Com tantos compromissos, prazos e atividades, nem sempre é fácil manter uma rotina organizada e saudável. E quando a vida se torna quase 100% virtual, menos ainda. 

Para ajudar as pessoas na gestão do próprio tempo, foram criados inúmeros aplicativos de organização pessoal. Através de notificações, gráficos, listas e games eles prometem otimizar o tempo, potencializar a produção e não deixar nenhum prazo passar batido!

Quer saber mais sobre o assunto? Continue com a gente e conheça os principais apps de organização pessoal que vão ajudar você no trabalho e no estudo.

A vida remota e o novo normal: rotina de trabalho e estudos online trazem surpresas e desafios

Os aplicativos de organização pessoal estão em alta e existe uma boa razão para isso.

Com a necessidade de isolamento social imposta pela pandemia do novo Coronavírus, muitas pessoas tiveram que se adaptar ao chamado “home office”. 

Seja para estudar ou trabalhar, as novas rotinas baseadas no trabalho remoto e muitas vezes solitário, trazem uma série de desafios e surpresas.

Para quem não tinha o costume de estudar ou trabalhar sozinho, a nova realidade virtual apresenta outras possibilidades de compartilhamento, produção e aprendizado. Multiplica o acesso à informações e conexões e, por isso, exige ainda mais organização e maturidade.

Acúmulo de compromissos virtuais exige ainda mais organização por parte dos usuários

Se antes o mundo virtual já tornava o dia a dia turbulento e acelerado, agora a situação se intensificou ainda mais. E exige atenção dobrada!

A vida remota ampliou as possibilidades de realização. Novos cursos, atividades, projetos, encontros e reuniões nos mais variados formatos e horários. 

São tantos compromissos que acumulamos na nossa rotina, que não é raro se esquecer ou deixar algum deles passar batido.

Autogerenciamento: organizar o próprio tempo de forma inteligente é a chave para uma rotina saudável e produtiva

Para evitar atropelos e esquecimentos é importante saber gerenciar o próprio tempo.

Uma organização inteligente da rotina, seja ela de trabalho ou estudo, pode melhorar a produtividade e ainda manter a sua saúde mental em dia. Ajuda a organizar as ideias, simplifica as tarefas, melhora a qualidade da produção e amplia o tempo livre.

Conheça 11 aplicativos de organização pessoal: listas, metas, gráficos e notificações

Para nos ajudar a administrar a rotina sem deixar nada para trás, atualmente existem diversas ferramentas eficientes de organização pessoal.

São aplicativos focados na gestão inteligente do tempo, com listas de prioridades, gráficos, alarmes e outras ferramentas de otimização.

Continue a leitura e conheça 11 apps de organização pessoal.

1. Google Agenda

O Google Agenda não deixa você perder nenhum prazo!

Ele oferece ferramentas de notificação de compromissos, com minutos ou horas de antecedência. É possível criar calendários personalizados, para diferentes setores da vida, além de criar reuniões on-line.

2. Todoist  

O Todoist é uma ferramenta de organização de ideias, metas e planos.  

É possível criar cronogramas com atividades prioritárias, notificação de tarefas atrasadas e avisos para os próximos compromissos. 

Além disso, o aplicativo pode ser integrado com outras plataformas e administrar até 80 projetos ativos simultaneamente.

3. Google Keep

Com tags e marcadores personalizados, o Google Keep é uma ótima ferramenta para quem gosta de registrar metas e pensamentos.

O aplicativo permite, em uma mesma nota, o uso de arquivos em diferentes formatos como imagens, áudios e textos. É possível criar listas de tarefas, cronograma de compromissos e ainda sincronizar as informações com o e-mail e outros recursos do Google. 

Tudo isso de forma bem visível, simples e intuitiva.

4. Evernote

Com o Evernote é possível organizar, capturar e sincronizar fotos, anotações e listas com outros dispositivos.

As informações do aplicativo podem ser formatadas de modo personalizado, com cores e etiquetas que ajudam na visualização, além de datas e lembretes.

O app está disponível para iOS e Android.

5. Trello

O Trello é um aplicativo versátil, útil tanto para grupos quanto para indivíduos.

Ele propõe a organização de tarefas em quadros, sendo possível acompanhar o progresso de cada uma delas, estabelecer prazos, adicionar etiquetas e criar checklists.

Também é possível incluir novos participantes em grupos de tarefas, distribuir funções e abrir caixas de conversas dentro das atividades.

O app está disponível para desktop e também nas versões para smartphone e tablet.

6. Optimized

O Optimized é um app mais subjetivo, voltado para a análise da rotina de atividades.

Por meio do registro de horários e afazeres do dia, o aplicativo gera gráficos e estatísticas que avaliam a qualidade do seu tempo e o impacto gerado na sua saúde física e mental.

Também há uma área voltada para o registro de atividades de relaxamento e divertimento, com cadastro de hobbies, meditações e esportes.

7. Organizze

O Organizze é um app voltado para organização de finanças.

A ferramenta permite visualizar os gastos de forma clara, gerando gráficos e separando-os em categorias.

É possível sincronizar automaticamente todas as informações com os dados da sua conta pessoal e dos cartões.

8. Homeslice

Esse aplicativo é ideal para quem mora em repúblicas ou divide a casa com alguém.

Com o Homeslice é possível criar listas de compras compartilhadas, contas a pagar e divisão de tarefas. Também é possível delegar funções a diferentes usuários e marcar como feitas ou não.

9. EpicWin

Esse é um aplicativo visual com o objetivo de reter a atenção do usuário e instigá-lo a realizar suas atividades de forma divertida.

Na onda da gamificação, o EpicWin transforma as demandas da rotina em aventuras.

Os usuários são personagens fantásticos e cada missão concluída é recompensada com moedas de ouro. Elas podem ser usadas para adquirir itens e desbloquear funções do app.

10. Forest

Seguindo a mesma linha da gamificação, o Forest é uma ferramenta de concentração. O objetivo do app é ajudar o usuário a otimizar o tempo, reduzindo o uso desnecessário do celular.

O aplicativo funciona como um jogo em que o usuário estabelece um tempo para ficar sem acesso ao celular. Quando o tempo começa a correr, uma semente é plantada e uma árvore cresce até o fim do período estabelecido.

Toda vez que o usuário desbloqueia o aparelho, a planta é danificada, atrapalhando o seu crescimento. Ao final do tempo, é possível ver qual o progresso atingido, gerando uma pontuação no perfil.

11. Pocket

O Pocket é para quem visualiza um mundo de links interessantes pela internet, mas não consegue acessá-los por falta de tempo.

O app permite salvar as publicações em um só lugar e deixá-las disponíveis para que o usuário possa conferir depois. O Pocket está disponível para iOS e Android.

Aplicativos de organização pessoal: faça uma gestão inteligente do tempo e aumente a sua produtividade

Agora que você já conhece os principais aplicativos de organização pessoal ficou mais fácil gerenciar o próprio tempo. 

Com a velocidade do mundo atual, nem sempre é fácil manter uma rotina ordenada e saudável. Por isso, as ferramentas de gestão de tempo são super úteis e podem nos ajudar a construir um cotidiano mais produtivo e feliz. 

Baixe agora mesmo a planilha de estudos da FECAP e comece a se organizar!