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Para o profissional que deseja se posicionar bem no mercado, é importante aprender como fazer um currículo perfeito, pois se trata de uma ferramenta essencial na hora de estabelecer o primeiro contato com a empresa.

O currículo precisa se destacar dentre os demais para chamar a atenção dos recrutadores que procuram profissionais para desempenhar cargos em determinadas empresas.

É importante, portanto, saber o que colocar no currículo, que informações básicas devem ser fornecidas. Um bom currículo é objetivo e atraente. E ele dará aos empregadores uma primeira impressão (positiva!) sobre o profissional. Confira nossas dicas a seguir!

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1. O layout

Para ensinar sobre como fazer um currículo perfeito, começaremos pelo layout. Ele envolve a formatação do currículo. Existem diferentes modelos, a maioria disponível na internet. Ao contrário do que muitas pensam, colocar foto não é uma boa estratégia. O que importa para o empregador são as habilidades, o nível de conhecimento e as experiências do candidato.

Um design bem elaborado esteticamente pode ajudar em alguns casos. Mas nunca exagere, pois dará a impressão de que o profissional está tentando compensar poucas habilidades com apelo visual.

O design bem definido mostra que a pessoa é organizada e se interessa em apresentar um material atrativo. Não esqueça, contudo, que o foco é destacar seu potencial como profissional, as perspectivas que espera do trabalho e o seu perfil. Analisando essas informações, o recrutador poderá decidir se o candidato ajusta-se ou não ao perfil da empresa.

2. Os dados pessoais

É preciso registrar o nome completo, a data de nascimento (que precisa de atualização anual), endereço e cidade em que mora (sempre que se mudar de endereço e/ou cidade, atualize o item no currículo), e-mails, telefones de contato (principalmente celulares).

3. O objetivo profissional

Ao ler esse campo, o recrutador identifica imediatamente se o perfil do candidato é efetivamente compatível ou não com o perfil do cargo à disposição.

Mesmo que o objetivo não seja compatível em determinados aspectos, o recrutador pode direcionar o candidato para outros setores da mesma empresa ou até para outras empresas.

Por esse motivo, é recomendável ser o mais específico possível. Por exemplo, não convém escrever apenas a palavra “Marketing” — a informação precisa ser mais detalhada, como: Analista de Marketing, Estagiário de Marketing ou Gerente de Marketing.

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4. A formação acadêmica

Ao invés de elencar todas as suas formações, priorize as mais atuais. Ou seja, comece da formação mais recente e siga até o primeiro curso superior que fez.

Se o candidato tiver, por exemplo, cinco formações, ele não precisa colocar todas, bastando registrar as duas últimas, que interessam mais à avaliação do recrutador.

5. A experiência profissional

Siga a mesma recomendação do item anterior, ou seja, comece de sua experiência mais recente até a primeira. Também não é necessário registrar todas as experiências. Um profissional que já trabalha há 15 ou 20 anos, empregado em diferentes organizações, não necessita descrever todas elas. E a avaliação seria cansativa para o recrutador.

Um ponto importante é descrever quais cargos ocupou, o período em que trabalhou em determinada organização, as responsabilidades que teve que assumir e também os resultados que conquistou.

Os dados numéricos são relevantes para o currículo. Por exemplo, o candidato pode ter liderado uma equipe de 5 ou 7 funcionários, pode ter integrado um Projeto X e obtido um aumento específico na quantidade de vendas e/ou clientes (esse aumento deve ser expresso por porcentagem, como 10%, 25%, 40%).

Mas se o candidato tiver pouca ou nenhuma experiência? Isso significa que ele nunca será contratado? De forma alguma, pois para ter experiência é preciso um começo.

Assim, determinadas informações podem ajudar pessoas com pouca ou nenhuma experiência de trabalho.

