Você sabe o que é network? É bem provável que você já tenha ouvido falar nesse termo por aí, não é mesmo? Ao entender mais sobre do que ele se trata, você poderá ter muitos benefícios na sua carreira.

Isso porque o network proporciona que você tenha uma ampla rede de contatos, que pode fazer com que você consiga boas oportunidades profissionais. Um antigo colega de estágio ou o professor da faculdade podem indicar você para uma vaga, por exemplo.

A seguir, vamos trazer mais informações sobre o assunto, para que você entenda, de fato, o que é network e os benefícios que isso traz para a sua carreira. Pronto para abrir muitas portas no seu futuro profissional? Então, siga a leitura!

Saiba o que é network

O termo network é a junção de duas palavras da língua inglesa: “net”, que significa rede, e “work”, que quer dizer trabalho.

Ou seja, em tradução literal para o nosso idioma, network quer dizer uma rede de trabalho. Trata-se, portanto, dos contatos profissionais que uma pessoa faz durante a sua carreira.

O nosso network é construído dia após dia, conforme conhecemos novas pessoas e estabelecemos novas relações profissionais.

Imagine, por exemplo, que você é um aluno esforçado e dedicado na faculdade, além de manter um bom relacionamento com os professores.

Nesse caso, se um professor receber uma solicitação de indicação de um estudante para uma vaga de emprego ou estágio, ele poderá indicar você. 

Por conta do network, portanto, várias portas podem se abrir na sua carreira e é por isso que formar uma rede de contatos é tão importante.

Confira as diferenças entre network e networking

É bastante comum as pessoas fazerem confusão entre os termos network e networking. Apesar de parecidos, eles têm significados um pouco diferentes e é importante que você os entenda com clareza.

O network, conforme explicamos, é a rede de contatos profissionais que uma pessoa tem e constrói ao longo de sua carreira.

Por sua vez, o networking, muito usado no dia a dia empresarial, é o processo de desenvolvimento de sua rede de contatos.

Ou seja, o networking é formado por ações que uma pessoa desenvolve para ampliar a sua rede de contatos. Dessa forma, pode aumentar as suas chances de conquistar boas oportunidades.

Entendido o que é network? Veja 3 benefícios de ter uma rede de contatos!

Ter um network amplo pode fazer muito bem para a sua carreira. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios que ter uma rede de contatos ampla proporciona!

1. Fortalecimento das relações

Quando você tem um bom network e mantém contato com as pessoas da sua rede, fortalece as relações.

Dessa maneira, você terá bons contatos profissionais e poderá conseguir benefícios em sua carreira, ao mesmo tempo em que também contribui com outras pessoas.

É aquela história de uma mão lava a outra, sabe? Ou seja, hoje você é ajudado por alguém e amanhã poderá ajudar essa mesma pessoa ou outro conhecido.

2. Troca de experiências

Com um bom network você também poderá trocar experiências com outros profissionais do mercado em que você atua ou pretende atuar.

Se você é estudante de graduação, por exemplo, e conversa ou mantém contato com pessoas que já estão no mercado de trabalho, pode trocar experiências.

Você ouvirá opiniões de quem já trabalha na área. Isso pode fazer com que veja o seu curso sob outra perspectiva.

3. Acesso a novas oportunidades

Sem sombra de dúvida, uma das maiores vantagens de ter um bom network é o acesso às novas oportunidades.

Quando conhece pessoas que confiam em você, poderá ser indicado para vagas de emprego ou de estágio, bolsas de estudo, monitorias para pesquisas na faculdade etc.

Veja 3 dicas para manter uma boa rede de contatos

Agora que você já sabe o que é network e os benefícios de manter uma boa rede de contatos, deve estar se perguntando sobre como fazer isso, não é mesmo?

Então, se liga nas dicas que trouxemos para que você possa praticar o networking e construir uma boa rede de contatos. Vamos lá?

1. Defina objetivos para o seu network

O seu network precisa ser formado por pessoas relevantes. Não vale a pena desperdiçar tempo e energia com quem não agrega nada à sua vida.

Sabe aquele amigo que não quer nada com nada? Você não precisa cortar relações com ele, mas a sua rede de contatos não pode ser formada apenas por esse tipo de pessoa.

Foque em sempre se relacionar com pessoas que possam ser suas amigas. Porém, ao mesmo tempo, que contribuam com você de alguma forma.

2. Seja ativo nas redes sociais

Uma boa maneira de manter contato com as pessoas que passam pela sua vida profissional é pelas redes sociais. Por isso, é importante que você seja ativo e compartilhe conteúdos relevantes e interessantes.

O LinkedIn é uma rede social voltada para fins profissionais, sendo um excelente espaço para você ter uma relação mais profissional com os seus contatos. 

Nada impede, no entanto, que você também use outros canais, como o Instagram e o TikTok, para alcançar a sua rede de forma criativa e impactante.

3. Participe de eventos

Outra maneira de construir a sua rede de relações de forma eficiente é participando de eventos. Frequente palestras, reuniões, encontros, entre outras atividades que possam colocar você em contato com outras pessoas.

A semana acadêmica da faculdade, por exemplo, pode ser uma excelente maneira de se conectar com outras pessoas.

Em tempos de pandemia, você também pode procurar por eventos digitais, como webinars e fóruns online, que são promovidos por empresas e instituições de ensino. Encontre algo legal na sua área e aproveite.

Independentemente da carreira que você optar, saber o que é network e adotar boas práticas para isso é importante. Assim, novas oportunidades sempre baterão à sua porta.

E por falar em carreira, que tal descobrir agora com qual profissão você dá match? Conheça o nosso jogo das profissões e veja agora quais caminhos você pode seguir.