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14 dicas para criar um networking eficiente
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14 dicas para criar um networking eficiente 

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Há quem diga que contato é tudo nessa vida. No mundo profissional, quem tem os contatos certos, encontra as melhores oportunidades, recebe indicações e ainda pode criar parcerias de trabalho promissoras.

Por isso, a arte de fazer networking se tornou uma prática necessária para quem deseja conquistar uma boa posição no mercado de trabalho. Mas, para que ele seja eficiente, é preciso fazer de forma adequada. 

Leia o texto a seguir e descubra 14 dicas para criar um networking eficiente.

Afinal, o que é networking?

Para criar um networking eficiente, antes de mais nada, é preciso saber o que queremos dizer com isso.

Network é uma expressão em inglês que significa rede de contatos. Trata-se da capacidade de estabelecer conexões e criar laços sólidos e duradouros com um propósito concreto.

No âmbito profissional, a prática do networking pode se tornar uma importante ferramenta para entrar no mercado de trabalho. Inclusive no período da faculdade, para aqueles que buscam pelo primeiro emprego.

As pessoas com as quais nos conectamos podem nos fornecer informações valiosas, compartilhar conhecimentos, fazer indicações para uma vaga de emprego ou até mesmo se tornar futuros parceiros, sócios ou chefes.

Por isso, fique atento! Os contatos certos podem abrir muitas portas.

1. Fazer networking não é puxar saco!

Quando falamos em criar redes de contato, falamos sobre cooperatividade. E isso significa estabelecer relações sinceras, de mão dupla, onde todos se ajudam e se beneficiam mutuamente. Por isso, atenção: fazer networking não é puxar saco para satisfazer os próprios interesses.

O networking parte da ideia de que sozinhos não somos muito nessa vida. O reconhecimento e a valorização da importância do outro na construção da nossa própria história é que deve nos guiar nesse movimento.

Por isso, procure se conectar com pessoas que você tem alguma afinidade ou interesses em comum e crie uma relação de equilíbrio. Lembre-se que essa relação só será benéfica se for verdadeira e duradoura. E, para isso, você deverá se dedicar a ela.

Tenha isso sempre em mente na hora de tecer a sua rede de contatos. Faça disso uma rotina. Se aproxime com calma, reflita se você tem algo a oferecer nessa relação e seja sincero em cada movimento. 

Crie laços transparentes e de confiança. Mostre-se aberto a novas conexões e possibilidades e jamais seja preconceituoso, sempre é possível se surpreender.

2. Aprenda a dar e receber para criar um networking eficiente

Como falamos anteriormente, networking é uma via de mão dupla. Uma relação de troca que funciona somente se for positiva para todos os envolvidos. Por isso, na hora de criar suas redes de contato, não se esqueça de que seus parceiros também contam com você.

Reflita sobre o que você tem a oferecer e como você pode contribuir no crescimento profissional de cada um. Habilidades, informações, contatos ou ideias. O importante é que seja de coração e realmente faça a diferença na vida do outro.

Lembre-se que, assim como você, as outras pessoas também buscam pelos contatos certos. Por isso, seja um bom contato e não crie conexões só esperando ajuda. Saiba como retribuir.

Mostre-se disposto a compartilhar suas experiências profissionais e informações que sirvam para o crescimento do outro e não deixe de alertar sobre aquela oportunidade de emprego que é o perfil do seu parceiro. 

Dessa forma, a sua rede se tornará cada vez mais sólida e duradoura e você colherá mais e mais frutos.

3. Quem não é visto, não é lembrado

Não adianta ficar dentro de casa e esperar que as boas pessoas apareçam na sua porta. Só faz bons contatos quem está nos lugares certos. Por isso, abra seu coração, deixe a timidez de lado e tenha uma vida social ativa.

Participe de congressos, feiras, encontros, palestras e outros eventos na sua área de interesse. Ainda: converse com professores, funcionários e colegas da sua sala e de outros cursos.

Movimente-se por espaços diferentes, aceite convites para almoços, happy hours ou um café no fim do dia. Escute o que as pessoas têm a dizer e ofereça ajuda se for possível. Esteja ativamente nos grupos de discussão e demonstre que você é uma pessoa antenada e de confiança.

Quanto maior o número de pessoas na sua rede e quanto melhor for sua imagem para elas, mais portas irão se abrir para você.

4. Seja ativo nas redes sociais

Seja ativo nas redes sociais. O Facebook e o LinkedIn são plataformas de relacionamento que permitem o contato com milhares de pessoas diferentes de forma prática e rápida. 

