Ter uma carreira bem-sucedida faz parte dos planos de quem deseja ter um futuro promissor. Se as finanças empresariais forem a sua área, é hora de saber como ser um gestor financeiro de sucesso.

Os bons resultados são obtidos com uma combinação entre o perfil certo e boas decisões. 

Para eliminar as dúvidas, venha saber tudo sobre o perfil do gestor financeiro de sucesso!

BAIXAR AGORA

Quais são as qualidades essenciais de um gestor financeiro?

Quando falamos em sucesso nesta profissão, temos que considerar que as soft skills são tão importantes quanto o conhecimento técnico. 

Afinal, um bom gestor financeiro não é apenas bom em matemática.

Essas características, conhecidas como qualidades comportamentais, ajudam a montar o perfil do profissional que se dá bem. Então, venha conferir quais são essas qualidades!

Disciplina

Algumas carreiras focam mais na criatividade, mas um gestor financeiro precisa ter método para agir. Afinal, qualquer erro pode custar caro (literalmente!) para o negócio e até colocá-lo em risco.

É por isso que você tem que ter um bom nível de disciplina. E isso se reflete de várias formas: comprometimento, organização e engajamento estão entre os pontos essenciais.

Boa comunicação

Para obter dados relevantes sobre a situação financeira, é normal ter que procurar diversas áreas do negócio. A contabilidade, por exemplo, é muito importante para que você tenha dados atualizados e consistentes.

Toda essa integração depende de bons relacionamentos e de uma comunicação caprichada. 

Saber trocar uma ideia, pedir e oferecer ajuda e trabalhar em equipe são questões essenciais. É preciso caprichar na comunicação!

Capacidade analítica

Não tem jeito: para mandar bem nessa área, você precisa ir além dos cálculos e dos números.

Os algarismos e os resultados devem servir para trazer informações relevantes para a sua atuação. Então, é muito importante ter (e desenvolver) a capacidade analítica.

Com essa habilidade, é possível transformar dados brutos em informações estratégicas. Também é uma forma de explorar conhecimentos sobre a situação (e o futuro) do negócio.

Ética

Sim, ter um perfil ético é indispensável para quem deseja ser um gestor financeiro de sucesso. 

O motivo é bem simples: você lidará com o dinheiro da empresa, o que está entre seus recursos mais importantes.

Se você não for capaz de seguir regras e padronizar a atuação, corre o risco de cometer algum erro grave — mesmo sem intenção direta. No final, a empresa também é prejudicada.

Por isso, é muito importante priorizar a ética, seguir as boas práticas e atuar com clareza. Isso vai destacar a sua atuação no mercado — pode ter certeza!

Inteligência emocional

Cuidar das finanças nem sempre é fácil. Principalmente quando surge algum imprevisto, é preciso agir sob pressão, lidar com algumas limitações e tomar decisões que impactam o futuro. 

Parece complicado e desafiador? Mas não precisa ser!

Em uma rotina como essa, é preciso agir racionalmente para chegar aos melhores resultados, certo? Então, a inteligência emocional se mostra indispensável para quem pretende chegar ao sucesso.

Você deve ser capaz de controlar suas emoções para evitar que elas “contaminem” a sua atuação. Assim, fica mais fácil usar todo o seu conhecimento a seu favor.

Gestor financeiro - características

Como ser um gestor financeiro de sucesso?

Você já conhece como deve ser o seu perfil profissional, com habilidades e capacidades específicas, né? 

Então, é sinal que chegou o momento de conferir outras dicas para ter bons resultados.

Quer entender o que fazer para atingir o sucesso? Confira dicas que vão torná-lo um gestor financeiro melhor!

Tenha uma boa formação na área

É bem verdade que as soft skills, ou seja, as habilidades comportamentais são importantes. Só que elas não são os únicos “ingredientes” para uma atuação diferenciada. Ter os conhecimentos técnicos também faz toda a diferença nesse momento.

Então, nada melhor que acertar em cheio na sua formação. Escolha uma instituição robusta, com boa estrutura e bastante qualidade. 

Confira a grade curricular e também os professores, pois isso dá uma boa ideia de como será a formação.

Durante o tempo de estudo, dedique-se bastante, aproveite as oportunidades e se envolva em projetos. Assim, você aprenderá ao máximo para usar mais tarde no mercado de trabalho.

Permaneça atualizado sobre o tema

Tem gente que acha que cuidar do dinheiro é sempre igual, só que não é bem por aí. A gestão financeira tem evoluído, inclusive graças à tecnologia.

Para não ficar para trás, é fundamental se manter atualizado. Conheça as novas técnicas, entenda como usar recursos digitais e acompanhe a evolução das boas práticas.

Quanto mais recente e “fresco” for o seu conhecimento, mais dinâmica será a sua atuação. Assim, é possível ajudar as empresas a chegarem ao sucesso.

Acompanhe o mercado de perto

Além de ficar de olho no que acontece dentro do negócio, é indispensável saber como tem sido o desempenho do mercado externo.

Você tem que conferir o que acontece no ambiente externo até mesmo para tomar decisões melhores para o negócio. 

Inclusive, é uma forma de atuar de maneira diferenciada e competitiva.

Portanto, confira quais são os movimentos financeiros, as tendências de investimento e as principais oportunidades. Dessa maneira, você consegue aplicar seus conhecimentos de forma diferenciada.

Atue de maneira gerencial e estratégica

Sabe aquela ideia de apenas fazer aquilo que você foi contratado para executar? Pois é, é preciso riscar isso do seu vocabulário se você quiser ser um gestor financeiro bem-sucedido.

O truque é agregar valor à sua atuação e a melhor forma de fazer isso é agir com foco gerencial e estratégico. Mais que apenas calcular valores e gerar relatórios, procure saber o que eles representam.

Traga insights sobre os negócios, sobre o mercado e sobre o futuro. Dê sugestões e faça algo a mais, tornando a gestão ainda mais relevante.

Gestor financeiro: um profissional muito importante para as empresas

O gestor financeiro de sucesso é aquele que tem um perfil completo, com boas qualidades comportamentais e uma atuação dinâmica. 

Desse modo, você consegue se destacar e atingir os seus objetivos estratégicos.

Quer ter mais dicas para aplicar em sua atuação profissional? Baixe o nosso infográfico para ser um gestor financeiro de sucesso!

ACESSAR MATERIAL