Sabia que nem toda competência profissional tem a ver com a sua formação técnica? Várias questões comportamentais também entram no jogo. Quando falamos nisso, saiba que é importante entender o que são as soft skills.

Elas fazem parte da nova rotina do trabalho e podem ajudar a ter sucesso na carreira.

 Pode ter certeza: com as habilidades certas, você terá a chance de chegar muito mais longe na profissão!

Para não deixar nenhuma oportunidade passar, veja o que são as soft skills e entenda como elas podem auxiliar o seu cotidiano. Vamos lá?

BAIXAR AGORA

Afinal, o que são as soft skills?

As soft skills também são conhecidas como “habilidades comportamentais”. 

Ou seja, elas estão ligadas à forma como você age em determinadas situações — com destaque, é claro, para o ambiente de trabalho.

Essas competências pessoais têm tudo a ver com a maneira como tomamos decisões e como nos relacionamentos. Entre elas, estão a comunicação, a empatia, o trabalho em equipe, a liderança e tantas outras.

São capacidades que não podem ser medidas (diferentemente de conhecimentos técnicos). Porém, são aprimoradas com as técnicas certas.

Qual a diferença para hard skills?

Ao saber o que são as soft skills, é possível perceber que elas têm a ver com o comportamento, em vez de com os conhecimentos técnicos. 

Essa é, exatamente, a principal diferença para as hard skills.

As competências técnicas são aquelas desenvolvidas por meio do estudo ou da capacitação, por exemplo. Quando você faz uma graduação e consegue seu diploma, por exemplo, pode fortalecer as hard skills.

Elas têm o seu valor, pois garantem que saiba como executar todas as tarefas do cotidiano. 

No entanto, precisam estar aliadas às soft skills, que são essenciais para alcançar resultados.

Por que elas são importantes para os profissionais?

Após descobrir o que são as soft skills, é essencial entender por que elas são tão relevantes. Esse é o melhor jeito de reconhecer por que esse desenvolvimento deve ser uma das suas prioridades.

Está preparado para perceber o que torna essas habilidades tão importantes? Continue a leitura e confira!

Aumento da performance

Profissionais que sabem o que são as soft skills e que desenvolvem essas competências conseguem cumprir melhor as tarefas. 

Sabe o que isso significa? Otimização das entregas e muito mais resultados no cotidiano.

Quando a sua performance fica lá no alto, você explora seu potencial. Todos seus talentos são aproveitados e, é claro, ganha aquela moral com os gestores por causa do desempenho.

Diferenciação profissional

Inclusive, o mercado de trabalho tem procurado cada vez mais profissionais com soft skills. 

A capacitação permanece importante, mas os recrutadores também têm buscado essas competências interpessoais.

Quando você adiciona tais qualidades no currículo, sai à frente dos concorrentes que não se saem tão bem. Portanto, é uma excelente forma de se destacar no mercado e de mandar bem em uma entrevista de emprego.

O que são as soft skills - benefícios

 

Novas oportunidades

Se você consegue chamar a atenção no mercado, então é natural que tenha acesso a novas oportunidades, não é mesmo?

 Desenvolver suas soft skills, portanto, é uma ótima forma de abrir portas em sua carreira.

Na hora que aparecer aquela promoção ou que pintar uma vaga imperdível, as soft skills vão ajudar você a chegar lá. Esse é um dos segredos para ter uma trajetória dinâmica e cheia de possibilidades!

Aumento da autoconfiança

Um profissional autoconfiante não foge dos desafios, sabe o seu valor e explora o próprio potencial. Incrível, né? 

Pois saiba que você pode se tornar um com o desenvolvimento das soft skills.

Com as capacidades certas, terá mais segurança para criar bons relacionamentos de trabalho. A conquista de resultados melhores fará com que tenha mais realização pessoal e profissional — e essa é a fórmula para atingir satisfação e autoconfiança.

Potencialização do conhecimento

De que adianta ter as melhores ferramentas se não souber como usá-las? 

Pois é exatamente o que acontece quando você tem as hard skills sem as soft skills. Afinal, somente ter o entendimento técnico não basta.

Por outro lado, desenvolver essas competências interpessoais ajuda a aproveitar ao máximo os seus conhecimentos. Com isso, é a sua atuação na profissão que sai ganhando.

Sucesso na carreira

Saber o que são as soft skills e como aproveitá-las é essencial para alcançar os seus objetivos profissionais. Mais que aumentos ou promoções, você conquistará resultados cada vez melhores.

É por isso que elas estão entre os principais componentes para atingir o sucesso na carreira. Graças a elas, será fácil realizar os seus planos rumo ao êxito. 

Preparação para o futuro

Ter soft skills desde já é essencial se você quiser estar pronto para o futuro. 

Afinal, tantas mudanças (como o uso de tecnologia) fazem com que o mercado seja cada vez mais dinâmico e competitivo.

Ser capaz de usar as habilidades certas faz toda a diferença para que se mantenha relevante. Como muitas qualidades serão sempre necessárias, você ganha uma segurança extra contra os impactos das mudanças.

Sabendo o que são as soft skills, a faculdade ainda é importante?

Como dissemos, essas qualidades são comportamentais — e não técnicas. Embora sejam importantes, não excluem a necessidade de ter conhecimentos específicos sobre uma área para atuar da melhor maneira.

É por isso que trabalhar soft skills não substitui fazer uma faculdade. Você precisa da graduação para aprender a profissão desejada. Inclusive, ter o diploma ajuda a saber como aplicar essas características no cotidiano profissional.

Como a faculdade pode auxiliar?

Uma boa graduação não ensina apenas o que encontramos em livros e teorias. Ela também ajuda a aprimorar as qualidades comportamentais que são essenciais para se dar bem no mercado.

Você terá a chance de desenvolver relacionamentos interpessoais, de trabalhar a comunicação e assim por diante. Portanto, fazer uma faculdade tem seu valor nesse aprimoramento de capacidades!

Saber o que são as soft skills é indispensável para mandar bem na carreira e dar o que o mercado procura. 

Com as habilidades certas, você estará pronto para vencer desafios e aproveitar oportunidades!

Já que falamos tanto sobre obter bons resultados, veja como jovens no mercado de trabalho podem chegar ao sucesso!

ACESSAR MATERIAL