Além de possibilitar novas conexões e estreitar as antigas, esses são espaços para divulgar seus interesses, compartilhar conteúdos e construir a imagem que você deseja passar para seus futuros parceiros.

O Facebook é uma rede de relacionamentos ampla e aberta, mas que, quando usada de forma inteligente, pode contribuir e muito para o seu networking.

O LinkedIn, por sua vez, é uma rede de relacionamentos com foco profissional, super importante para quem deseja fazer networking.

Em ambas, vale prezar pela formalidade nos textos e compartilhar conteúdos relacionados à sua área de interesse profissional. Adicione pessoas relevantes para a sua carreira e participe de grupos de discussão.

As redes sociais são espaços de interação importantes nos dias de hoje, muitas vezes usadas como um cartão visitas ou primeiro contato entre os profissionais. Por isso, faça um uso consciente e adequado. Transmita credibilidade e aproveite para construir uma imagem positiva.

5. Utilize plataformas profissionais

Bom, e por falar em LinkedIn, vale a pena ficar de olho em algumas dicas específicas para essa plataforma e outras similares.

Afinal, elas têm foco exclusivo em suas atividades profissionais, então é essencial usá-las de maneira bem direcionada.

Para começar, certifique-se de que seu perfil esteja completo com todas as seções preenchidas, incluindo uma foto profissional, um resumo bem elaborado, experiências de trabalho, habilidades, e recomendações.

Use também palavras-chave relevantes na sua área de atuação em seu título, resumo e descrições de experiência. Isso facilita que recrutadores e outros profissionais encontrem seu perfil.

Além disso, conecte-se com colegas de trabalho, clientes, e outros profissionais do seu setor. Não tenha medo de enviar solicitações de conexão para pessoas que você não conhece pessoalmente, mas que possam ser valiosas para sua rede.

Em relação às interações, publique artigos, compartilhe atualizações e comente nas postagens de outros. Assim, você aumenta sua visibilidade e demonstra seu conhecimento e engajamento no setor.

6. Participação em eventos e conferências

Participar de eventos e conferências também é uma ótima forma de fazer um networking eficiente.Mas é preciso seguir as estratégias certas!

Por exemplo, antes de ir, pesquise sobre os palestrantes e participantes. Identifique as pessoas com quem você gostaria de se conectar e prepare alguns tópicos de conversa.

É legal também ter um breve resumo de quem você é, o que faz e o que busca no evento. Esse pitch deve ser claro e conciso, facilitando a introdução a novas conexões.

Se possível, leve cartões de visita e colete os das pessoas com quem você interagir. Anote notas no verso dos cartões para lembrar de tópicos discutidos ou follow-ups necessários.

Outra coisa importante é participar ativamente das sessões de networking, workshops, e pausas para café. Esses momentos informais são ótimos para conhecer novas pessoas.

E, enfim, na sequência, envie uma mensagem ou e-mail para as novas conexões, mencionando algum ponto da conversa para reforçar o contato.

Em eventos virtuais, você pode usar o chat da plataforma em que eles acontecem para interagir durante sessões e palestras. Faça perguntas e contribua com comentários relevantes.

7. Seja proativo na abordagem

Não espere ser abordado! Tome a iniciativa de se apresentar e começar uma conversa.

Comece com perguntas abertas que incentivem uma resposta detalhada. Em vez de “Você gosta deste evento?”, pergunte “O que você mais está gostando neste evento até agora?”. Se está fora desse tipo de ambiente, vale começar a conversa tentando encontrar pontos em comum sobre trabalho ou outros assuntos de interesse.

Além disso, um sorriso caloroso e uma postura aberta transmitem acessibilidade e confiança. Faça contato visual e mantenha uma postura relaxada.

Ainda, é essencial prestar atenção genuína ao que a outra pessoa está dizendo. Faça perguntas de acompanhamento para demonstrar que você está ouvindo.

E se a conversa estiver chegando a um fim natural, transicione suavemente para outro tópico relacionado.

8. Importância do networking interno

Não é porque você está na empresa dos sonhos ou conquistou o emprego que queria que pode deixar de investir em um networking eficiente.

Sendo assim, reserve tempo para conhecer as pessoas com quem você trabalha, tanto dentro do seu departamento quanto em outras áreas. Almoços, cafés e encontros informais são ótimas oportunidades para iniciar conversas.

Participe também de projetos de outros departamentos sempre que possível. Isso não só expande sua rede dentro da empresa, mas também mostra sua capacidade de trabalhar em equipe e contribuir para o sucesso coletivo.

