Terminar o segundo curso de graduação pode ser uma boa alternativa para atender às novas demandas do mercado de trabalho. A obtenção de novo título é uma das formas de complementar o currículo. E se engana quem pensa que para isso o candidato tenha que passar pelo vestibular novamente.
Apesar de ser empregada em boa parte das faculdades do país, a obtenção ainda gera dúvidas em muitas pessoas. Há ainda muitos mitos sobre o tema, que impedem que o processo seja explorado da melhor maneira.
Se você faz parte do grupo que quer esclarecer as dúvidas sobre a obtenção de novo título, este artigo é para você. Continue lendo para saber mais.
Tudo o que você precisa saber sobre obtenção de novo título
Grande parte das pessoas ainda confundem a obtenção de novo título com a participação em um vestibular tradicional. Isso acaba afastando-as deste método. O desconhecimento ainda é uma das barreiras para que esse processo seletivo tenha mais adesão nas faculdades.
Pensando nisso, listamos perguntas e respostas sobre esse tema para que você o desmitifique de uma vez por todas. Acompanhe até o final e descubra como ele funciona, quais são seus benefícios e como explorá-lo.
1) O que é a obtenção de novo título?
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer como esse processo é feito. A obtenção de novo título trata-se da realização de um segundo curso de graduação, cuja inscrição de alunos é feita por meio de um processo seletivo exclusivo.
Como pode-se imaginar, essa opção é voltada apenas para quem já concluiu o primeiro curso de graduação. Essa é uma maneira de valorizar o seu currículo com uma faculdade complementar à sua área ou dar uma grande guinada em sua carreira.
A obtenção de novo título pode ser uma boa opção para aumentar a sua empregabilidade. Cursar a segunda graduação permitirá que o profissional desenvolva novas habilidades e saia na frente em entrevistas de emprego.
Quem possui dois cursos superiores é bem visto no mercado como um candidato polivalente, capaz de atuar em diferentes áreas com presteza e eficiência. Os recrutadores são unânimes ao dizer que essas pessoas são mais dinâmicas e conseguem atuar de maneira interdisciplinar no dia a dia.
2) Diferença entre obtenção de novo título e transferência externa
Muitas pessoas ainda confundem a obtenção de novo título com a transferência externa. Contudo, é preciso esclarecer que se tratam de dois processos distintos e com públicos diferentes.
Enquanto a transferência externa é indicada para alunos de graduação que desejam estudar em outras instituições de ensino, a obtenção de novo título é voltada apenas para profissionais já graduados.
A transferência externa tem como finalidade permitir que o aluno conclua o seu curso em uma segunda faculdade, à sua escolha. Cada universidade tem o seu próprio processo seletivo para estas situações. O mais comum é a análise curricular e a aplicação de uma prova de nivelamento de conhecimentos.
Por outro lado, a obtenção de novo título destina-se apenas a candidatos que desejam turbinar o seu conhecimento com a conclusão de um segundo curso superior. O mais comum é que o aluno inicie e termine a graduação na mesma faculdade.
3) Como funciona o processo seletivo?
Cada instituição de ensino tem o seu próprio processo seletivo. Contudo, uma coisa é fato: nenhuma delas exige que o candidato tenha que prestar o vestibular em um processo tradicional novamente.
Não será preciso se preparar para as provas de vestibular. Essa fase é passado para quem deseja solicitar a obtenção de novo título.
A maior parte dos Centros Universitários permite que o candidato faça a segunda graduação após ser aprovado em análise do histórico curricular e em entrevista com o coordenador do curso. Em algumas outras, o candidato estará apto a fazer um novo curso após realização de vestibular EAD.
No caso da FECAP, o interessado na obtenção de novo título deverá apresentar o diploma da graduação e os documentos necessários para a matrícula. Desta forma, elimina-se a necessidade de realizar qualquer processo seletivo.
4) Como conciliar trabalho e uma segunda graduação?
A obtenção de novo título costuma ser muito procurada por quem já está no mercado de trabalho e quer desenvolver uma nova habilidade e complementar a sua formação. Se este é o seu caso, vamos dar algumas dicas que podem ajudar a conciliar as duas rotinas:
- pesquise instituições de ensino que ofereçam cursos em horários passíveis de serem conciliados com seu trabalho;
- escolha uma área com a qual você realmente se identifica para cursar, assim, as chances de desistência diminuirão;
- tenha uma rotina de estudos bem organizada – aproveite os momentos de ócio do dia a dia para estudar;
- leve sua experiência prática para a sala de aula. Mesmo que a segunda graduação seja em outra área, crie conexões entre os campos de atuação e se mostre engajado em conversar com alunos e professores.
5) As vantagens de optar pela obtenção de novo título
Optar pela realização de uma nova graduação tem diversos benefícios para a sua carreira. Saiba quais são:
- quem escolhe um curso afim à sua formação desenvolve habilidades complementares e está mais preparado para o mercado de trabalho;
- já quem decide mudar de carreira, aprende uma nova profissão sem que para isso tenha que se submeter a um novo vestibular;
- o graduando que eleger essa modalidade de processo seletivo pode ser dispensado de algumas disciplinas do novo curso, se houver correspondência de grade com a primeira graduação;
- é possível conciliar a obtenção de novo título com o trabalho se o curso for à distância. Assim, você turbina seu currículo sem interromper a sua carreira;
- com foco e objetivo, você desenvolverá novas competências e se sentirá mais realizado e próximo do sucesso profissional.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre a obtenção de novo título. Lembre-se que quanto mais capacitado você estiver, maior será sua facilidade de encontrar novas oportunidades de trabalho e impulsionar a sua carreira.
Ficou interessado? Clique neste link para descobrir como se adequar às transformações do mercado atual.