Publicidade e Propaganda: É só criação?

Se você acha que ser publicitário é se prender na criação de artes publicitárias, você está completamente enganado. A parte criativa é apenas uma das vertentes que o curso de Publicidade e Propaganda te permite seguir. Ser publicitário é estar apto para participar de todas as etapas que envolvem a promoção de uma marca, produto ou serviço. Uma campanha publicitária possui um processo extremamente complexo e fundamental antes de chegar na parte criativa, portanto, publicidade e propaganda vai muito além de apenas ser criativo e desenvolver peças, é preciso muito raciocínio e capacidade analítica também!

A Publicidade e o Marketing

Você já deve ter ouvido sobre como algumas faculdades oferecem o curso voltado para o marketing, e outras com o foco na publicidade. Uma pessoa graduada em Marketing tem algumas noções básicas de Publicidade, mas não na mesma proporção que um graduado em Publicidade tem de Marketing. Isso acontece porque o publicitário precisa do marketing para exercer a sua função final, que seria a divulgação da campanha. Pense em um iceberg. Pense que a parte de cima é tudo o que você vê e a parte de baixo, o que você não vê (mas está la). Essa é a relação entre as duas áreas. A publicidade é tudo aquilo que você pode ver, aspectos visuais, físicos, auditivos, etc. O marketing é tudo aquilo que você não consegue ver, mas sustenta toda a parte visível. Conseguiu entender? As áreas estão correlatadas, já que o marketing cuida de toda o planejamento estratégico da campanha, visando aumentar lucro e visibilidade.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para publicitários é bastante concorrido e se tornou mutável no decorrer do tempo. A publicidade de 2018 não é a mesma de 5 anos atrás, as mídias mudaram, e com ela, a maneira de veicular as campanhas. Mas você consegue imaginar um produto sendo vendido sem uma campanha? Apesar de que o mercado para publicidade em algumas mídias como a TV e jornal sofreu um grande impacto com essa mudança, as agências se reinventaram e atualmente há um grande espaço principalmente para a área Digital, onde os profissionais precisam estar em constante atualização com o mundo virtual para acompanhar tendências e levar conteúdo para quem consome esse produto/serviço. Algumas das áreas que você pode trabalhar se formado em Publicidade e Propaganda: – Atendimento: sendo um elo entre o cliente e a sua agência, captação de informação que definirá o caminho da campanha. – Criação: produção das peças publicitárias que serão usadas na campanha. – Marketing: estabelecer estratégias de público, mercado, preço, distribuição, etc. – Mídia: Definir quais os melhores meios de veiculação da campanha, quais serão mais adequados e trarão maiores resultados. – Pesquisa: as informações que o marketing irá usar para definir as estratégias são coletadas por um profissional que fará pesquisas de mercado para definir algumas métricas. – Redação: confeccionar os textos das campanhas. Geralmente esse profissional trabalha junto com a Criação. – Fotografia: criar fotografias para campanha ou conceitos de arte em cima de uma foto. – E muito mais, este profissional é muito versátil.

E o curso?

O curso de Publicidade e Propaganda da FECAP possibilita que o aluno tenha um conhecimento sólido de todas as áreas que a publicidade abrange e também permite que o aluno se aprofunde em alguma área específica de seu interesse, sendo assim, ele sai formado como Publicitário com ênfase em *marketing*, por exemplo. Aqui, o aluno coloca na prática o que é ensinado em sala de aula, desenvolvendo projetos do início ao fim, possibilitando que ele saia da Graduação com experiência de algo que foi colocado na prática. Não perca tempo, inscreva-se no nosso vestibular e seja notado pelo mercado de trabalho!

Deixe uma resposta