A Tecnologia da Informação nunca esteve tão em alta!

No mundo digital, o setor TI se tornou ferramenta indispensável para o desenvolvimento de qualquer negócio. Por isso, quem se especializa na área tem grandes chances de se dar bem no mercado.

Continue a leitura e saiba porque trabalhar com TI pode ser um investimento de sucesso.

Tecnologia da Informação e mercado de trabalho: a carreira do presente e do futuro

Você sabia que trabalhar com TI pode ser uma escolha um tanto quanto estratégica?

Em um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e informatizado, este setor se tornou peça central para o sucesso de qualquer negócio. E, por isso, a demanda por profissionais da área não para de crescer. 

A Tecnologia da Informação está presente em praticamente todos os nichos do mercado e da vida. E a tendência é que esse cenário se intensifique cada vez mais. 

Empresas aumentam os investimentos no setor de TI

Se antes, o TI era uma √°rea secund√°ria dentro das organiza√ß√Ķes, hoje as empresas investem cada vez mais alto no setor, disponibilizando vagas para diferentes ramos e especialidades.

Segurança e estabilidade no emprego

√Č justamente o crescimento na oferta de emprego que faz com que o setor de TI ofere√ßa duas joias bem raras para qualquer profissional: seguran√ßa e estabilidade.

Como a Tecnologia da Informação é uma área do conhecimento cada vez mais presente e indispensável em muitos setores do mercado, não faltam oportunidades de trabalho para quem é da área. 

Por isso, mesmo se você perder o emprego, não vai demorar para encontrar outro. Principalmente se você for um profissional qualificado e experiente.

Mas porque o setor de TI é tão importante?

Os profissionais de TI s√£o respons√°veis pelo setor de comunica√ß√£o e armazenamento de dados digitais. Ou seja, cuidam de todo o processo de troca e armazenamento de informa√ß√Ķes, garantindo que tudo seja feito da forma mais eficiente e segura poss√≠vel.

Eles também trabalham para otimizar serviços, implementar novas tecnologias e solucionar problemas de conexão entre computadores, programas, equipamentos e usuários. 

Al√©m de zelar pela seguran√ßa dos dados e das opera√ß√Ķes, evitam qualquer tipo de vazamento de informa√ß√Ķes.

Oportunidades no setor p√ļblico e privado para quem deseja trabalhar com TI

A cada dia surgem novas especializa√ß√Ķes, cargos e op√ß√Ķes de carreira em TI.

Quem trabalha no ramo pode atuar em diferentes organiza√ß√Ķes, empresas e iniciativas, dos mais variados segmentos e tamanhos.¬†¬†

√Č poss√≠vel atuar em empresas de pequeno, m√©dio e grande porte, p√ļblicas ou privadas. Multinacionais, startups, ONGs, como freelancer ou at√© criar o seu pr√≥prio empreendimento.

√Āreas de trabalho poss√≠veis para o setor de Tecnologia da Informa√ß√£o

Os profissionais de TI podem atuar em diferentes √°reas de trabalho. Confira a lista de possibilidades a seguir:

  • Infraestrutura
  • Software
  • Banco de dados
  • Desenvolvimento digital
  • Gest√£o de neg√≥cios
  • Seguran√ßa da informa√ß√£o
  • Suporte
  • Gerenciamento
  • e muitas outras.¬†

Continue a leitura e conheça com mais detalhes sobre 6 áreas de trabalho para quem quer fazer carreira em Tecnologia da Informação.

1. Segurança da Informação: prevenção e proteção de dados

Quem se dedica a esta √°rea √© respons√°vel por garantir a seguran√ßa de toda a rede corporativa. Ou seja, criar sistemas de preven√ß√£o e prote√ß√£o de dados e informa√ß√Ķes.¬†

O profissional de seguran√ßa da informa√ß√£o faz o monitoramento das redes para detectar poss√≠veis viola√ß√Ķes ou vazamentos, al√©m de desenvolver estrat√©gias para reverter e recuperar dados em caso de ataques.

2. Administração de banco de dados: interpretação e organização

Os profissionais que se dedicam √† administra√ß√£o de banco de dados s√£o respons√°veis por interpretar e organizar as informa√ß√Ķes dos clientes.

Eles alimentam, monitoram, atualizam, analisam e gerenciam os dados utilizados pelas corpora√ß√Ķes.

3. Desenvolvimento de softwares: programas personalizados

O desenvolvimento de softwares personalizados é uma das principais áreas de atuação dos profissionais de TI.  

A partir de uma sequência lógica de dados, o profissional cria softwares capazes de executar tarefas específicas, de acordo com as necessidades de cada usuário. 

De forma simplificada, o software √© um programa que re√ļne informa√ß√Ķes sobre como um dispositivo deve funcionar. Pode ser um editor de textos, um programa de envio de mensagem, armazenamento, aplicativo para celular ou planilha eletr√īnica.

4. Administração de Redes: tecnologia e infraestrutura

Na administração de redes, o profissional é responsável por toda a infraestrutura de Tecnologia da Informação de uma empresa. Desde o desenvolvimento de softwares à instalação e manutenção dos sistemas operacionais.    

Também cabe ao profissional zelar pela segurança das redes internas. Instalar programas específicos de proteção e armazenamento de dados, configurar e solucionar problemas.

5. Suporte: assistência técnica, treinamento e manutenção

Aliado ao trabalho de desenvolvimento de sistemas também está o de suporte aos usuários.  

O profissional do setor oferece assistência técnica e treinamento para manutenção e atualização de programas. Também atua no desenvolvimento de manuais técnicos sobre o funcionamento de sistemas e ajustes às novas necessidades.

6. Gerenciamento: administração e diagnóstico

De forma geral, o gerente é quem administra as equipes de desenvolvimento de sistemas.

Este profissional deve ter uma vis√£o global de todo o processo de informa√ß√Ķes de uma empresa. √Č respons√°vel por diagnosticar problemas relacionados aos sistemas computacionais e propor solu√ß√Ķes para tornar os processos mais seguros e eficientes.

Média salarial dos profissionais de TI: um dos setores mais bem pagos do mercado

O segmento de TI √© uma das √°reas de trabalho mais bem pagas do mercado corporativo. Por esse motivo, √© tamb√©m uma das profiss√Ķes mais procuradas pelos futuros formandos.

De acordo com pesquisa realizada pela Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas, o sal√°rio m√©dio do profissional de TI √© de R$5.349,96. Segundo a Catho, esse sal√°rio pode alcan√ßar a marca 20 mil reais.

Como você pode perceber, a variação pode ser alta. Tudo vai depender do cargo, experiência e qualificação profissional de cada um. 

Curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: invista em uma qualificação de sucesso

Para se dar bem no setor de TI e construir uma carreira de sucesso, o primeiro passo é investir em qualificação profissional.

O curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece todas as ferramentas necessárias para você se destacar no ramo de TI. 

Durante a formação, os estudantes aprendem sobre computação avançada, linguagens de programação e resolução de programas técnicos. Saem preparados para atender as diferentes demandas do mercado e atuar em projetos de transformação digital e desenvolvimento de sistemas de informação.

Trabalhar com TI: o caminho para uma carreira promissora

Agora você já sabe porque trabalhar com TI é a melhor escolha para uma carreira profissional de sucesso. 

A Tecnologia da Informação está em alta no mercado e oferece diferentes possibilidades de atuação. Não faltam boas oportunidades de emprego, mas para se dar bem no setor, é preciso investir em qualificação! 

Saiba mais sobre o curso de An√°lise e Desenvolvimento de Sistemas. Baixe gratuitamente o conte√ļdo completo!