Como a Lei de Parkinson ajuda você a ser mais produtivo?

blog01 (2)

Muitas pessoas me dizem: “como você consegue fazer tanta coisa se só temos 24 horas no dia”? Resposta: organização e Lei de Parkinson. Aprendi isso quando era apenas uma estudante de ensino médio e tinha “muito tempo livre”.

O que acontecia nesse meu tempo livre? Nada. Literalmente. Como tinha tempo, ia ocupando com futilidades até chegar no limite para realizar a tarefa.

Quando comecei a trabalhar e a acumular atividades, percebi que quanto menos tempo tinha, mais coisas eu fazia. Portanto, se você quiser realizar uma tarefa de maneira rápida, entregue-a a uma pessoa que esteja ocupada, ou seja, se você quiser cumprir sua agenda, preencha-a com muitas atividades.

Imagem relacionadaE o que isso tem a ver com a Lei de Parkinson?

Lei de Parkinson é um princípio que diz: “O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização. ” Explica melhor? Eu explico.

Vamos supor que você tenha uma reunião em 20 minutos e precisar terminar o powerpoint da apresentação. Você vai ajustar ou ajeitar suas ações nesse espaço de tempo para finalizar o trabalho.

Outro exemplo aconteceu comigo recentemente e me deu a sacada para escrever esse artigo.

Eu costumo fazer faxinas gerais de final de ano nos meus armários e reservei o domingo inteiro para isso. Algo que eu poderia fazer em poucas horas, levou o dia todo. Claro, eu tinha o domingo inteiro.

Você vai desenvolver a atividade no tempo que tem para realizá-la.

Podemos usar essa lei para termos mais produtividade nos estudos. Quer ver como?

Quando nosso tempo é escasso para realizar algo, focamos na tarefa e deixamos as distrações de lado, ao passo que o contrário também é verdadeiro, pois se temos muito tempo, acabamos procrastinando.

Se você tiver pouco tempo, vai se concentrar na tarefa para finalizá-la. Pense no seu dia a dia e tire suas conclusões.

Resultado de imagem para lei de parkinson

Então, isso significa que preciso deixar as coisas para última hora para ser produtivo? ABSOLUTAMENTE NÃO.

Você só precisa criar seu deadline (prazo limite) pessoal bem anterior ao prazo real e ter disciplina para cumprir. Aí é com você. É você desafiando a si mesmo.

Comece testando com algo que você costuma levar muito tempo para fazer.

Defina um prazo limite e faça antes. Aconselho você a definir uma punição caso não cumpra e uma celebração caso faça com sucesso. Torne público para sentir a pressão.

Está em suas mãos começar agora e ser mais produtivo e organizado.

Fique ligado! Em breve publicaremos a segunda lei, a Lei de Pareto!

Daniela Medeirdaniela-medeiros.jpgos – Palestrante e Escritora – Autora do livro “Seu Maior Desafio é Você”. Mestre em Reiki. Master Practitioner em Programação Neurolinguística e COACH pelo Instituto Nacional de Excelência Humana – INEXH. Mestre em Relações Internacionais pela PUC/SP pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP/UNICAMP/PUC-SP San Tiago Dantas com pesquisa na área de Política Externa Brasileira. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do curso de Relações Internacionais no Centro Universitário FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Comentários

Comentários

Previous Post
blog01 (1)

Como a Lei de Pareto ajuda você a ser mais produtivo?

Olá! Nesta série, estamos falando dos 3 Ps da Produtividade. Já falamos anteriormente a respeito de como a Lei de Parkinson pode ajudar você a ter mais ... Read more

Next Post
blog01

Depoimentos Alvaristas – a Pós-Graduação FECAP na visão de Osvaldo Munhoz

Osvaldo Munhoz é nosso ex-aluno de Pós-Graduação em Perícia. Com seu #OrgulhoAlvarista, conta para nós tudo que o curso mudou em sua vida e mostra ... Read more

Deixe uma resposta