de Maastricht e Universidade de Coimbra. Atuou em empresas privadas de telefonia celular e bancos. Atualmente é professora na graduação da FECAP, onde também atua como Curadora do Acervo Histórico.

Luis Mblog01_prof_luisotta – Graduado em Administração de Empresas pela FECAP (2008) e possui certificação PMP do PMI – Project Management Institute (2010). Pós-graduado em Economia de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Instituto de Pesquisas Economicas (FIPE), e possui especialização em gerenciamento de projetos. Foi representante do corpo discente na Comissão Própria de Avaliação da FECAP (2006-2008). Tem experiência em gestão de projetos e gestão da inovação em projetos realizados no Brasil e em outros países da América Latina. Atualmente é Coordenador de Relacionamento com Ex-Alunos na FECAP, Gerente de Projetos na empresa Brink’s Segurança e Transporte de Valores e está cursando o Mestrado Profissional em Administração na FECAP.

Comentários

Comentários

Previous Post
blog_acervo (2)

FECAP e seu parentesco com a FAAP

A FECAP, na época do seu surgimento, chamada Escola Prática de Comércio, começou com fundos de várias pessoas e instituições interessadas no bom andamento dos ... Read more

Next Post
blog01

Conde Antônio Álvares Penteado

O primeiro post do ano da Curadoria vem tentar dar mais informações à Comunidade Alvarista sobre uma figura muito mencionada por nós: Álvares Penteado. Alguns ... Read more

Deixe uma resposta