Uma empresa que tem boa logística satisfaz os consumidores, lucra mais e se destaca da concorrência. Isso depende da atuação de profissionais em busca de melhores resultados.

Trabalhar na área também significa poder ocupar um entre vários cargos. 

Para que você não tenha dúvidas, trouxemos 7 opções para atuar nesse mercado!

cta-administracao-como-se-diferenciar-na-carreira-e-obter-sucesso

Em quais áreas de logística você pode trabalhar?

Uma das maiores vantagens de escolher esse segmento para a sua carreira é a grande variedade de profissões.

Afinal, há muitas oportunidades, dependendo das suas soft skills e dos seus conhecimentos.

Para não deixar nada passar, veja quais são 7 possibilidades incríveis para trabalhar com logística!

1. Coordenador de planejamento e controle de produção

Na parte de Planejamento e Controle de Produção (PCP), a ideia é ficar de olho na linha de produção. 

Conforme a necessidade, é preciso acionar o time de compras para ter mais suprimentos ou o estoque, para garantir armazenamento.

Nas grandes indústrias, essa atuação é especialmente importante, já que são várias linhas e, às vezes, toneladas produzidas diariamente. Se a logística ficar de fora, então nada feito.

2. Gestor de frotas

Não tem como falar de logística sem citar o transporte, já que essa etapa leva ao deslocamento das matérias-primas e dos produtos de acordo com as necessidades.

Como o Brasil utiliza, principalmente, as rodovias, temos o cargo de Gestor de Frotas.

Nessa função, você é responsável por cuidar dos veículos, garantindo disponibilidade, manutenção e cumprimento dos prazos.

Também é preciso gerenciar os motoristas e mesmo planejar e acompanhar as rotas. Essa tarefa é bem importante e afeta toda a cadeia logística, sabia?

3. Gerente de estoque e armazenamento

Outro setor muito relevante envolve a parte de estoque e armazenamento. Se os itens não forem guardados corretamente, há a perda de produtos e o atraso em várias etapas.

Por isso, como Gerente de Estoque e Armazenamento você terá que cuidar de questões como controle de entrada e saída de mercadorias, proteção do estoque e metodologias adotadas.

A ideia é garantir disponibilidade para as vendas e para a produção, sem que o armazenamento fique muito grande e gere prejuízos.

4. Gerente de compras

Não tem como fazer uma receita sem os ingredientes, né? Na logística também é assim.

Afinal, a empresa só vai produzir, vender, transportar e entregar se tiver os materiais necessários.

Como Gerente de Compras, será sua função prever a demanda, realizar pedidos no volume e no momento adequados e ainda negociar boas condições. 

Vários almoços e reuniões à vista!

5. Gerente de comércio exterior

A logística internacional também tem grande importância. Se essa for a sua área de interesse, que tal atuar como Gerente de Comércio Exterior?

Quem ocupa essa vaga tem que cuidar das importações e/ou exportações, dando atenção à documentação, ao frete, aos modais de transporte e assim por diante.

É uma carreira desafiadora e cheia de contato com outras culturas!

6. Gerente da cadeia de suprimentos (ou supply chain manager)

A ideia de supply chain ou cadeia de suprimentos é como uma corrente, em que vários elos se juntam.

Nesse caso, a logística interna não é a única considerada, então um Gerente da Cadeia de Suprimentos deve ter visão ampla.

Será sua responsabilidade integrar processos internos ao de parceiros, como fornecedores e distribuidores. Tudo precisa funcionar de modo sincronizado e eficiente.

Logística - áreas

7. Controller logístico

Poderíamos dizer que o Controller Logístico é quem “manda” na coisa toda. 

É bem verdade que tudo depende da cooperação e do trabalho em equipe, mas o controller faz com que tudo “ande nos trilhos”.

Nessa função, você tem que garantir que todos os processos acontecem da forma mais otimizada, além de identificar oportunidades, riscos e soluções.

Em alguns casos, vale até atuar como auditor, para que não ocorram desvios ou problemas entre as etapas.

Como ter sucesso na carreira de logística?

Independentemente do rumo que escolher, é preciso ter uma boa dose de dedicação e metas profissionais ambiciosas. Assim, você foge da zona de conforto e consegue crescer.

Na área de logística, especificamente, algumas dicas são essenciais para alcançar o sucesso. Que tal conhecer? Confira!

Faça uma faculdade adequada

Muitos profissionais de logística são formados na área, por meio de graduação do tipo tecnologia. Não há nenhum problema com isso, mas o mercado tem exigido cada vez mais.

Então, se você quiser se destacar e mandar bem, vale pensar em cursar a faculdade de Administração. A graduação vai oferecer uma visão completa do negócio e do setor e será útil para tomar as melhores decisões.

Também é uma maneira de obter mais versatilidade para ocupar diversos cargos, já que seu conhecimento será sólido.

Acompanhe as tendências de consumo

A logística é altamente influenciada pela forma como consumimos, sabia?

Antes das compras online, por exemplo, o varejo não precisava se preocupar tanto com entregas. Hoje, isso mudou!

Para ser um excelente profissional, você tem que ficar de olho nessas mudanças e no avanço das tendências. Assim, é possível adaptar suas operações para atender o público.

Fique de olho nas novidades de tecnologia

A tecnologia também tem um papel cada vez mais forte na logística. Afinal, estamos em um cenário que exige produtividade ampliada, menos custos e mais informação, certo?

É por isso que você não pode dar bobeira e tem que acompanhar as novidades tecnológicas, como sistemas de rastreamento, de planejamento e de gestão.

Sabendo implementar e usar essas alternativas, é possível tornar a sua atuação mais eficiente e alcançar objetivos estratégicos. É uma forma e tanto de se destacar e mandar bem na área!

Ajude na conquista de objetivos estratégicos

Tem gente que ainda não percebe que a logística é essencial para a vida da empresa. Se quiser se dar bem na carreira, é seu papel reverter essa visão e mostrar a realidade!

Trabalhar com números e métricas, apresentar relatórios e auxiliar o alcance de objetivos do negócio são pontos essenciais.

Assim, você vai demonstrar como a área e a sua atuação são importantes.

Logística: um mundo de possibilidades!

O trabalho em logística é diversificado e abre as portas para diversos profissionais. 

Com a escolha da área certa, capacitação e atualização constante, você poderá chegar ao sucesso!

Já que essa faculdade é uma ótima pedida para trabalhar com essa área, veja como se diferenciar com o curso de Administração!