A cada ano, milhares de novos formandos em Administração de Empresas são lançados no mercado de trabalho.
A concorrência nesse campo profissional é alta, mas o número de oportunidades também é.
Se você quer ser um administrador de sucesso, este post é para você. Siga com a gente e veja como se destacar no mercado!
6 habilidades para um profissional de Administração de Empresas
Certas características podem fazer toda a diferença no desempenho de um administrador. Continue a leitura e descubra quais são elas.
1. Boa comunicação
A habilidade de se comunicar bem é um grande diferencial para quem deseja fazer carreira em Administração de Empresas.
Isso porque a comunicação é peça fundamental na gestão de qualquer negócio.
Ela está presente nos processos de negociação, na apresentação de ideias, nos feedbacks, na distribuição de tarefas e na construção de objetivos.
Mas para que essa comunicação flua bem e gere resultados positivos, ela deve ser clara, direta e empática.
O bom administrador é um bom comunicador e isso significa ter a capacidade de compreender e ser compreendido. Ter os ouvidos atentos, uma boa retórica, poder de persuasão e a desenvoltura necessária para falar em público.
2. Ação estratégica
Agir estrategicamente significa atuar no presente, com os olhos no futuro.
A ação estratégica é uma ação inteligente e cautelosa. Ela prevê demandas e desafios, conecta setores, soluciona dilemas, aproveita e cria oportunidades.
Tudo isso para tornar os processos mais eficientes e criar as condições necessárias para conquistar os objetivos da empresa.
Profissionais com essas características sempre tem um lugar especial no coração dos empregadores. Afinal de contas, elas fazem toda a diferença para o desenvolvimento de qualquer negócio.
3. Visão sistêmica
Para agir estrategicamente é preciso ter uma visão sistêmica, outra habilidade dos bons administradores de empresa.
Isso significa ter a capacidade de enxergar a organização como um todo, desenvolver uma visão global do sistema empresarial.
Trata-se de compreender a empresa como uma unidade complexa. Um organismo único, vivo, composto por setores diferentes mas que se conectam em diversos pontos, numa relação de cooperação e interdependência.
Somente com uma visão global é possível interagir com as diversas áreas de uma organização. E é somente a partir dessa interação que os negócios podem decolar!
4. Organização
A organização é um dos pilares da administração e sem ela fica muito difícil, para não dizer impossível, alcançar resultados positivos.
Essa pode até parecer uma habilidade profissional secundária, mas no mercado de trabalho atual, quando o assunto é gestão de empresas, ela vale ouro.
Um administrador organizado, certamente terá uma equipe organizada, com mais chances de atingir as metas dentro do planejado.
Se você tem problemas com organização, é bom começar a desenvolver essa habilidade logo.
Hoje em dia, existem diversos cursos virtuais que podem contribuir nesse quesito e até aplicativos para te ajudar a arranjar melhor seus compromissos e tarefas pessoais.
5. Flexibilidade
Outro ponto fundamental. Profissionais disponíveis e abertos a mudar o percurso e explorar novos horizontes são super valorizados no mercado de trabalho.
E quando o assunto é Administração, essa é uma habilidade que fica em evidência.
Afinal, se essa é a carreira mais versátil do mercado, a flexibilidade é prerrogativa das mais importantes.
O administrador pode transitar em diferentes setores e na sua missão de gestor, sempre é possível que os caminhos sejam alterados. Para isso, é preciso ser flexível para mudar a rota com tranquilidade, transformar os planos e recomeçar.
Além disso, a flexibilidade também tem a ver com disponibilidade. Estar aberto para atender a novas demandas da empresa e ser flexível inclusive em relação aos horários.
6. Valorização das pessoas
Reconhecer e valorizar o trabalho da equipe e dos colaboradores é também uma das características do administrador de sucesso.
As pessoas são o principal combustível para o funcionamento de uma empresa e por isso é super importante que elas sejam valorizadas em suas funções.
O bom administrador tem a habilidade de estimular, patrocinar e investir nos recursos humanos de uma empresa.
Os feedbacks positivos e o reconhecimento pelo desempenho de cada um são importantes não somente por uma questão de humanidade ou educação. Mas principalmente porque já é sabido que pessoas felizes trabalham melhor.
E para o sucesso de uma empresa, nada mais fundamental do que funcionários satisfeitos trabalhando a todo vapor!
Passo a passo para ter sucesso na área
Agora que você já sabe quais são as principais habilidades do bom administrador, vamos dar mais 5 dicas para se dar bem na área!
Veja só:
1. Aproveite as oportunidades
Ao longo do caminho surgem muitas oportunidades de estágio e emprego. Não descarte de primeira nenhuma delas.
Avalie tudo com carinho e lembre-se, sempre há algo positivo para aprender. O que parece simples pode se tornar valioso no futuro.
2. Prepare-se para competir no mercado
Você já sabe que todo ano milhares de novos administradores se formam pelos quatro cantos do país.
A concorrência é alta e por isso, é bom que você esteja preparado para conquistar o seu lugar ao sol.
Seja confiante, aposte no seu diferencial e mostre para os empregadores que você é o profissional que eles procuram.
3. Tenha objetivos
Saber aonde você quer chegar é fundamental para dar passos firmes e construir uma carreira de sucesso.
Por isso, comece a mapear seus gostos, afinidades e sonhos o quanto antes. Eles serão seus guias principais nessa jornada profissional.
4. Invista em especializações e cursos extracurriculares em Administração de Empresas
Aprenda novas línguas, considere uma pós graduação, especialize-se em gestão de pessoas, marketing ou finanças. Opções não faltam para quem deseja se destacar.
Amplie os horizontes e dê um upgrade no seu currículo.
5. Mantenha-se atualizado
Por mais que hoje os resultados obtidos sejam muito eficientes e satisfatórios, pode ser que amanhã não sejam mais.
O mercado é dinâmico e os métodos se tornam descartáveis na velocidade da luz.
Por isso, para acompanhar a evolução do sistema e não ficar para trás, mantenha-se sempre atualizado.
Estude eternamente para melhorar a sua performance no trabalho. Faça novos cursos, desenvolva novas habilidades e mantenha a leitura sempre em dia.
Administração de Empresas: prepare-se para arrasar nessa carreira!
Agora que você já sabe como se destacar na área da Administração de Empresas ficou fácil conquistar uma vaga no mercado.
Gostou das nossas dicas?
Leia mais sobre o assunto! Descubra como se diferenciar na carreira de Administração e obter sucesso.