Dominar um segundo idioma é fundamental caso você queira se destacar na carreira. A importância do inglês no mercado de trabalho é inquestionável.

O idioma  abre portas e permite que você tenha mais oportunidades, tanto profissionais quanto pessoais.

Acompanhe o post para descobrir benefícios de ser fluente em inglês.

A importância do inglês no mercado de trabalho

Se o seu sonho é trabalhar em uma grande empresa multinacional, o domínio do inglês é obrigatório. Isso vale mesmo para países em que ele não é a língua oficial. 

O inglês é o segundo idioma mais falado no mundo, perdendo apenas para o mandarim. Como é usado em países desenvolvidos com grande poder geopolítico, tem grande influência no mundo dos negócios.

Os profissionais estrangeiros utilizam essa língua para se comunicar com pessoas de outras partes do mundo.

Se você for conversar com um empresário chinês, por exemplo, dificilmente usará o mandarim. O mais provável é que vocês se expressem em inglês, vencendo as barreiras geográficas. 

Logo, independentemente da profissão que você escolha, é fundamental falar inglês.

7 benefícios de ser fluente em inglês

No Brasil, ainda há poucas pessoas com fluência nessa língua. Para chegar nesse nível, é preciso dominar leitura, interpretação e fala no idioma. A maior parte da nossa população tem conhecimento apenas básico ou intermediário da língua. 

Como resultado, é comum conhecer quem tenha perdido uma boa oportunidade de emprego por não saber inglês.

Além de deixar passar as oportunidades profissionais, muitas vezes essas pessoas ainda se limitam a viajar apenas pelo Brasil. Deixam de conhecer várias culturas fascinantes ao redor do mundo.

Listamos 6 benefícios de ser fluente em inglês para estimulá-lo a estudar. Descubra quais são eles. 

1) Melhoria salarial

Uma pesquisa da Catho revelou que quem fala inglês tem melhores salários. Gerentes que dominam o idioma ganham até 70% a mais do que outros funcionários na mesma função.

Em cargos de supervisão e coordenação, a variação é em torno de 53%. Já para vagas de analista, a diferença é de 40%. 

Os dados são mais uma prova de quem falar uma segunda língua favorece ganhos salariais maiores. 

2) Possibilidade de expansão da atuação

Já reparou que boa parte das vagas para níveis de liderança tem como requisito inglês avançado? 

Saber essa língua pode ajudar você a crescer na carreira, chegando a cargos mais altos. Portanto, é importante manter sempre os estudos em dia para aproveitar as oportunidades quando elas surgirem.

Trace um plano de carreira para se manter preparado para aceitar os convites profissionais. Quem sabe daqui a um tempo você não recebe uma oferta de promoção? Ou até mesmo é transferido para uma filial estrangeira da sua empresa!?

3) Domínio de termos técnicos

Qual a importância do inglês no mercado de trabalho

A maior parte dos estudos e pesquisas científicas realizados em grandes centros mundiais está escrito em inglês.

Geralmente, uma parcela deste material nem chega a ser traduzido, já que é consenso que todo pesquisador deve saber o segundo idioma. Nas poucas ocasiões que isso acontece, as traduções podem gerar alteração de sentido ou perda de significados.

A melhor forma de se manter atualizado é sempre praticar a leitura técnica em inglês. Para isso, você pode criar metas semanais e desenvolver seu próprio dicionário de termos específicos.

Registre as novas expressões que você aprender com o respectivo significado. Assim, você consegue memorizá-las com mais efetividade.

4) Possibilidade de conhecer culturas diferentes

Que tal fazer novas amizades e conhecer pessoas de diferentes partes do mundo? Falar inglês pode ajudar você nesta tarefa.

Para isso, nem precisa sair do país. Na internet, é possível se conectar com estrangeiros e trocar experiências.

Aproveite para aprender coisas novas e descobrir costumes culturais diferentes. O intercâmbio de conhecimentos pode ajudar você a se desenvolver e ter mais empatia pelo outro.

5) Estudar e trabalhar fora

Se o seu sonho é mudar de país para encontrar o emprego ideal ou se qualificar, é importante saber inglês.

Existem muitas vagas abertas para brasileiros que desejam imigrar. Na Alemanha, por exemplo, há inúmeras oportunidades para profissionais de TI. É necessário ter experiência anterior na área e dominar a língua para conseguir esses empregos. 

Além de trabalhar, você pode aproveitar a mudança para estudar. Cursar uma especialização pode turbinar o seu currículo na volta para o Brasil.

6) Intercâmbios

Outra possibilidade de crescimento pessoal e profissional é participar de um intercâmbio. Este tipo de programa é voltado para estudantes de todas as idades.

O intercâmbio garante aprendizado do idioma e uma rica troca de experiência com colegas de outros países. Sem falar que morar longe de casa e dos familiares é uma vivência única. Quem já passou por isso garante que amadureceu muito e desenvolveu muitas habilidades.

Da inteligência emocional à capacidade de gerir as finanças, é possível aprender de tudo um pouco. 

Os países mais procurados pelos brasileiros para intercâmbio são Estados Unidos e Canadá. O inglês é o idioma principal nestes dois países. Portanto, é fundamental saber ao menos o básico até que você aprenda a se comunicar melhor lá.

7) Rapidez de aprendizado

Estudos de neurociência concluíram que quem domina um segundo idioma desenvolve sua capacidade de aprendizado.

Descobrir novas informações em um curto período de tempo estimula nosso cérebro. Com mais conexões cerebrais ativadas, a sua memória será potencializada.Desta maneira, a sua curva de aprendizagem será muito mais rápida.

Dicas e plano de carreira

Não há como questionar a importância do inglês no mercado de trabalho depois de tantas vantagens. Já deu para notar que ter conhecimento avançado no idioma pode levar a sua carreira para um novo patamar.

Se você ainda não tem fluência, pode começar procurando um bom curso de línguas. O recomendado é fazer pelo menos uma aula semanal, estudando interpretação e praticando a comunicação.

Caso a grana esteja curta, há ainda a possibilidade de usar ferramentas gratuitas na internet para aprendizado. Existem vários aplicativos que ajudam o aluno a aprender a nova língua por meio de exercícios práticos.

Independentemente do método, o que importa mesmo é manter a continuidade dos estudos e ter objetivos claros. Inclua o aprendizado do idioma como parte do seu plano de carreira e estabeleça metas de médio e longo prazo.

Quer receber mais dicas de carreira? Saiba como desenvolver um perfil multifuncional clicando neste link.

Baixar agora