6. As atividades extracurriculares

O candidato pouco experiente deve registrar atividades como:

  • Cursos: eles servirão para revelar o interesse do candidato em se aperfeiçoar constantemente;
  • Trabalho voluntário: trata-se de uma experiência que gestores de empresas e recrutadores costumam valorizar;
  • Atividades em grupo: nesse caso, são considerados trabalhos desenvolvidos em Centros Acadêmicos, Bandas Musicais, Clubes Atléticos e assim por diante;
  • Trabalho de conclusão de curso: o TCC (monografia) é um importante elemento na qualificação e desenvolvimento do profissional;
  • Projeto extra: caso o candidato tenha escrito um livro, seja dono de um blog ou de um canal no YouTube, vale a pena registrar no currículo, colocando a URL.

Todas essas atividades servem como diferencial para um profissional pouco experiente. Consistem em atividades extracurriculares que despertam o interesse dos recrutadores, pois compensam, de certa forma, as experiências profissionais mais limitadas do candidato.

7. O que evitar no currículo

Mostraremos agora o que o candidato deve evitar em seu currículo. Fique atento, pois essa parte também é importante!

Mentiras

Não coloque conhecimentos e habilidades que não possui somente para se valorizar mais. Depois, isso poderá ser cobrado e certamente você ficará em “maus lençóis”.

E-mail não profissional

Cuidado com o nome que dá ao seu e-mail. O recrutador talvez considere pouca seriedade da parte do candidato construir e-mails com nomenclatura cômica ou muito despojada.

Números de documentos

Não é necessário colocar os números de seu RG, CPF ou outros documentos.

Detalhes pessoais

Evite falar sobre sua aparência, seu parentesco, seu cônjuge e outras informações pessoais que não acrescentarão nada de importante ao currículo.

Histórico de salário

Não registre no currículo o valor de seus últimos salários. Deixe para falar sobre isso no momento da entrevista caso o recrutador pergunte.

Excesso de cursos

Como já se falou, o currículo precisa de objetividade. Registre apenas os cursos mais relevantes, com nome do curso e da instituição, o mês e o ano de conclusão.

Assinatura

O currículo não precisa de sua assinatura.

Omissões

O candidato não deve omitir qual o seu objetivo. É importante definir a área e o cargo em que pretende trabalhar. Se não fizer assim, o recrutador poderá julgar que ele tem pouco interesse em trabalhar seriamente.

Também não omita o período de permanência nas empresas mais recentes. Coloque as datas de entrada e saída. Outra dica é explicar o motivo da saída: hoje em dia as empresas desconfiam de profissionais com alta rotatividade (podem ter sido demitidos por má conduta ou podem ser profissionais relaxados, sem interesse efetivo no trabalho).

Entregar o currículo sem revisar

Finalmente, revise seu currículo antes de entregar, procurando exageros, omissões, erros de ortografia e gramática, linguagem muito despojada e assim por diante.

8. Como fazer um currículo perfeito usando um modelo pronto

A partir do modelo a seguir, você pode fazer seu próprio currículo, substituindo os dados.

 

PAULO PEREIRA AMORIM

16/07/1993

Rua Barão de Macaúbas, 12, Barbalho, Salvador/BA

(71) 3329-5555 | (71) 9875-3000

pauloamorim@gmail.com

 

OBJETIVO PROFISSIONAL

Estágio em Pedagogia para atuar na Biblioteca

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Licenciatura em Letras Português-Inglês

UFBA – Universidade Federal da Bahia

Jul/2013 a jul/2017

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Biblioteca UFBA – set/2017 a set/2018

Estagiária em Pedagogia

  • Recepção de alunos e professores na biblioteca;
  • Organização dos livros e das fichas catalográficas;
  • Monitoramento dos usuários da biblioteca.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Projeto extra: criação de uma biblioteca caseira com sistema de empréstimo de livros e sorteio de obras de autores famosos.

TCC: “Análise da Pedagogia Através dos Tempos: Erasmo de Roterdã, Raimundo Lúlio, Jean Jacques-Rousseau, Barão de Macaúbas e Paulo Freire”.

Seguindo as orientações acima, o profissional aprenderá como fazer um currículo perfeito, destinado a qualquer empresa.

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