Se você pretende cursar Publicidade e Propaganda, é bom saber em quais áreas você vai poder trabalhar, não acha?

Assim, você entra na faculdade já conhecendo as opções que o mercado de trabalho tem para oferecer.

Então continue lendo e fique ligado nas oportunidades que aguardam você! 

O que faz quem se forma em Publicidade e Propaganda?

O publicitário é quem cria as campanhas publicitárias para as marcas, elabora logotipos, embalagens e produz diversos materiais de comunicação. 

Tudo isso ele aprende na faculdade de Publicidade e Propaganda.

Mais do que saber desenhar e escrever bem, os profissionais da área sabem transmitir uma ideia como ninguém. É a tal da persuasão!

Por isso, além de vender produtos e serviços, os publicitários também são ótimos em vender ideias e valores.

Os lugares mais conhecidos para se trabalhar são as agências. 

Mas fique sabendo que é possível trabalhar em empresas privadas, setor público, ONGs, consultorias e até na política.

6 principais áreas da Publicidade e Propaganda

Conheça a seguir as principais opções de atuação para o publicitário:

1. Atendimento

Quem trabalha com atendimento fica na linha de frente das agências de publicidade. Fazem parte dessa área os profissionais que mantém contato direto com os clientes.

Assim, são eles os responsáveis por entender os objetivos da marca, guiar as estratégias da campanha e ouvir as dores do cliente.

2. Criação

Como o nome dá a entender, na criação estão os publicitários que colocam a mão na massa. Nesse caso, pode ser um texto, imagem, vídeo, roteiro, etc.

Ou seja, são os profissionais de criação que elaboram as peças e definem toda a parte visual de uma campanha.

Publicidade e Propaganda - áreas

3. Mídia

Nenhum publicitário sai divulgando uma marca aleatoriamente. Os veículos de comunicação são escolhidos a dedo pelo pessoal de mídia.

Além de saber escolher, eles precisam ser bons negociadores. É um talento necessário na hora de comprar espaços publicitários.

4. Planejamento

A área de planejamento existe para garantir que as campanhas façam sentido e gerem resultados positivos.

Por isso, esses profissionais precisam estar ligados nas tendências do mercado, nos perfis e hábitos dos consumidores para guiar a produção das peças publicitárias.

5. Social Media

Como você bem sabe, a publicidade não fica mais restrita aos meios de comunicação tradicionais. Hoje as redes sociais são ferramentas poderosas para os publicitários.

Foi para aproveitar as vantagens das novas mídias que a profissão surgiu. É a galera dessa área que gerencia os conteúdos e cuida da imagem das marcas no mundo digital.

6. Marketing

O mercado de trabalho de Publicidade e Propaganda também inclui os departamentos de marketing das empresas.

A visão dos publicitários ajuda a criar boas estratégias para fortalecer as marcas e impulsionar as vendas.

Pronto para se tornar um publicitário de sucesso?

Esse é o caminho! Para se dar bem na Publicidade e Propaganda, assim como em outras áreas, você deve estar bem preparado.

Isso significa conhecer bem a profissão, as opções de atuação e o mercado de trabalho.

Quer conferir mais informações? Acesse agora o guia completo da Publicidade e Propaganda!