Ciências Econômicas – Objeto de Estudo

O economista é o profissional responsável por analisar detalhadamente o mercado e fazer projeções com base no estudo feito. Parece pouca coisa não é mesmo? Mas só parece, porque o universo do economista é extremamente complexo e instável. Portanto, demanda profissionais antenados e atualizados na área. Conheça os 2 objetos de estudo do Economista na graduação inseridos no contexto empresarial:
  1. Alocação de recursos escassos: uma das tarefas mais importantes do economista é saber alocar recursos escassos, que podem ser dinheiro, matéria-prima, produtos e serviços ou tudo o que tiver probabilidade de esgotamento e que causaria prejuízo em qualquer esfera. O economista tem, dentro desse contexto, o papel de analisar o todo e tomar a melhor decisão para a organização.
  2. Projeção de futuro: toda empresa tem o anseio de crescimento, mas com isso vêm os riscos de investimento e riscos em geral, que podem interferir no desenvolvimento econômico da organização. Pensando nisso, ao Economista cabe o papel de analisar a economia como um todo, para, assim, saber qual é a hora certa de realizar novos investimentos em todas as esferas, quer econômicas, tecnologia, em pessoas, etc.

O que eu aprendo no curso de Economia?

No geral, o curso de Economia é dividido em duas “partes”: Microeconomia e Macroeconomia, cada uma delas com suas características e assuntos pertinentes. Portanto, ao longo do curso, esses dois termos serão citados praticamente em todos os momentos. Sociologia, Direito e Matemática são matérias completamente ligadas ao assunto, já que a Economia como um todo estuda a atividade econômica, que depende do comportamento humano ao longo dos anos.

A graduação em Ciências Econômicas

     Com duração de 4 anos, o curso de Ciências Econômicas na FECAP é dividido em 4 eixos:
  1. Teoria Econômica
  2. História Econômica e Economia Brasileira
  3. Métodos Quantitativos
  4. Linhas de Formação Específica
Os 4 eixos formam uma linha de raciocínio que contempla a parte teórica e prática que um Economista precisa para exercer sua função. Realize a sua graduação em uma Instituição que decola junto com você! Inscreva-se!

Deixe uma resposta