Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. A frase, do célebre professor e patrono da educação brasileira, Paulo Freire, reflete o poder que a educação tem para modificar o mundo.

Diante da importância que ela tem em nossas vidas, foi criada uma data especialmente para lembrar a necessidade de estudar sempre: o Dia da Educação.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre essa data e dar algumas dicas para você turbinar os seus estudos.  Bora lá?

Como surgiu o Dia da Educação?

O Dia Mundial da Educação surgiu em 2000, em Dakar, capital do Senegal. Com o objetivo de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo até 2030, líderes de 164 países, incluindo o Brasil, decidiram criar a data. 

Apesar de a data não ser oficialmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), diversas entidades da educação comemoram o Dia da Educação justamente em 28 de abril. 

Em paralelo ao Dia da Educação, há outras datas dedicadas ao ensino e que são celebradas aqui no Brasil, a saber:

  • Dia da Escola: 15 de março
  • Dia do Pedagogo: 20 de maio
  • Dia do Vestibulando: 24 de maio
  • Dia do Estudante: 11 de agosto
  • Dia do Professor: 15 de outubro
  • Dia Internacional dos Estudantes: 17 de novembro

A importância da Educação

A educação é um direito de todos e está consolidado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal, no artigo 205.

Ela tem o poder de formar as bases da sociedade. Afinal, é na escola que os valores básicos de cidadania são reforçados, como o respeito e a tolerância. 

Além disso, é no ambiente escolar que aprendemos noções como o cuidado com a natureza, a importância da democracia, entre outras questões sociais importantes. 

Uma sociedade com acesso à educação de qualidade possui consciência de seus direitos e deveres, o que traz consciência e tolerância sobre as questões sociais. Isso também reduz o risco de as pessoas serem enganadas pela falta de conhecimento de seus direitos.

Além da educação básica, o ensino superior também tem um peso significativo para o indivíduo e para a sociedade. 

Para o estudante, os principais benefícios do ensino superior são a especialização em uma área específica do conhecimento, o que lhe traz autoconfiança quanto à sua capacidade de atuação. 

Outro ponto importante é que a possibilidade de maiores salários ao se formar é maior.

Estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que as pessoas que fizeram só o ensino fundamental ganham 62% do salário de quem tem ensino médio. 

Já quem tem um curso superior tem a chance de ganhar até 235% a mais do que quem parou no colegial. Sem contar que quanto mais pessoas tiverem acesso à educação, mais a desigualdade social se reduz, conforme dados da mesma pesquisa.

O acesso à educação também é importante, pois contribui para uma sociedade menos violenta. Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) constata que a cada 1% de jovens na escola, a taxa de homicídios no País cai 2%. 

Os benefícios da educação para a sociedade também são inúmeros. Afinal, a pesquisa produzida nas instituições de ensino superior também beneficia a sociedade, pois as descobertas acadêmicas transformam-se em soluções úteis para a comunidade.

Os projetos de extensão das faculdades também costumam trazer retornos à sociedade, o que comprova a importância do ensino superior para alunos e público em geral.

Dicas para um estudo de qualidade

Quer começar a estudar, mas não sabe como? Fica de boa, pois trouxemos dicas bacanas para você. Vamos lá.

Mapas mentais

Quando se tem domínio de um conteúdo, uma ótima dica é o uso de mapas mentais. Criado pelo inglês Tony Buzan, essa técnica consiste em um resumo composto por símbolos, cores, setas e frases de efeito.

Seu intuito é simplificar aquilo que se estuda e tornar o conteúdo mais atrativo para memorização. Aplicativos como Mindmeister são úteis para elaborar os mapas, ou ainda, você pode fazê-los à mão caso queira.

Prática distribuída

A prática distribuída é um método que divide as horas de estudo de maneira mais uniforme possível. 

Por exemplo, se sua intenção é estudar seis horas diárias, propõe-se estudar duas horas de manhã, mais duas à tarde e as duas horas restantes à noite. 

Uma vantagem de usar essa ferramenta é que ao estudar algo de manhã e retomar o mesmo assunto à tarde, as chances de você lembrar o que viu são maiores. Isso porque é preciso forçar o seu cérebro a relembrar o que acabou de estudar.

BAIXAR AGORA!

Pomodoro

Uma das técnicas mais conhecidas pela galera, a Pomodoro propõe estudos e pausas por tempo determinado.

Um exemplo é estudar 25 minutos evitando interferências externas e 5 minutos de pausa para ir ao banheiro, tomar água, olhar as notificações das redes sociais etc. 

Autoexplicação

Como o nome diz, essa técnica é baseada na leitura do conteúdo que acabou de estudar para verificar se assimilou todos os pontos ou tem algo a ser trabalhado.

Isso pode ser feito por meio de perguntas e argumentações para enfatizar todos os itens referentes ao assunto que estudou.

Áudios

Por mais doido que pareça, usar áudios podem funcionar — e muito — na hora de estudar. 

Algumas dicas são gravar partes do conteúdo que você teve acesso, audiobooks e os queridos podcasts. A vantagem destes programas é que eles ocupam pouco espaço no celular. Fique ligado neste texto, pois ainda falaremos de podcasts.

Estudos também comprovam o poder da música para assimilar melhor os conteúdos. Mas vai uma ressalva: o ideal é escutar músicas de outro idioma, ou canções instrumentais.

Estudo intercalado 

Nada mais é do que revezar as áreas do conhecimento que você estuda.

Esse método ajuda muito a fazer com que o cérebro demore a se cansar na hora de estudar um conteúdo. Recomenda-se que os assuntos escolhidos não sejam tão diferentes para facilitar a memorização a curto prazo.

