Blog Post

11 eventos de tecnologia para participar em 2024
Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Presencial

11 eventos de tecnologia para participar em 2024 

Ano após ano, novas tecnologias aparecem para melhorar os processos nas empresas, indústrias e rotina das pessoas em geral. 

Assim, ocorrem vários eventos anualmente para lançar as novidades. Neles, é possível acessar, de forma antecipada, as inovações, conhecendo suas vantagens e custos.

Confira, a seguir, 11 eventos de tecnologia para participar em 2024. Aproveite para se atualizar sobre esse universo, mantendo-se sempre em dia com as transformações que podem afetar sua carreira e seus negócios.

11 eventos de tecnologia para participar em 2024

Participar de eventos de tecnologia é uma forma de identificar oportunidades e conhecer outros profissionais, que atuam na mesma área ou naquelas que são diferentes.

Por isso, vamos mostrar a seguir a programação de eventos de tecnologia em 2024, com as principais informações de realização:

1. Campus Party Brasil

A Campus Party Brasil é um dos eventos de tecnologia mais influentes do país. É uma feira pautada na cultura maker, envolvendo robótica e programação, palestras e workshops. 

Já existe há 24 anos e já teve mais de 77 edições com a participação de três milhões de pessoas. Os eventos da Campus Party se realizam em localidades diferentes:

  • Campus Party Amazônia (CP Amazônia4): 09 a 13/04/2024;
  • Campus Party Goiás (CPGoiás4): 29/05/2023 a 02/06/2024;
  • Campus Party Nordeste (CPNordeste): 04 a 08/09/2024.

Você pode acessar a página oficial da Campus Party Brasil para ter acesso a mais informações sobre esse evento.

2. Futurecom Digital Week

O Futurecom também está entre os eventos de tecnologia mais importantes do país. Um dos temas mais evidentes em edições passadas é o metaverso, ou seja, no ambiente híbrido: físico e digital.

A iniciativa já está ativa há mais de 20 anos, envolvendo exposição, debates, networkings e apresentações que mostram os efeitos das tecnologias nos mais diferentes segmentos econômicos, promovendo mais vendas e empregos.

Em 2023, reuniram-se 250 marcas que mostraram as principais soluções voltadas à saúde, ao varejo, à indústria, ao agronegócio, às cidades inteligentes e a outras áreas.

Ao todo, o evento durou três dias. Além disso, apareceram mais de 32 mil visitantes, 800 palestrantes, 9 palcos e 200 horas de conteúdo.

Para quem gosta desse evento ou deseja participar dele, vale a pena registrar uma data: 8 a 10 de outubro de 2024, na São Paulo Expo, quando acontecerá o Futurecom 2024. Mais detalhes no site do evento.

3. Gramado Summit

A Gramado Summit 2024 vai reunir grandes referências que tratam do tema “tecnologia”. Por três dias, você poderá se conectar com pessoas, aprender mais sobre tecnologia, fazer parcerias e negócios.

Em 2024, o evento ocorre entre os dias 10 e 12 de abril, no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado, Rio Grande do Sul.

Ao todo, participarão mais de 500 marcas, mais de 15 mil participantes e 10 trilhas de conteúdo. Entre os palestrantes que confirmaram presença, estão:

  • Mari Maria, CEO da Mari Maria Makeup, que falará sobre empreendedorismo, carreira digital e economia criativa;
  • Leandro Ladeira, estrategista fundador em Venda Todo Santo Dia, vai falar sobre economia criativa, criatividade, carreira digital;
  • Marcos Pianger, comunicador, vai falar sobre comunicação e desenvolvimento pessoal;
  • Denílson Show, pentacampeão e apresentador em Jogo Aberto, que vai explorar os temas carreira digital e comunicação;
  • Lauren Pfeiff, influenciadora digital, vai falar de economia criativa, carreira digital e redes sociais;
  • Christiano Faig, vice-presidente de soluções e tecnologia na Microsoft;
  • Natalia Beauty, fundadora do NB Group, que vai explorar as temáticas liderança, carreira digital e empreendedorismo.

Você vai encontrar mais informações no site do evento. Confira outros palestrantes que já estão confirmados e outras informações relevantes no link.

4. VTEX Day

Entre os mais importantes eventos de tecnologia do país e da América Latina, vale lembrar também do VTEX Day 2024, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril de 2024 na Expo São Paulo.

Em edições anteriores, já participaram pessoas ilustres, como Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos; o vocalista Iron Maiden, o músico inglês Bruce Dickinson; e Lewis Hamilton, esportista que já venceu seis vezes a Fórmula 1.

