Tem interesse em trabalhar na área de Comunicação? Então, provavelmente você já pode ter pensado qual é o melhor curso: Relações Públicas ou Publicidade.

A confusão acontece porque as duas carreiras têm como objetivo divulgar e tornar popular novas ideias. Porém, a maneira de alcançar esse alvo é completamente diferente.

Neste post, vamos explicar as distinções entre as duas áreas. Descubra qual tem mais afinidade ao seu perfil.

Relações Públicas ou Publicidade: qual combina comigo?

À primeira vista, essas duas graduações parecem bem semelhantes. Uma rápida pesquisa na internet pode até mesmo confundir os desavisados.

Porém, basta procurar um pouco mais a fundo sobre as profissões do relações públicas e do publicitário. Assim, é possível entender que há grandes diferenças.

ACESSAR MATERIAL

Saiba quais são elas e o que é exigido de cada profissional.

 

Relações Públicas

A atividade do Relações Públicas é uma das mais estratégicas da área da Comunicação. Requer muito planejamento e domínio da comunicação interpessoal para que seja bem desenvolvida.

O trabalho do relações públicas é mediar a relação entre as empresas/entidades e seus diferentes públicos. Quanto maior o número de envolvidos, maior a complexidade do diálogo a ser construído.

Relações Públicas ou Publicidade? Conheça as diferenças entre os cursos

Há uma parcela considerável de vagas nesta área ligadas a:

  • organização de eventos;
  • consultorias em projetos de responsabilidade social;
  • assessoria de imprensa.

O assessor de imprensa tem como objetivo atuar como ponte entre as organizações e os veículos jornalísticos. Para tanto, se vale de contatos e comunicados à imprensa.

Como não se trata de um espaço pago, não possui controle do que e como a história será publicada. O material, em geral, é divulgado apenas uma vez e é produzido por um jornalista de redação.

Para se dar bem nesta área, o estudante deve ter:

  • capacidade de ouvir;
  • habilidade de negociação;
  • boa comunicação;
  • clareza;
  • objetividade.

Publicidade e Propaganda

Relações Públicas ou Publicidade? Conheça as diferenças entre os cursos

A graduação em Publicidade e Propaganda é voltada para formação de profissionais que saibam integrar marketing e vendas. De todas as áreas da Comunicação, é a que tem viés mais comercial.

O trabalho do publicitário é desenvolver campanhas para aumentar o engajamento com produtos ou serviços. Portanto, é necessário ter muita criatividade para se destacar entre os demais concorrentes.

Ao contrário do que acontece na assessoria de imprensa, o publicitário atua comprando mídia. Ou seja, pode escolher o espaço de veiculação dos seus anúncios e a frequência com que eles serão exibidos.

Um bom publicitário é:

  • dinâmico;
  • aberto a mudanças;
  • estrategista;
  • inovador;
  • interessado por cultura, arte e comportamento humano.

Caso você identifique duas ou mais habilidades listadas acima do seu perfil, você pode estar no caminho certo. Provavelmente, a Publicidade irá lhe dar mais prazer no futuro profissional.

Entender as diferenças entre Relações Públicas ou Publicidade é muito importante para tomar uma decisão mais acertada.

Informe-se muito sobre a profissão pretendida. Converse com pessoas que já trabalham na área e pesquise sobre o mercado de trabalho.  Assim você evita ser surpreendido.

Escolher uma carreira para o futuro pode ser mais fácil seguindo estes passos. 

Gostou das dicas? Aproveite para descobrir tudo sobre Publicidade e Propaganda clicando neste link.

QUERO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO!