Planejamento Tributário das empresas para 2018

blog01

Segundo Maurício Lopes da Cunha, coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão Tributária da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), o início de ano é um excelente momento para que as empresas possam decidir a melhor opção de tributação para pagamento dos seus encargos.


Neste contexto, as empresas podem optar pelo Lucro Presumido, Lucro Real ou mesmo pelo Simples Nacional (este até o último dia útil de janeiro de cada ano-calendário).

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Nesta modalidade, os tributos são de todos os entes federados, ou seja, União, Estados, Distrito Federal e Municípios, tais como: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, etc.

Já o Lucro Presumido é uma forma de tributação simplifica, cuja base de cálculo do IRPJ, e consequentemente da CSLL, é a receita bruta (vendas de produtos, mercadorias, prestação de serviços), bem como demais receitas não ligadas à atividade-fim (receitas financeiras, aluguéis ativos, descontos obtidos, etc.).

E, finalmente, o Lucro Real, forma de tributação na qual a base de cálculo do IRPJ e da CSLL é o resultado contábil do período (mensal, trimestral ou anual), feitos alguns ajustes (adições e exclusões).
Sendo assim, as empresas precisam ficar atentas ao início de cada ano-calendário a fim de que possam optar pela forma de tributação menos onerosa.


 

Maurício Lopes da Cunha possui mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado. É coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão Tributária e docente da FECAP nos programas de pós-graduação e de graduação nas áreas de contabilidade e tributos. Além da experiência acadêmica, atua a mais de 20 anos como contador e consultor em escritório contábil nas áreas de planejamento contábil e tributário, elaboração e análise de obrigações acessórias, bem como, atendimento e acompanhamento de fiscalizações.

 

Comentários

Comentários

Previous Post
blog01

Histórias Alvaristas - Turma de Secretariado de 1975

Dia 30 setembro, comemora-se tradicionalmente o dia da secretária. As celebrações começaram porque era o dia do aniversário de Lilian Sholes, a primeira mulher a ... Read more

Next Post
blog_ex_alunos

De Alvarista para Alvarista – Fabio Iorio

Fábio Iorio é professor de finanças em cursos de graduação e pós-graduação, palestrante e planejador financeiro pessoal. Possui mestrado em administração com ênfase em finanças pela ... Read more

Deixe uma resposta