Quem está em busca de um teste vocacional gratuito pode acabar esbarrando com alguma citação do método japonês Ikigai.

Sem tempo para ler o artigo? Escute a narração no player a seguir:

Apesar de não ser um teste vocacional, essa metodologia pode ajudar a descobrir quem é você e quais são suas aspirações.

Neste post, vamos explicar o que é o método Ikigai. Como você pode aplicá-lo para encontrar a felicidade plena na sua vida. Acompanhe para saber mais!

Propósito de vida

Talvez você ainda não tenha parado para pensar qual é o seu propósito de vida. Por isso, falar sobre esse assunto pode parecer assustador.

Muitas pessoas vivem por anos sem refletir o que realmente lhes faz feliz e qual é sua missão de vida. Infelizmente, elas acabam se afastando dos seus sonhos e vivendo uma vida sem muitas conquistas.

Para evitar que isso aconteça com você, é importante separar alguns momentos de reflexão antes mesmo de chegar a faculdade.

O período de conclusão do Ensino Médio, normalmente, coincide com a fase em que os jovens escolhem uma profissão. 

Trata-se de uma época marcada por dúvidas, incerteza e ansiedade. Se isso estiver acontecendo com você agora, não se assuste. É normal se sentir um pouco perdido mesmo. 

Tire um tempo para se olhar no espelho e se conhecer melhor. Coloque em prática o método Ikigai que vamos explicar mais adiante.

Com a ajuda desta técnica, você poderá identificar o seu propósito de vida. Ou seja, saberá com mais facilidade qual é a profissão que mais combina com o seu perfil. Afinal, a vida não pode ser só pagar boletos, não é mesmo!?

EU QUERO!

O método Ikigai

O método Ikigai foi criado no Japão e consiste em uma filosofia de vida. 

A palavra Ikigai não tem tradução literal no português. Porém, seus elementos podem ser traduzidos em partes para que o contexto seja compreendido.

O termo “iki” está ligado à vida. Já “kai” faz referência ao alinhamento de expectativas. Fazendo uma junção simples, é possível dizer que Ikigai é um estado de espírito onde metas e realizações são harmônicas.

Ou seja, um estado de extrema produtividade. Há auto realização já que tudo o que é produzido pela pessoa faz sentido em sua evolução pessoal.

Essa técnica pode ser aplicada com diversos objetivos para que a pessoa possa conhecer melhor seus pontos fortes e fracos. 

É o ponto de partida para que o indivíduo entenda como pode encontrar a plenitude em sua vida.

Teste vocacional gratuito: conheça o método Ikigai

Como fazer o teste vocacional gratuito usando o método Ikigai

Nosso foco aqui é falar sobre desenvolvimento de carreira. Portanto, vamos nos restringir a abordar como o método pode ser usado como teste vocacional gratuito.

A técnica Ikigai consiste no uso de uma mandala com quatro pontos. Eles devem ser levados em consideração para identificação do propósito de vida.

Entenda o que são cada um deles e como identificá-los:

O que amo fazer

Escolher uma profissão é mais fácil quando você conhece suas aptidões. Ou seja, aquilo que realmente lhe dá prazer em fazer.

Comece listando tudo o que você faz no dia a dia que lhe faz sentir realizado. Pense nas pequenas coisas no dia a dia.

Cada pequena pista é importante para o resultado final da mandala Ikigai.

O que posso fazer bem

O segundo ponto da mandala Ikigai diz respeito ao que você pode fazer bem. Aqui, é importante pensar sobre os seus diferenciais.

Quais problemas você resolve das outras pessoas? No que você de fato é bom? Quais são seus pontos fortes que lhe fazem único e especial?

Teste vocacional gratuito conheça o método Ikigai

O que posso ser pago para fazer

O terceiro passo vai cada vez mais em direção à escolha da carreira em si. É uma etapa um pouco mais prática do que as anteriores.

A proposta neste ponto é começar a traduzir suas habilidades e competências em atividades.

Quais profissões combinam com os pontos fortes que você já identificou? Qual área está mais próxima aos seus desejos e interesses pessoais?

Caso necessite de ajuda neste ponto, você pode recorrer ao Jogo das Profissões para descobrir mais informações sobre possíveis carreiras.

Pesquise a fundo as áreas selecionadas para ter certeza de que elas realmente atendem às suas expectativas.

Tenha em mente pontos como:

  • empregabilidade;
  • média salarial;
  • descrição das atividades do dia a dia;
  • desafios dos profissionais;
  • habilidades e competências comportamentais;
  • conhecimento técnico exigido.

O que o mundo precisa

A última etapa para a construção da sua mandala do método Ikigai pode parecer mais abstrata e idealista. Porém, é fundamental para que você se sinta realizado após empregado. 

É chegada a hora de pensar qual é a sua missão no mundo. Como você espera ser reconhecido pelos outros? O que você acrescentará à sociedade nesta passagem pela Terra? Qual é o impacto que você quer gerar com o seu trabalho?

Esse estágio foi criado para que a pessoa consiga unir os seus interesses à sua função social, fechando o ciclo.

Combinações

Assim como qualquer mandala, a interseção entre as áreas comuns de dois círculos acaba gerando um novo fator.

Neste caso, as interseções são muitas e estão ligadas a pontos fundamentais para vida de qualquer um:

  • Aquilo que você é bom + Aquilo que você ama = Paixão. Tudo aquilo que faz seus olhos brilharem mais forte no dia a dia;
  • Aquilo que você ama + O que o mundo precisa = Missão. Intuito superior aos demais na sua vida;
  • O que o mundo precisa + Aquilo que você é pago para fazer = Vocação. Atividade a qual você tem mais talento para exercer;
  • Aquilo que você é pago para fazer + Aquilo que você é bom = Profissão. Trabalho que você executa no dia a dia;
  • Paixão + Missão + Vocação + Profissão = Ikigai. Estado de plenitude na vida profissional e pessoal.

Entender cada um deles e acompanhá-los ao longo da vida é fundamental. Isso ajudará a desenvolver um plano de ação para reajustar o que for necessário

Como você pode notar, o método Ikigai é, entre outras coisas, um teste vocacional gratuito bastante fácil de se aplicar.

Com algumas horas de reflexão, você já consegue ter mais clareza sobre o seu propósito. Consequentemente, também entenderá mais sobre a sua carreira ideal no futuro.

Experimente aplicá-lo e nos conte depois como foi a sua experiência. Caso você ainda tenha dúvidas, listamos dicas para escolher o curso certo na faculdade.

BAIXAR AGORA