Como a Lei de Pareto ajuda você a ser mais produtivo?

blog01 (1)

Olá! Nesta série, estamos falando dos 3 Ps da Produtividade.

Já falamos anteriormente a respeito de como a Lei de Parkinson pode ajudar você a ter mais produtividade.  Chegou a hora de conversar sobre outro princípio que pode ajudar a organizar sua vida e trazer mais equilíbrio.

Vamos continuar com a Lei de Pareto ou princípio do 80/20. Essa lei afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Isso pode ser observado em muitos fenômenos, especialmente os sociais.

Resultado de imagem para pareto

Por exemplo: Pareto observou na Itália que 80% das terras estavam na mão de 20% da população; 20% da superfície da Terra produzem 80% das riquezas minerais; 20% dos autores vendem 80% dos livros; 80% do lucro vêm de 20% dos clientes.

E como essa lei pode me ajudar a ter foco e produtividade? Simples: menos é mais.

Somente 20% das atividades darão 80% dos resultados. No lugar de focar em várias atividades, damos atenção a algumas e temos maiores resultados nelas.

Claro que, considerando um desvio padrão para sair da zona mediana, nós podemos superar os 80/20: se 15% gerarem 85%, vai ser melhor pra você. Da mesma maneira que, se 10% da ação geram 90% do resultado, é muito melhor.

Contudo, se preciso focar minha ação em 20% das minhas atividades que vão gerar 80% dos resultados, como determinar quais são esses 20% nos quais devo colocar minha atenção?

Aqui estão algumas dicas:

1. Autoconhecimento:

Você sabe qual sua missão?

Qual seu propósito?

O que você quer da sua vida?

Que resultado almeja alcançar em cada área da sua vida?

Em síntese: clareza sobre o que você quer na sua vida. Para saber em quais atividades focar, você precisa primeiramente saber quem é você e o que você deseja da sua vida! Afinal, as consequências das suas ações vão determinar as próximas páginas da sua história. Que história você quer escrever?

2. Entender e fazer um diagnóstico dos principais desperdiçadores de tempo.

Quais são as atividades nas quais você tem focado e cujos resultados não estão alinhados com seu propósito de vida? Com o que você está desperdiçando seu tempo?

3. Planejamento e Organização:

Monte um Plano de Ação com o passo a passo organizado com Road Map ou Mind Map, por exemplo.

Ciente daquilo que você faz, daquilo que deve parar de fazer e daquilo que você não faz e que deve começar a fazer, você vai selecionar, dentro das suas atividades, aquilo que lhe dá resultado direcionado à realização do seu propósito de vida.

Assim, coloque a energia nesses 20% de atividades e comece a ter os 80% de resultado que você deseja.

Quem perde tempo com atividades que não dão resultado está desperdiçando vida. Não jogue sua vida fora. Aposte e acredite em você.

Lembre-se: 20% das suas atividades vão gerar 80% dos resultados. Em quais atividades você está focado? Foque nos estudos e tenha resultados.

Fique ligado (a)! Já publicamos a lei de Parkisson e, em breve, publicaremos a terceira lei, a Pomodoro!

Daniela Medeirdaniela-medeiros.jpgos – Palestrante e Escritora – Autora do livro “Seu Maior Desafio é Você”. Mestre em Reiki. Master Practitioner em Programação Neurolinguística e COACH pelo Instituto Nacional de Excelência Humana – INEXH. Mestre em Relações Internacionais pela PUC/SP pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP/UNICAMP/PUC-SP San Tiago Dantas com pesquisa na área de Política Externa Brasileira. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do curso de Relações Internacionais no Centro Universitário FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Comentários

Comentários

Previous Post
blog01

Como a Técnica Pomodoro ajuda você a ser mais produtivo?

Depois de estudar a Lei de Pareto e a Lei de Parkinson, vamos entender o terceiro P da produtividade: Pomodoro. Mas do que se trata? De onde vem? ... Read more

Next Post
blog01 (2)

Como a Lei de Parkinson ajuda você a ser mais produtivo?

Muitas pessoas me dizem: “como você consegue fazer tanta coisa se só temos 24 horas no dia”? Resposta: organização e Lei de Parkinson. Aprendi isso quando ... Read more

Deixe uma resposta