5 características que um Auditor precisa ter

O curso de Auditoria lhe dá a parte teórica para exercer a função, mas e as características pessoais? Quais são necessárias para lidar com a área de maneira que você consiga desenvolver o seu trabalho de forma eficiente? A gente lhe conta 5 delas, que são fundamentais e fazem parte da rotina dessa profissão!

Estabilidade emocional

Não é nenhuma novidade que o auditor precisa analisar pilhas e pilhas de documentos fiscais e contábeis para verificar a veracidade das informações que a empresa fornece para o mercado e para os órgãos fiscais. Portanto, é imprescindível que o profissional de Auditoria tenha uma estabilidade emocional firme, para lidar com possíveis desvios que possam surgir e conseguir lidar com a questão de forma inteligente e calma.

Capacidade analítica

O papel do auditor é fiscalizar todas as informações que a empresa fornece, certo? Portanto, cada mínimo detalhe é fundamental para garantir que tudo que foi analisado o foi de forma correta. Considerando isso, a capacidade analítica e a necessidade de buscar evidências, é extremamente necessário para esse profissional não deixar nenhum detalhe passar despercebido.

Ser antenado nas atualizações relacionadas à área auditada

Numa semana o auditor está em uma empresa na área de laticínios, na semana que seguinte em uma empresa siderúrgica,… Louco né? Essa mudança é a cena mais comum na rotina de Auditoria, portanto,  acostume-se! A questão principal é que empresas têm rotinas e normas diferentes e, além disso, quando são de segmentos diferentes, possuem órgãos reguladores diferentes, com normas diferentes. Aí, você precisa estar atualizado com todos esses dados para conseguir realizar o seu trabalho de forma uniforme e seguindo o que a lei determina!

Clareza nas informações

 O auditor foi chamado para realizar um trabalho denso e complexo, que as pessoas que precisam do serviço não necessariamente conhecem a fundo e sabem do que se trata. Por isso, é importante a característica pessoal de saber ser objetivo no repasse de informações para o auditado. Afinal os dados recolhidos por você serão usados em algum momento e quem for usá-lo precisa dominar o que foi passado.

Objetividade

O foco do auditor é verificar se há erros e falhas nos procedimentos e não nas pessoas. Portanto, é importante não perder o foco procurando culpados ou evidências nas pessoas. Esse não é o seu papel. A visão precisa ser independente de erros, ou seja, foco no necessário, evitando cair em omissões ou juízos que possam, de uma forma ou de outra, alterar o resultado do trabalho.

O curso de Pós-Graduação em Auditoria

A grade está focada na atuação eficaz, eficiente e efetiva para a realização do trabalho de auditoria interna e externa. As matérias são divididas em módulos que atendem à demanda do mercado de trabalho e permitem a interdisciplinaridade dos conteúdos. A grade curricular da FECAP segue rigorosamente as orientações da Internacional Standards on Auditing – ISA, que são as normas internacionais de auditoria. Realize a sua Pós-Graduação na FECAP, uma instituição que está de olho no que acontece no mercado e traz para a sala de aula todas as oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Deixe uma resposta