Sem tempo para ler o artigo? Escute ou faça download da narração no player abaixo e ouça quando quiser:

Se você chegou até aqui, provavelmente, tem curiosidade para saber mais sobre o trabalho de uma agência de publicidade. 

Esse tipo de negócio é responsável por criar campanhas para divulgar novas ideias, produtos e serviços. 

Neste post, vamos fazer um raio-x de todas as áreas internas de uma agência. Acompanhe para esclarecer as suas dúvidas!

guia sobre o curso de publicidade e propaganda

Qual é o papel da agência de publicidade?

As agências de publicidade são responsáveis por criar anúncios e estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes. 

Prestam serviços para empresas de todos os portes, usando a criatividade para divulgar a mensagem que o anunciante deseja transmitir.

Os profissionais das agências são responsáveis por criar conteúdos em formatos diversos, como:

  • áudio;
  • vídeo;
  • foto;
  • campanhas para reputação da marca;
  • ações de endomarketing. 

Departamentos da agência de publicidade

O publicitário pode trabalhar em vários setores em uma agência de publicidade. São tantas possibilidades que dá até para testar qual combina mais com cada perfil.

Atendimento

Sabe aquele seu amigo que é ouvinte da turma e sempre saber resumir o que é falado em uma conversa? Ele pode ser perfeito para trabalhar com atendimento em uma agência de publicidade.

Isso porque essa é uma área de contato direto com os clientes. Essa pessoa é responsável por pegar as primeiras informações sobre o anunciante e repassar aos demais setores.

Planejamento

Já aquele colega certinho e organizado, pode ser dar muito bem no time de planejamento. 

Esse departamento é responsável por estruturar os primeiros conceitos das campanhas. É a área ideal para quem adora sonhar como as coisas vão acontecer no futuro.

Criação

O setor de criação costuma ser o mais badalado de uma agência de publicidade. Aqui, normalmente, estaria aquela sua amiga diferentona, que adora inovar e lançar tendências.

É responsável por dar vida às ideias e fazer com que elas se transformem em peças publicitárias. 

Nesse setor, onde a mágica acontece e os conceitos começam a tomar forma.

Em algumas agências, há ainda profissionais ligados à Redação entre a equipe de Criação. 

Eles são responsáveis por transformar o conceito desenvolvido em textos de impacto. 

Os redatores escrevem o texto que vai ser veiculado no anúncio, priorizando mensagens curtas e criativas. 

Direção de arte

O setor de Direção de Arte, ou Criação Visual, é uma das áreas mais buscadas por quem gosta de inovar. 

Tem tudo a ver com pessoas mais ousadas e com afinidade com a área de Design Gráfico.

É neste time que as ideias ganham vida e se transformam de fato em anúncios, prontos para serem amplamente divulgados. 

Agência de publicidade - raio-X

Mídia

De nada vale ter uma campanha se ela não for divulgada. Por isso, a galera que trabalha com mídia tem o papel de fazer com que ela seja veiculada.

Essa função é ótima para quem gosta de trabalhar com números e orçamentos. É perfeita para aquele colega que faz o dinheiro render no rolê, sabe!?

Agência de publicidade: onde as ideias tomam forma

Como você pode perceber, o processo de uma agência de publicidade é quase uma linha de montagem. A cada etapa, alguém vai adicionando sua contribuição até chegar no resultado final.

Isso faz com que esse tipo de emprego ofereça várias oportunidades de carreira. Há muito o que aprender, principalmente para quem está prestes a chegar no mercado de trabalho. 

Está curioso para saber mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda? Tire as suas dúvidas em nosso blog. 

guia sobre o curso de publicidade e propaganda