No evento, é possível identificar tendências no campo da tecnologia e oportunidades de negócios. Você pode conferir mais informações sobre a VTEX Day 2024 no site oficial.

5. AWS Summit

Também se destaca entre os mais famosos eventos de tecnologia a AWS Summit, da Amazon, realizada anualmente no começo de agosto no centro de convenções Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Em 2023, o evento ocorreu nos dias 2 e 3 de agosto. Foram mais de 70 sessões explorando diversos temas, como IA Generativa, virtualização de aplicações, troubleshooting, prisma cloud, aplicações serverless, EC2, vendas B2B no mercado tech e muitos outros.

A ocasião é atrativa para profissionais de diferentes setores e segmentos. Os participantes aprendem a desenvolver suas habilidades para a criação, a implantação e a operação de infraestruturas e aplicações. Mais detalhes na página oficial da AWS Summit.

6. Rio Innovation Week

A Rio Innovation Week é um dos mais interessantes eventos de TI em 2024. Vai ocorrer entre os dias 13 a 16 de agosto de 2024 no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.

É a maior conferência global de inovação e tecnologia. Entre os palestrantes presentes na edição de 2023 estavam:

  • Marc Randolph, CEO da Netflix;
  • Aaron Ross, auto da bíblia de vendas do Vale do Silício: “Receita Previsível”;
  • Marcelo Gleiser, físico que já ganhou o prêmio Templeton;
  • Xuxa Meneghel, artista da TV brasileira;
  • Anitta, cantora e empresária;
  • Gabriel Medina, tricampeão mundial de surfe;
  • Nathalia Arcuri, fundadora do maior canal de finanças do mundo: “Me Poupe”.

Em 2023, foram mais de 350 expositores, 2.200 startups, 2.500 palestrantes e 155 mil visitantes. Entre os temas das conferências, destacamos:

  • futuro das profissões;
  • IA e metaverso;
  • educação;
  • finanças;
  • cultura;
  • games;
  • saúde.

No site você terá acesso a mais informações sobre esse evento. E, se quiser, já pode garantir seu ingresso.

7. Fire Festival

Criado pela Hotmart, o Fire Festival existe desde 2015, sendo um dos eventos de TI que vale a pena conferir. A edição de 2024 vai ocorrer nos dias 29, 30 e 31 de agosto, na Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais. 

Entre as presenças confirmadas, estão os seguintes nomes:

  • Priscila Zillo Sobral, estrategista, lançadora e CEO do Grupo Permanente;
  • Pedro Sobral, gestor de tráfego pago e fundador do Subido PRO;
  • Samer Agi, professor e fundador do Ser Mais Criativo.

O evento conta com quatro palcos principais: Espaço F, Palco I, Palco R e Palco E. Mais informações sobre o Fire Festival, você obtém no site do Fire festival.

8. ERP Summit

O ERP Summit é outro dos eventos de tecnologia em São Paulo. É considerado a maior iniciativa sobre software e gestão da América Latina.

Em 2024, o evento será realizado nos dias 18 e 19 de março na Expo Center Norte, Pavilhão Azul, em São Paulo. Vale lembrar que o evento já teve edições realizadas fora do Brasil, no México, na Espanha e na Colômbia. Ele apresenta as tendências do mercado, permitindo que os participantes acompanhem a evolução do setor tecnológico.

É possível se atualizar sobre as inovações tecnológicas, conhecendo a vanguarda do segmento e o que a indústria oferece de mais avançado. O ERP Summit é um ambiente de negócios que facilita a criação de laços e o fortalecimento do networking para desenvolver novas oportunidades de negócios e novas parcerias.

O tema do ERP Summit 2024 já está definido: o papel do software na sustentabilidade empresarial, competitividade e estratégias ESG. Se você ficou interessado, acesse o site do ERP Summit para obter mais informações.

9. Web Summit

É um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação, reunindo fundadores e CEOs de startups, governantes e profissionais referências em diferentes áreas.

Embora seja um evento europeu, a edição de 2023 se realizou no Brasil e a de 2024 vai ocorrer novamente aqui, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

Em 2024, o evento será realizado de 15 a 18 de abril de 2024, com a participação de mais de 30 mil pessoas, entre elas 700 investidores. Saiba mais no site oficial.

10. DeveloperWeek

Anualmente, mais de 8 mil desenvolvedores, arquitetos de software, engenheiros, gerentes e executivos de mais de 70 países participam da DeveloperWeek, no Centro de Convenções de Oakland, na Califórnia.

