Houve um tempo em que investir em qualificação profissional realmente era uma missão quase impossível para muitos. Preços elevados, falta de tempo, necessidade de comparecimento presencial, entre outros: eram vários obstáculos. 

Mas, os cursos online vieram para ficar e tudo mudou.

Os cursos online simplesmente quebraram barreiras que antes pareciam insuperáveis. Hoje, com a inserção da modalidade no mercado, o lifelong learning se tornou uma realidade para todos. E isso é algo que você deve considerar.

Mas, quais são os benefícios práticos dos cursos on-line? Qual é a melhor instituição para você iniciar os estudos hoje mesmo? Para responder essas perguntas, preparamos este artigo completinho para você. Vem com a gente!

Boa leitura!

Quais os benefícios de fazer cursos online?

Os cursos online oferecem vantagens práticas que não são tão acessíveis dentro da modalidade presencial. Além disso, são fundamentais para você voltar ao mercado de trabalho ou buscar novas oportunidades dentro da sua atual empresa. Confira.

Respeito às restrições de saúde

Até o momento desta postagem, o mundo enfrenta uma pandemia que obriga as pessoas a manterem distância uma das outras. E, ainda que o surto do novo coronavírus seja controlado brevemente, com certeza alguns cuidados devem permanecer no futuro.

Os cursos online, por sua vez, têm a vantagem do distanciamento social constante. Você pode assistir às aulas e realizar as provas sem precisar sair de casa. 

Ou seja, se a recomendação de distanciamento permanecer no futuro, a sua rotina de aula não precisa mudar em nada.

Criação de rotina própria

Apesar de oferecerem aulas ao vivo, a verdade é que a maioria dos cursos online permite que você acesse os conteúdos no horário que escolher. Você tem a possibilidade de criar a sua própria rotina.

Assim, não há mais dores de cabeça para conciliar o horário de trabalho com os estudos. É possível, por exemplo, trabalhar tranquilamente durante o dia e estudar à noite, ou mesmo nos finais de semana. Fica ao seu critério.

Formatos mais dinâmicos

Uma das grandes vantagens dos cursos online é que a modalidade “força” você a entender mais sobre tecnologia. Para acessar os conteúdos, você precisa mostrar não só o mínimo de expertise com a internet, como também com mídias de áudio e vídeo.

Esse cenário torna o seu aprendizado mais dinâmico e diversificado. Você não fica limitado à interação com o professor. Também passa a utilizar formas diferentes e começa a desenvolver habilidades que antes não eram tão exigidas.

Maior economia

Embora os cursos presenciais atualmente sejam mais acessíveis, eles ainda apresentam valores mais elevados em comparação com a modalidade online. 

Na modalidade presencial, há demanda de todo um trabalho logístico, investimento em materiais, mão de obra e custos básicos, como água e energia.

Na internet, grande parte desses gastos é desnecessária. Isso permite às instituições de ensino oferecer estudos a preços bem mais econômicos. Em faculdades como a FECAP, por exemplo, você pode fazer cursos online até mesmo de forma gratuita.

Conheça 6 cursos online da FECAP

Como uma instituição de ensino sempre atenta às tendências do mercado e às necessidades dos alunos, a FECAP hoje conta com uma gama de cursos online. Divididos em categorias, os cursos atendem a diferentes objetivos.

São desde cursos online gratuitos até cursos específicos. Confira as categorias:

  • Cursos online – Controladoria e Finanças;
  • Cursos online – Gestão de Negócios;
  • Cursos online – Gestão de Pessoas;
  • Cursos online – Gestão Pública;
  • Cursos online – Auditoria;
  • Cursos online gratuitos.

Para se familiarizar mais, confira abaixo um curso de cada categoria.

1. Autogestão de carreiras

A autogestão de carreiras é um dos cursos gratuitos oferecidos pela FECAP. O estudo está disponível para alunos e ex-alunos da instituição, com carga horária máxima de 6 horas.

Se você quer melhorar as habilidades comunicacionais e entender como construir relacionamentos saudáveis dentro do mercado profissional, então esta é uma ótima pedida.

2. Auditoria governamental

Trabalha com auditoria governamental e quer se diferenciar na área? Então, se liga! Aqui você vai se aprofundar em pontos como vivência dos auditores públicos, conceitos fundamentais e procedimentos práticos, arcabouço normativo e legal, entre outros.

O curso tem duração máxima de 30 aulas, com valores especiais para alunos e ex-alunos.

3. Contabilidade pública

A contabilidade pública apresenta peculiaridades que só se encontram dentro do segmento, concorda? Mas, para entender sobre essas particularidades, você pode escolher o curso online de Contabilidade Pública da FECAP.

A carga horária é 30 horas, e você aprenderá sobre a harmonização às Normas Internacionais para a Contabilidade Pública. Outro tópico abordado é sobre as perspectivas para a Contabilidade Pública no mundo pós-pandemia.

4. Finanças corporativas

Com planos de abrir o próprio negócio ou integrar a gestão de uma empresa privada nos próximos anos? Antes do próximo passo, que tal se preparar melhor com um curso de finanças corporativas? 

Nele, você saberá como alcançar resultados financeiros sustentáveis e medir o desempenho da sua empresa.

Mais um dos cursos online com 30 horas de duração e preços diferenciados para alunos e ex-alunos. No final do curso, você saberá como agregar valor real a sua empresa.

5. Liderança e gestão de pessoas

Grandes líderes formam ótimas equipes e alcançam grandes resultados. Mostrar como é possível chegar nesse patamar é um dos objetivos do curso online de liderança e gestão de pessoas. 

Um estudo para trabalhar as perspectivas dos novos gestores. São 30 horas de curso online.

6. Básico de técnica de riscos pessoais

Uma boa gestão de negócios precisa envolver a gestão de riscos pessoais, principalmente se você trabalha como corretor, vendedor de seguros ou assessor de empresas.  E esse conhecimento você encontra no curso básico de técnica de riscos pessoais.

Um curso completo de 30 horas. Com o preço extremamente acessível, é a oportunidade perfeita para você mergulhar no assunto sem sair de casa.

Enfim, a verdade é que os cursos online entram no grupo de “iniciativas altamente vantajosas”, pois você só tem a ganhar ao adotá-las. 

Mas, para tornar essas vantagens reais, é preciso contar com uma instituição sólida e know how no mercado como a FECAP. Afinal, não basta ser online, o curso deve oferecer qualidade em material e conhecimento.

Gostou? Então não perca tempo e se inscreva agora mesmo em um dos cursos gratuitos da FECAP.