Como a Técnica Pomodoro ajuda você a ser mais produtivo?

blog01

Depois de estudar a Lei de Pareto e a Lei de Parkinson, vamos entender o terceiro P da produtividade: Pomodoro. Mas do que se trata? De onde vem? Quem criou?Sua origem está nos anos 80, quando o italiano Francesco Cirillo cursava a universidade e buscava meios para aumentar sua produtividade nos estudos para gerar foco e concentração naquilo que fazia.

Claro que, nos dias de hoje, podemos utilizar a técnica para atividades que vão além do estudo.

Pomodoro é como se chama tomate em italiano e, no nosso caso, refere-se aos timers (cronômetros) utilizados na cozinha no formato da fruta, muito comum na Itália, mas não no Brasil.

A Técnica consiste na divisão do tempo em blocos de 25 minutos (pomodoros), com foco e dedicação total à atividade escolhida e posterior descanso de 5 minutos. Após 4 pomodoros de 25 minutos, o intervalo de descanso pode ser maior (quinze minutos).

Imagem relacionada

 

Quais as etapas a serem aplicadas para real eficácia da técnica?

Antes de tudo, é preciso listar de forma criteriosa as atividades que se pretende realizar e escolher qual a sequência delas.

A seguir, deve-se ajustar o cronômetro e separar um pequeno bloco de papel e uma caneta para ficar ao lado (caso surja alguma distração durante a atividades, anotar no bloco e voltar para o que estava fazendo).

Quando finalizar o primeiro pomodoro, parar imediatamente, mesmo que não tenha finalizado a tarefa.

Algumas pessoas preferem completar meia hora ou finalizar a atividade a que se dedicavam. Fica a critério de cada um. O importante é manter distância de distrações enquanto realiza a atividade.

Em época de redes sociais, essa técnica pode ser muito efetiva: 25 minutos de trabalho para 5 minutos de navegação.

Eu sugiro apimentar um pouco a brincadeira: estabeleça prêmios e punições a você mesmo pela realização ou não da atividade. É importante que você seja fiel a si mesmo.

Certamente você vai encontrar aplicativos diversos que ajudam a ter mais produtividade.

Meta: melhorar a produtividade.

E então, vamos experimentar?

 

Daniela Medeirdaniela-medeiros.jpgos – Palestrante e Escritora – Autora do livro “Seu Maior Desafio é Você”. Mestre em Reiki. Master Practitioner em Programação Neurolinguística e COACH pelo Instituto Nacional de Excelência Humana – INEXH. Mestre em Relações Internacionais pela PUC/SP pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP/UNICAMP/PUC-SP San Tiago Dantas com pesquisa na área de Política Externa Brasileira. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do curso de Relações Internacionais no Centro Universitário FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Comentários

Comentários

Previous Post
blog01

Depoimentos Alvaristas – a Pós-Graduação FECAP na visão de Luiz Eduardo

Luiz Eduardo concluirá no final de 2018 seu curso de Pós-Graduação em MBA Accounting e já está deixando saudades. Com seu #OrgulhoAlvarista, compartilhou com a ... Read more

Next Post
blog01 (1)

Como a Lei de Pareto ajuda você a ser mais produtivo?

Olá! Nesta série, estamos falando dos 3 Ps da Produtividade. Já falamos anteriormente a respeito de como a Lei de Parkinson pode ajudar você a ter mais ... Read more

Deixe uma resposta