Nada melhor do que filmes para inspirar alguém. E, dentro da temática da administração, a profissão pode ganhar uma visão ainda mais rica e ampla para quem pretende seguir a carreira.

Perspectivas inovadoras, histórias baseadas em fatos reais, inspiração: todo sonho de ser um grande profissional começa assim. Confira o texto a seguir e conheça 5 filmes sobre administração que você precisa assistir.

1. Tempos Modernos

Quando o assunto são os filmes sobre administração, o clássico Tempos Modernos está sempre no topo da lista.

Escrito e dirigido por Charlie Chaplin em 1936, o longa estadunidense apresenta um retrato crítico e cômico das relações e condições de trabalho no auge da Revolução Industrial americana.

Sem deixar a ironia de lado, o filme faz uma crítica profunda ao regime capitalista da época e denuncia as condições desumanas de trabalho que milhares de operários eram submetidos naquele contexto.

Por meio de um humor sarcástico e cenas em preto e branco, o longa-metragem convida o espectador a refletir sobre diferentes temas que permeiam o mundo da administração.

A teoria da burocracia, a teoria das relações humanas, teoria clássica da administração e a teoria da administração científica são algumas das pautas presentes na produção da Chaplin.

A estrutura organizacional e os princípios básicos de tempo e movimento, por exemplo, de Frederick Taylor, o pai da Administração, são ilustrados em diferentes cenas do filme, bem como as consequências negativas decorrentes destes princípios. Entre elas, podemos citar os desgastes físicos e emocionais dos personagens, provocados pela mecanização, monotonia e padronização dos trabalhos.

A insatisfação manifestada pelos operários e suas reivindicações junto à chefia também faz uma alusão à teoria das relações humanas, proporcionando aos espectadores a visualização de teorias administrativas aplicadas, bem como suas falhas e potencialidades.

2. Invictus

Com direção do americano Clint Eastwood, o longa Invictus, lançado em 2009, conta a história de Nelson Mandela, recém eleito presidente da África do Sul. Num contexto racista e economicamente dividido, o filme apresenta a trajetória de Mandela em seu propósito de unificar a nação através do esporte.

Com um tom bibliográfico, a produção ilustra diferentes temas da administração e se revela uma valiosa ferramenta de estudos. A capacidade de liderança, planejamento, foco e a superação de obstáculos para alcançar um objetivo são algumas das pautas ilustradas pelo filme.

O longa retrata o plano do então presidente para vencer um campeonato mundial de Rúgbi. As alianças necessárias, informações levantadas, o planejamento de cada detalhe, a previsão dos desafios a serem superados, a transparência e o carisma de um bom líder para conquistar aliados – características e ferramentas fundamentais para a concretização de qualquer projeto ou empreendimento administrativo.

filmes-sobre-administração

3. Wall Street – O dinheiro nunca dorme

Dirigido pelo americano Oliver Stone, o longa “Wall Street – O dinheiro nunca dorme”  lançado em 2010, apresenta a história do megainvestidor Gordon Gekko. O personagem principal é um especulador profissional que após cumprir pena de oito anos por crimes no mercado financeiro, sai da cadeia e se depara com o mundo prestes a entrar em uma grave crise.

Gekko se vê impossibilitado de operar no mundo financeiro e passa a dedicar o seu tempo a realizar a palestras e escrever um livro, onde critica o comportamento de risco dos mercados no sistema capitalista.

O filme também ilustra diferentes temas da administração e convida o espectador a refletir de forma crítica sobre as diversas ações que compõem esse universo. Práticas predatórias de negociação, os limites do mundo corporativo, ganância, ambição e a responsabilidade social são algumas das pautas presentes na produção de Oliver Stone.

4. Coach Carter – Treino para a vida

Dirigido por Thomas Carter, o filme lançado em 2005 conta parte da biografia do atleta americano Ken Carter. Treinador linha dura de um time de basquete da periferia, o longa ilustra como ele assume o desafio de utilizar o esporte como um meio para transformar a vida dos jogadores de sua equipe.

Ao longo de todo o filme são apresentadas algumas lições relacionadas ao processo de coaching – muito presente no mundo da administração – e também na área de gestão de pessoas.

Flexibilidade, liderança, criatividade, empatia, respeito e identificação de recursos são algumas das pautas que permeiam o filme do início ao fim.

A experiência do treinador e seus alunos, que sofriam com derrotas consecutivas, devido a falta de habilidade, disciplina e indiferença, convida o espectador a refletir sobre superação, persistência e outros aspectos fundamentais para ser exitoso em qualquer projeto de vida.

5. O homem que mudou o jogo

Com direção de Bennett Miller, o longa lançado em 2012 conta a história de Billy Beane, gerente geral do time de baseball americano Oakland Athletics. O enredo mostra como ele e seu assistente, Peter Brand, conseguem reerguer a equipe falida e transformá-la em campeã.

Baseada em fatos reais, a produção retrata um caso de inovação estratégica aplicada ao esporte. Por meio de metáforas, o espectador é convidado a refletir sobre gestão estratégica, governança e outras pautas do ambiente corporativo que podem ser aplicadas em qualquer âmbito da vida.

Num contexto aparentemente desfavorável, com orçamento baixo e jogadores medíocres, o gerente Billy Beane e seu assistente utilizam ferramentas de coaching e métodos matemáticos para levantar a equipe, comprovando a eficiência das técnicas utilizadas de forma correta.

Engajamento, feedback, clareza, foco, comunicação, cooperativismo, planejamento, flexibilidade e coragem são algumas das lições transmitidas pelos personagens. Todos elementos fundamentais para alcançar qualquer objetivo, seja no ambiente corporativo ou no dia a dia.

“O homem que mudou o jogo” é uma valiosa fonte de inspiração para os futuros administradores. Além de abordar ferramentas e conceitos fundamentais da administração, o filme demonstra o poder que uma missão verdadeira e motivante pode exercer sobre líderes e suas equipes.

Com esses 5 filmes sobre administração imperdíveis, estudar se torna uma tarefa ainda mais divertida e agradável. Aproveite o embalo para construir a sua carreira profissional e descubra “quais os melhores salários na administração”.