12 dicas para recomeçar e fazer um semestre realmente novo

blog01

 

O ano letivo está prestes a começar e antes que a empolgação do início das aulas passe, quero deixar algumas dicas para que você aproveite bem o semestre.

  1. SAIBA O SEU PORQUÊ

Não sejamos hipócritas dizendo que tudo será um mar de rosas. Você terá dias difíceis. Pode ser até que você pense em desistir. Mas se o seu porquê for forte o suficiente, você não vai permitir que sua emoção seja maior que o seu objetivo. Eu gosto de uma frase que diz que as pessoas não precisam de um emprego, elas precisam de uma causa. Qual a sua? Ela precisa ser bem mais forte que a sua maior desculpa.

  1. TENHA UM PROPÓSITO PARA O SEMESTRE


Defina o objetivo principal, crie um plano de ação viável e que seja congruente com suas demais atividades e com seu tempo disponível, estabeleça indicadores de sua evolução e haja sabendo que você vai enfrentar adversidades nessa jornada. Faça o seu calendário de estudos e sua agenda semanal de metas a serem cumpridas. Estabeleça recompensas e punições caso você cumpra ou não suas tarefas.

 

  1. REDEFINA SUA ESTRATÉGIA

O que não funcionou no semestre anterior? Como mudar? Se você continuar a fazer tudo como sempre fez, certamente terá os mesmos resultados. Você está satisfeito com seus resultados? Lembrem-se de que um resultado é consequência de uma ação e, se você mudar a ação, terá resultados diferentes, portanto, pense no que deve fazer e no que deve deixar de fazer para evitar um resultado indesejado.

  1. TRABALHE EM EQUIPE. FAÇA AMIGOS!

Una forças com seus amigos, pois quem estuda junto, passa junto. Aproveite e torne público com seu grupo o objetivo que definiu no item 2 e comprometam-se a se ajudarem durante o semestre quando o desânimo chegar.

 

  1. SEJA A SUA PRÓPRIA COMPARAÇÃO, não com do colega ao lado

Screenshot_1

Você não está competindo com seu colega, mas com aquela voz dentro da sua cabeça que diz que você não vai conseguir. Portanto, vença a si mesmo e seja melhor hoje do que você foi ontem e amanhã melhor do que foi hoje.

  1. SEJA FIEL A SEUS VALORES

Por pior que seja a adversidade, respeite os valores de honestidade, ética, amizade, verdade, justiça e tantos outros que você aprendeu durante a vida. Além disso, seja gentil, pois a pessoa ao seu lado pode estar passando pelo pior momento da vida dela.

  1. MELHORE SUA RELAÇÃO COM SEUS PROFESSORES

O semestre vai ser muito melhor se vocês se entenderem bem. Eles estão ali buscando o melhor pra você. Converse e peça ajuda. O professor não te odeia ou quer te destruir. Não é pessoal! Acredite, ele quer o seu bem e faz o que faz por acreditar no seu potencial. Se ele não acreditasse que você é capaz, ele não daria a você os desafios que dá. E eu garanto que ele pode ser a primeira pessoa que vai indicar você para o mercado de trabalho.

  1. QUANDO FOR FAZER UMA PROVA OU APRESENTAÇÃO, EXERÇA O AUTOCONTROLE

Antes de iniciar a prova, respire, respire e respire. Lembre-se de que este é apenas um passo na sua jornada. Jamais encare como definitivo. A prova não vai definir sua vida. O mais importante de tudo é a jornada e não o ponto isolado no caminho ou no alto da montanha.

 

  1. APROVEITE A ESTRUTURA DA FACULDADE

Biblioteca_FECAP-20

Use mais os recursos disponíveis na faculdade: biblioteca, grupos de extensão, academia, eventos, orientação pedagógica, centro de oportunidades. A faculdade não é apenas sala de aula. Você pode enriquecer a experiência acadêmica se estiver disposto (a) a conhecer o que a instituição tem a oferecer.

  1. CUIDE-SE!

Alimente-se bem e descanse nos intervalos de estudo. Sua saúde deve ser uma aliada nesse processo. Lembre-se de deixar um tempo para a família e o lazer. A vida se compõe de várias áreas e o equilíbrio delas é muito importante para que você mantenha o foco nos estudos. Está com dificuldades que não consegue enfrentar sozinho (a)? Informe a instituição.

 

  1. ORGANIZAÇÃO, DISCIPLINA E HIGIENE

Tenha uma agenda para organizar suas atividades. Comprometa-se consigo a ser mais disciplinado e respeite a limpeza das áreas comuns e salas de aula. Não é porque existem pessoas mal educadas que você precisa ser como elas. Seja o exemplo de como agir corretamente. Liderança é exemplo.

 

  1. APRENDA A FALAR ‘NÃO’ AGORA, PARA NÃO RECEBER MUITOS ‘NÃOS’ DEPOIS

A dor em realizar algo que julga chato agora deve ser menor que a dor de não realizar algo que julga legal no futuro. Ex: se pra você é penoso estudar durante o semestre, imagine o quão ruim vai ser fazer prova enquanto seus colegas curtem a Copa do Mundo ou fazer DP da disciplina, deixando de curtir seu tempo livre ou ocupando com outras atividades. O prazer que você vai deixar de usufruir agora, deve ser menor que o prazer que você terá no futuro. Ex: você vai dizer não para alguns prazeres como matar aula para ver jogo, contudo, você vai usufruir das férias bem antes de quem procrastinou os estudos.

 

E lembre-se: você ainda vai desejar que o tempo volte para viver isso novamente.

Aproveite!!!

Texto e dicas de: Daniela Medeiros – Coach e Professora do curso de Relações Internacionais da FECAP

Comentários

Comentários

Previous Post
blog_ex_alunos

De Alvarista para Alvarista – Fabio Iorio

Fábio Iorio é professor de finanças em cursos de graduação e pós-graduação, palestrante e planejador financeiro pessoal. Possui mestrado em administração com ênfase em finanças pela ... Read more

Next Post
blog01

Depoimentos Alvaristas – a Pós-Graduação FECAP na visão de Allan de Lima

Allan de Lima é Alvarista e, ao conversar com ele, nos revelou um sonho: tornar-se referência no ambiente de negócios e contribuir de maneira significativa ... Read more

Deixe uma resposta