Sabe aquela sensação gostosa de quando você, ainda criança, senta em um cantinho da cozinha, depois de um almoço em família, para conversar com um avô, um tio ou até mesmo com um pai e ele “abre o baú” e começa a contar histórias de outros tempos?

Pensando nisso tivemos a ideia de compartilhar uma experiência maravilhosa que tivemos por aqui. No dia 12 de dezembro de 2016 recebemos quatro dos cinco integrantes da banda JP5 Revival. Essa banda formou-se dentro da FECAP em 1966 e permanece ativa até os dias de hoje.

Alvaristas de outra época

A banda se formou em uma época em que avenidas como a Liberdade, Domingos de Morais, Brigadeiro Luís Antônio, Ibirapuera, Vereador José Diniz, Rodrigues Alves, etc. eram caminhos de bonde. A população paulistana (em especial, os estudantes) protestavam contra a ditadura e em prol da democracia. O Campus Liberdade ainda não havia sido construído. Mas era lá que ficava a quadra na qual aconteciam os memoráveis bailes dos estudantes. Quando aconteceu uma grande mobilização política no Largo São Francisco para definir qual chapa presidiria o Diretório Acadêmico. Na mesma época também que se iniciaram alguns namoros que hoje já geraram netos e até bisnetos!

Teo, Duílio, Naldo e Marcos nos trouxeram uma mensagem linda sobre a experiência que tiveram dentro da FECAP. Ela nos fez sentir realmente acolhidos, como nesses dias de almoço em família. Consideram-se Alvaristas para sempre e são muito gratos ao que a Fundação proporcionou a eles: uma profissão, uma porção de histórias dignas de serem lembradas com muito carinho e amigos para a vida inteira.

uma-vez-alvarista-sempre-alvarista

Histórias que se cruzam

Teo foi professor da Fundação e ostentou durante a conversa a faixa de formando do curso técnico de 1962. Duílio e Naldo são irmãos, italianos, nascidos no Cairo, e também estudaram por aqui para mudar de vida. Marcos não foi estudante da FECAP, mas notamos o brilho no olhar dele quando nos contou que seu pai estudou aqui na Fundação.

Novidades na FECAP

A FECAP inovou e criou duas áreas: a Coordenação de Relacionamento com Ex-Alunos e a Curadoria. A intenção é reconstituir e trazer para nossa comunidade Alvarista diversas histórias como essa, que nos ajudam a entender um pouco melhor como uma Escola Prática de Comércio se transformou nesta instituição tão especial, na qual cerca de 95% dos ex-alunos afirmam ter orgulho de terem estudado*. Isso torna-se possível com o esforço conjunto das duas áreas e de pessoas que encamparam essa ideia, como:

  • A professora Julia Lucia Oliveira;
  • O coordenador do suporte técnico Rogério Gustavo;
  • Guilherme Albuquerque, do Marketing;
  • Miriam Pires Vale, Curadora do Acervo Histórico da FECAP;
  • Luís Motta, Coordenador de Relacionamento com ex-alunos.

Convite aos egressos

Convidamos os nossos amigos da comunidade de ex-alunos que venham nos visitar, conhecer aqueles campi que ainda não visitaram, assistir a alguma palestra, utilizar a nossa biblioteca, conhecer e utilizar os serviços do Centro de Oportunidade e Talentos (COT), tomar um café com nossos professores e funcionários e que venham relembrar histórias de uma época tão especial de nossas vidas.

As histórias dos “meninos” do JP5 nos levaram a um passeio no tempo. A vida deles se mistura com a história da FECAP e de repente se mistura com a nossa própria vida. Isso nos faz lembrar de muita coisa de nossa passagem por aqui, percebendo que mais do que uma relação escola-aluno, contratante-contratada, o elo que se criou é outro.

A comunidade Alvarista é como uma verdadeira família, com altos e baixos, aproximações, afastamentos e às vezes até desentendimentos, mas é uma relação para a vida toda com alguém em quem podemos confiar para sempre.

 

“Uma vez Alvarista, sempre Alvarista”

 

*fonte (pesquisas da CPA 2009, 2013 e 2015)

infografico: fecap a escolha certa para o seu futuro