Saiba onde o calo dói

Para se dar bem nas provas, é desejável ir bem em todas as matérias, obviamente. 

Sabendo disso, procure investir mais tempo naquelas que são o seu calcanhar de Aquiles, seja ouvindo podcasts, assistindo aulas no YouTube, caso estude em casa, ou no plantão de dúvidas, caso faça cursinho. Tudo vale nessa hora!

Descanse!!!

De nada adianta aplicar as dicas acima se você não pensar em sua saúde mental. 

Dar breaks durante o dia e respeitar os seus limites são essenciais para que o seu cérebro se renove e você consiga um estudo de qualidade. 

Aplicativos que ajudam na rotina de estudos

Em nossa sociedade digital onde fazemos praticamente tudo pelo celular, é claro que separamos alguns apps bacanas que vão dar aquele gás no seu dia-a-dia.

1. Aprovado

Se você tem dificuldades de gerenciar seu tempo enquanto estuda, este aplicativo é um aliado e tanto.

O Aprovado emite alerta para lembrar as horas de estudo e descanso, além de mostrar gráficos detalhados que apresentam a sua evolução e o seu desempenho em todas as disciplinas que estuda.

Você pode ver quais foram as matérias que dedicou mais tempo estudando menos e, assim, redirecionar a sua rota.

Uma grande vantagem dele é que você pode integrar a sua conta no computador, tablet, além do celular, e usá-lo offline com seu login e senha. Disponível para download no sistema Android. 

2. Duolingo

Um aplicativo muito queridinho pelos estudantes mundo afora, ele é útil para quem quer aprender outros idiomas de forma intuitiva e se prepara para o vestibular e o Enem.

O Duolingo conta com inúmeros exercícios, divididos em várias fases e itens gramaticais comuns aos idiomas (tempos verbais, substantivo, adjetivo, e assim vai). 

Se ainda não conhece o aplicativo, é possível baixá-lo de graça pelo sistema Android e iPhone (iOS), ou no próprio PC.

3. AppProva

Para treinar para as provas de vestibular e Enem, nada melhor que um app que tenha vários simulados. E o AppProva é essa ferramenta!

Conta com simulados de várias instituições reconhecidas, com cronômetro e gabarito disponíveis. Assim, você consegue saber onde errou e se prepara para o ritmo das provas.

Está disponível gratuitamente no Android e no iOS. 

4. Redação Nota 1000

Se dar bem na redação do Enem é um desejo de dez entre dez vestibulandos, risos. Pensando nisso, foi criado o Redação nota 1000, um aplicativo no qual você faz seu texto e envia para professores que o devolvem corrigido. 

Caso você estude por conta própria, ele é um excelente aliado para você saber onde está errando ou acertando na hora de argumentar. 

Também grátis, pode ser baixado pelo sistema Android ou iOS.

5. Geekie Games Enem 

Por fim, mas não menos importante, esse app é incrível, já que traz aulas online de todas disciplinas do vestibular. E o melhor: é de graça!

Nele você também tem acesso a cronogramas de estudos e a simulados. Uma verdadeira mão na roda!

Disponível para uso por Android, iOS e no próprio site. 

Alguns podcasts para ajudar nos estudos

Uma forma de memorizar conteúdos é pela audição. Por isso, os podcasts, programas de áudio que discutem assuntos dos mais variados tipos, são muito populares.

Além de trazer conceitos muitas vezes complexos de forma simplificada, também podem ser ouvidos praticamente em todo lugar.

Para auxiliar você nessa jornada, vamos trazer alguns podcasts bacanas.

1. Xadrez verbal

Um dos podcasts mais queridinhos do momento, ele traz assuntos de história, política e atualidades em um só programa de maneira descomplicada. 

Pode ser ouvido no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e no YouTube. 

2. A Nossa Língua de Todo Dia 

Comandado pelo mestre Pasquale Cipro Neto, o programa traz dicas práticas de gramática e ortografia para aplicar no nosso dia-a-dia.

Você pode ouvir esse podcast no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e no CBN Podcast.

3. Fronteiras da Ciência

É mais voltado para as ciências biológicas. Porém, pode tratar sobre temas de outras disciplinas, ou seja, é bem completo.

Assuntos complexos como a termodinâmica quântica e os desafios do espaço estarão lá de forma muito simplificada.

Disponível no Spotify e no portal da UFRGS, produtora deste programa. 

4. Nerd cursos

Este podcast une assuntos de ciências humanas e biológicas, pelas disciplinas de física, química e biologia. 

Isso é bacana, pois reúne assuntos de várias frentes de conhecimentos e que estarão presentes no vestibular em um só lugar!

Você pode ouvir o Nerd cursos no Spotify e no próprio site. 

5. Resumov 

Idealizado pela Susane Ribeiro, aprovada em instituições de peso como ITA, USP e Unicamp, este podcast conta com várias dicas da apresentadora sobre como melhorar a rotina de estudos.

E cá entre nós: nada melhor do que um conselho de quem já passou pelo mesmo processo e se deu bem na jornada, né?

Para escutar o Resumov, é só ir ao Spotify ou ao site do programa. 

Como você viu, dá para estudar de várias maneiras, né? Então agora é hora de colocar em prática um pouco do que você viu nesse texto.

Preparamos uma superplanilha de estudos na qual você pode planejar a data, a hora e as disciplinas para estudar conforme o período do dia.

Ele é de graça e você pode baixá-lo aqui, agora mesmo! No seu lugar, não perderia tempo, hein!?