Quem foi Paulo Ernesto Tolle?

blog01

No post de hoje, queremos deixá-lo com vontade de conhecer a praticamente nova biblioteca do Campus Liberdade e também gostaríamos de falar um pouco sobre quem foi Paulo Ernesto Tolle, que, desde 2004, é homenageado pela FECAP, nomeando nossa biblioteca com o nome dele: Biblioteca Paulo Ernesto Tolle.

A então Escola Prática de Comércio de São Paulo já começou suas atividades em 1902 com uma biblioteca, um dos pilares que viria a garantir o ensino de excelência. A missão da biblioteca sempre foi a de “Mediar, organizar e preservar a informação, conectando as pessoas com o conhecimento e dando suporte às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais”.

Bibliotecas, de uma forma geral, são lugares muito especiais porque o conhecimento é depositado ali, o que nos remete a uma expressão latina: scientia potentia est, que significa “conhecimento é poder”.

Portanto, Alvarista, empodere-se, aguce sua curiosidade e não deixe de visitar e frequentar a biblioteca Paulo Ernesto Tolle, no nosso campus Liberdade. Por quê? Para usufruir de toda a nossa infraestrutura: sala de leitura, de estudo em grupo, de estudo individual, sala multimídia, e as novíssimas salas denominadas Co-Lab, que em breve serão equipadas com recursos de TI para elaboração de trabalho em grupo. E como ninguém é de ferro, teremos um ‘terraço’, para relaxar, afinal, biblioteca também é lugar para isso! Aproveite seu tempo livre para ler um jornal, uma revista ou assistir a um filme do nosso acervo.

É claro que ainda sonhamos com os ícones da História, como poder ler “os livros de todos os povos da terra” na Biblioteca de Alexandria, ou adoraríamos passar uma tarde na perigosa biblioteca do livro de Umberto Eco “O Nome da Rosa”… Mas, com toda a tecnologia que temos hoje, disponibilizamos para todos os Alvaristas um lugar acolhedor,  que praticamente dobrou de tamanho do semestre passado para esse e que preza para que o conhecimento possa ser compartilhado e construído conjuntamente, algo que não deve de maneira alguma ser negligenciado no mundo de hoje, tão diferente daquele da Antiguidade ou da Idade Média…

Biblioteca_FECAP_Baixa-3E para você que é curioso e está morrendo de vontade de entrar no site da Biblioteca para reservar as salas Co-Lab para estudar com seus colegas, aí vai um pouquinho da história de Paulo Ernesto Tolle: filho único de uma brasileira e um alemão, que perdeu suas economias com a desvalorização do marco, aprendeu inglês ouvindo as aulas de uma prima mais rica e francês com as amigas da esposa, Katie, com quem se casou em 1938, quando tinha quase 20 anos.

No início de sua carreira, Tolle exercia atividades paralelas para fortalecer a renda, como professor de inglês e revisor, trabalhando até 14 horas por dia. Formou-se em Direito na Faculdade de Niterói e, anos depois, graduou-se Mestre em Direito Aeronáutico na Universidade McGill, no Canadá. Nos anos 40 integrou a comissão de criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde morou e lecionou a partir de 1951. Mesmo depois de ter decidido se aposentar, em 1970, aceitou o desafio de dirigir o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), onde ficou até 1992.Biblioteca_FECAP_Baixa-18

Porque era alguém extremamente dedicado à carreira de educador, auxiliando inclusive na criação de instituições de excelência no Brasil, como o ITA, integrou o Conselho de Curadores da FECAP. Tolle nos deixou aos 91 anos, em 2010, com uma história de vida que colocou sempre em primeiro lugar a educação e o conhecimento.

Quer saber mais sobre ele? Leia os links abaixo:

Quem foi Paulo Ernesto Tolle?

Paulo Ernesto Tolle – criou o ITA e mudou o SENAI

Paulo Ernesto Tolle – ITA

Miriam Vale_DSC0145 – Doutora e mestre em administração de empresas, na linha de Estudos Organizacionais da Fundação Getúlio Vargas. Concluiu graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) em 2007, sendo que passou um ano em intercâmbio estudando na Universidade de Maastricht e Universidade de Coimbra. Atuou em empresas privadas de telefonia celular e bancos. Atualmente é professora na graduação da FECAP, onde também atua como Curadora do Acervo Histórico.

Comentários

Comentários

Previous Post
blog01

Ex-aluno da FECAP virou nome de praça em São Paulo: uma viagem no tempo aos anos 20

Você sabia que tem uma praça ali no bairro do Brooklin, em frente ao Morumbi Shopping, cujo nome homenageia um ex-aluno da FECAP? Provavelmente você ... Read more

Next Post
blog_ex_alunos

[Depoimentos de ex-alunos] Teodorico Fusco

Nós acreditamos que toda boa história merece ser contada e compartilhada, principalmente as dos nossos amigos, não é? Por isso, começamos uma nova sessão cheia ... Read more

Deixe uma resposta