Em 2024, o evento ocorrerá entre os dias 21 a 23 de fevereiro, que cairão em dias de quarta, quinta e sexta-feira. A programação envolve workshops, exposições, uma cerimônia de premiação, recepção VIP, entre outras apresentações. 

Você obtém no site do evento mais detalhes sobre a DeveloperWeek.

11. Mobile World Congress

Esta é a feira internacional de mobile mais importante do mundo. Dela participam os players mais relevantes da área de telecomunicações, apresentando novas soluções tecnológicas de comunicação e dispositivos com funções aprimoradas.

O MWC 2024 está marcado para os dias 26 a 29 de fevereiro e vai ocorrer na Fira Gran Via em Barcelona, na Espanha.

Baixe o relatório sobre o evento de 2023 e saiba mais. Acesse o site oficial da Mobile World Congress para garantir seu ingresso e obter mais informações.

Importância da qualificação profissional na área

Agora que você já ficou por dentro dos principais eventos de tecnologia de 2024, vamos a uma outra questão: a qualificação profissional. O campo da tecnologia destaca-se como um setor de alta demanda no mercado moderno e futuro, tornando-se fundamental para as empresas crescerem e se manterem competitivas.

É verdade que muitas pessoas aprendem de forma autodidata, mas atualmente a área de TI está cada vez mais especializada. Dessa forma, é importante fazer um curso superior para se qualificar efetivamente e obter um diferencial que atraia a atenção das empresas.

Ainda hoje em dia as organizações priorizam essa forma de aprendizado em comparação com outras formas de profissionalização, como cursos técnicos mais simples.

Dessa forma, os cursos superiores costumam ser mais profundos, exploram, além das questões técnicas e os aspectos científicos que envolvem a tecnologia. Há diferentes cursos de graduação que podem ser feitos pelas pessoas que desejam atuar na área de Tecnologia da Informação.

Descubra mais informações sobre as três formas de qualificação em tecnologia que você encontra na FECAP SP: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Ciência de Dados e Inteligência Artificial:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem o objetivo de formar profissionais capacitados para trabalhar em:

  • aplicativos mobile;
  • desenvolvimento web;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • segurança da informação;
  • projetos de transformação digital.

A duração do curso é de dois anos e o profissional recebe o título de tecnólogo. Entre as disciplinas que compõem o curso, destacamos as seguintes:

  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Programação Orientada a Objetos;
  • Algoritmos e Estrutura de Dados;
  • Ciência de Dados e Big Data;
  • Redes de Computadores.

Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação tem a finalidade de formar profissionais que sejam qualificados para ajudar no desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico.

Com esse conhecimento, o profissional pode avaliar, especificar, modelar e desenvolver métodos, ferramentas, sistemas tecnológicos e computacionais para suprir a demanda em desenvolvimento de softwares e em soluções inovadoras.

A duração do curso de Ciência da Computação é de quatro anos e o profissional recebe o título de bacharel. Algumas das disciplinas que compõem o curso são:

  • Jogos Digitais e Sistemas Digitais Interativos;
  • Programação para Dispositivos Móveis;
  • UX e Interação Humano-Computador;
  • Sistemas Embarcados e Robótica;
  • Projetos em Banco de Dados.

Ciência de Dados e Inteligência Artificial

O novo curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da FECAP foi criado para qualificar a pessoa e estimular que ela participe do desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico.

Para tanto, o estudante deve dispor dos conhecimentos adquiridos para coletar, analisar e interpretar dados, além de aplicá-los também no desenvolvimento de soluções inovadoras em diferentes setores da sociedade.

O curso dura quatro anos e o profissional recebe o título de bacharel. Entre as disciplinas que fazem parte da grade curricular, destacamos:

  • Laboratório Avançado de Inteligência Artificial;
  • Processo de Linguagem Neural;
  • Análise Inferencial de Dados;
  • Ética e Inteligência Artificial;
  • Aprendizado de Dados.

Neste artigo você conferiu os 11 eventos de tecnologia em 2024, sendo a maioria realizada no Brasil. Por isso, programe-se para participar presencialmente de algum deles. Caso não possa ir, acompanhe pelas mídias digitais; alguns fazem transmissões online gratuitas.

Além disso, você conheceu também os cursos de nível superior que podem qualificar você para atuar na área de TI. Aproveite e saiba mais a respeito do curso de Ciência da Computação oferecido pela FECAP!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Os campos marcados são obrigatórios *