Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:
Quem quer fazer faculdade de Publicidade e Propaganda deve se informar sobre todos os detalhes dessa carreira.
O primeiro passo para saber mais sobre o curso é descobrir quais são as disciplinas da grade curricular.
Fizemos um resumo das principais matérias para que você saiba um pouco mais sobre o curso. Acompanhe para entender o que esperar da faculdade.
Grade curricular da faculdade de Publicidade e Propaganda
A graduação em Publicidade e Propaganda tem 4 anos de duração. É do tipo bacharelado e faz parte das Ciências Humanas.
Esse é um campo no qual há muito tempo dedicado a entender as relações sociais e o comportamento humano.
Por isso, é perfeito para quem afinidade com disciplinas como Geografia, História, Filosofia e Antropologia. Além disso, por se tratar de uma área da comunicação, é desejável ter bom domínio de Português.
Após a aprovação no vestibular, você vai se deparar com uma grade curricular dividida em duas etapas. Na primeira delas, há contextualização por meio de disciplinas gerais. Já na segunda, as matérias passam a ser mais específicas e focadas na formação técnica.
Conheça alguns conteúdos que fazem parte do currículo da faculdade de Publicidade e Propaganda.
Disciplinas gerais
São fundamentais para o universitário exercer a profissão no futuro de forma ética e socialmente responsável.
Descubra algumas delas:
História do cinema
Conhecer a história do cinema é essencial para quem deseja trabalhar com produções audiovisuais.
Muito do que é feito hoje, inclusive nos canais do YouTube, recebe influência direta da sétima arte. Por isso, estudar o passado do cinema ajudará você entender porque as coisas são feitas como são e a inovar.
Teoria da Comunicação
A disciplina de Teoria da Comunicação estuda diversas teorias que estudam a relação entre emissor e receptor.
O desafio é encontrar um modelo que explique o processo comunicacional e entender os limites éticos do diálogo publicitário.
Criatividade e inovação
A criatividade e a inovação ganham um espaço especial na grade do curso devido a sua tamanha importância.
A proposta é discutir como se dá o processo criativo e como ele pode ser estimulado e otimizado. Assim, o universitário potencializa uma competência que, provavelmente, já faz parte da sua personalidade.
Ética e Legislação da Comunicação
Ser um bom comunicador exige grande responsabilidade e compromisso ético. Sem isso, pode-se forçar uma compra inconsciente, por exemplo.
Essa matéria se dedica a explicar quais são os limites éticos da atuação do publicitário no dia a dia.
Matérias específicas
Normalmente, essa é a parte mais aguardada no curso. A partir desta fase, o aluno passa a aprender tudo o que precisa para colocar a mão na massa.
São disciplinas com enfoque técnico para prepará-lo para os desafios do mercado de trabalho. Conheça algumas delas:
Marketing
A Publicidade e Propaganda é uma subárea do Marketing. Portanto, é fácil entender que quem se forma neste curso tem grande facilidade de desempenhar essas atividades.
Os setores de Marketing estão entre os que mais empregam publicitários. Logo, essa matéria é importante para quem deseja aproveitar esse tipo de oportunidade.
A disciplina explica os principais conceitos e a aplicação técnica de ferramentas de marketing tradicional.
Criação publicitária
Essa é uma disciplina muito conhecida pelas pessoas, de forma geral. Destina-se a ensinar o universitário a criar campanhas de publicidade criativas e inovadoras.
Nesta matéria, você aprenderá como colocar em prática as suas ideias e desenvolver ações efetivas. É um bom momento para colocar em prática toda a sua criatividade.
Comunicação integrada
No dia a dia profissional, é muito comum que o publicitário interaja com os demais comunicadores. Jornalistas e relações públicas precisam falar a mesma língua para se entender.
A disciplina de Comunicação Integrada tem como objetivo explicar como as áreas se relacionam. É importante para que o publicitário saiba o que esperar dos demais colegas e alinhe o seu discurso.
Pesquisa de mercado
Um dos grandes desafios do publicitário é observar o comportamento do consumidor de maneira isenta. Para isso, deve abandonar preconceitos concebidos e se basear em dados.
A disciplina de Pesquisa de mercado explica como recolher essas informações. Além disso, ajuda o aluno a tratar os dados, fazendo suas interpretações e análises.
Como você pode notar, a faculdade de Publicidade e Propaganda é bem atraente. Com tantas matérias legais, duvido que você vai querer ficar de fora!
Quer saber mais sobre a área? Descubra tudo sobre publicidade e propaganda clicando neste link.