Para completar, é indispensável manter uma linha de comunicação aberta e transparente com seus gerentes e supervisores. Agende reuniões regulares para discutir seu progresso, receber feedback e compartilhar suas metas e aspirações.

Procure solicitar orientação e esteja à disposição para fazer mudanças. E, de modo geral, cultive sempre um espírito de colaboração e trabalho em equipe.

9. Mantenha-se atualizado e relevante

Outro ponto fundamental é continuar a se atualizar e consumir conteúdo relevante para sua área. Assim, você pode se tornar referência naquilo que faz!

Para isso, escreva e compartilhe artigos ou publicações sobre tendências do setor, insights, e melhores práticas. Isso demonstra seu conhecimento e mantém suas conexões informadas.

Continue a fazer leituras constantes e a acessar sites que são importantes dentro do ramo em que atua.

Sempre que puder, envolva-se em projetos para além de suas atividades do dia a dia. Divulgue cases de sucesso e projetos em que você esteve envolvido. Então, você conseguirá mostrar resultados e o impacto do seu trabalho.

10. Importância do follow-up

O follow-up, que é o ato de dar sequência a uma conversa iniciada em algum momento, seja presencialmente ou pelo virtual, é crucial para fortalecer as conexões e aproveitar ao máximo as interações iniciais. Um bom follow-up demonstra profissionalismo, interesse genuíno e ajuda a manter a conversa em andamento.

Dessa maneira, lembre-se de enviar seu follow-up dentro de 24 a 48 horas após o evento ou reunião. Assim, você garante que sua imagem ainda esteja fresca na memória da pessoa.

Personalize sua mensagem mencionando pontos específicos da conversa que tiveram. Isso mostra que você estava atento e valoriza a interação.

E não se esqueça: comece a mensagem agradecendo pela conversa ou pelo tempo que a pessoa dedicou a você. Apreciar o tempo do outro é uma cortesia essencial.

Por último, se aplicável, ofereça algo de valor, como um artigo interessante, um contato útil ou uma informação relevante que complemente a conversa que tiveram.

11. Ofereça ajuda e suporte

Esteja sempre disposto a compartilhar seu conhecimento e expertise com sua rede. Você pode fazer isso por meio de mentorias, workshops ou simples conversas onde você pode oferecer conselhos e orientações.

Sempre que encontrar oportunidade, reconheça os esforços e realizações de seus colegas.

Um elogio sincero ou uma palavra de agradecimento pode fortalecer relacionamentos e criar um ambiente de apoio mútuo.

12. Esteja aberto a novas conexões

Não é porque você recebeu um convite no LinkedIn de uma pessoa que você nunca viu pessoalmente que deve recusar. Se ela atua em seu campo e pode oferecer bons insights, o contato é válido.

A mesma coisa serve para oportunidades presenciais. Quando abordado, seja receptivo e se mostre interessado.

A gente nunca sabe quando uma chance ou interação pode se transformar em um projeto inesquecível, não é mesmo?

13. Seja autêntico e transparente

Sempre seja honesto e transparente nas suas interações. Somente a partir disso você poderá construir uma base sólida de confiança com suas conexões.

E, nesse sentido, pequenas atitudes também fazem a diferença para mostrar que você é confiável.

Cumpra os compromissos que você assume. Se você prometer enviar um recurso ou fazer uma introdução, faça isso de forma consistente.

Mantenha uma comunicação aberta e honesta, especialmente em momentos de desafio ou conflito. A transparência ajuda a resolver problemas de maneira construtiva.

14. Priorize relacionamentos de longo prazo

Mantenha contato regular com suas conexões, mesmo que seja apenas para checar como estão. Pequenos gestos de comunicação podem manter o relacionamento ativo.

Você pode agendar reuniões periódicas, como almoços, cafés ou chamadas de vídeo, para manter o contato vivo. Ou, então, convidar uma companhia para acompanhar você em um evento importante da área.

E nem tudo precisa girar em torno de questões profissionais! Por vezes, pequenos gestos podem deixar o relacionamento ativo e mais estreito.

Por exemplo, mostre interesse genuíno na vida pessoal e profissional de suas conexões. Pergunte sobre suas famílias, interesses e planos futuros.

Pronto! Agora você sabe como fazer um networking eficiente. Mas não pense que tudo isso começa só quando você ingressa no mercado de trabalho. Pelo contrário: ao fazer um curso superior, você já está em contato com profissionais e oportunidades de carreira.

Então, aproveite! E para se aprofundar ainda mais em como estabelecer conexões, confira nosso guia definitivo para desenvolver as famosas soft skills.

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