Você já ouviu falar em soft skills? Elas são aquelas habilidades que não têm a ver com o que a gente sabe ou estudou.

Na verdade, elas envolvem nosso comportamento e como reagimos em cada situação.

Ficar por dentro dessas opções é importante porque pode fazer você mandar bem naquela seleção para a vaga de emprego dos seus sonhos. Demais, né?

Quer descobrir quais capacidades merecem a sua atenção?  Veja 9 soft skills essenciais!

BAIXAR AGORA

1. Trabalho em equipe

Os ambientes de trabalho estão mais colaborativos do que nunca! É por isso que é preciso desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe. Ou seja: todo mundo atua junto, como o time de futebol que vai atrás do gol.

Demonstrar essa capacidade fará com que você seja visto como um profissional ideal para integrar times diversos.

Como desenvolver?

O melhor jeito de saber como trabalhar em equipe é focar no resultado. O bom jogador de time não é “fominha” e quer a vitória para a equipe.

Então, coloque o objetivo em primeiro lugar e reforce sua tolerância a ideias e visões diferentes.

2. Liderança

A liderança está entre as soft skills mais importantes — e não vale apenas para gestores, viu? Ela envolve alguns hábitos, como ser capaz de motivar e convencer outras pessoas.

Com essa habilidade, você se destacará e poderá até conquistar uma promoção. Além disso, ela é fundamental para tomar a frente de projetos e iniciativas do jeito certo.

Como desenvolver?

Se quiser ser um bom líder, capriche nos feedbacks — e aceite opiniões. Também é preciso entender as necessidades de cada um e orientar para tornar o trabalho mais simples.

E não se esqueça: um toque de ousadia e coragem cai bem para um líder!

3. Comunicação

Sabe o que liderança e trabalho em equipe têm em comum? A comunicação!

Essa é uma das soft skills mais desejadas e não envolve apenas escrever bem ou ter uma boa oratória. Você tem que saber se expressar de forma objetiva, direta e, é claro, profissional.

É uma habilidade usada tanto nas reuniões especiais quanto ao longo da rotina. Pode acreditar: você vai precisar usá-la mais que imagina!

Como desenvolver?

Não tem mistério: saber se comunicar exige treino. Abra sua mente e fale com todo mundo, de colegas e superiores a outros profissionais.

Quanto mais você treinar, melhores serão os resultados.

4. Empatia

Ser empático significa ser capaz de ver o mundo pelo olhar do outro.

Essa é uma habilidade interessante para liderar, para dar feedback ou mesmo para formar relacionamentos melhores.

No mundo corporativo, a empatia está em alta e vai torná-lo um profissional melhor.

Como desenvolver?

Se quiser ser empático, comece a se perguntar “E se fosse comigo?”. Assumir o lugar do outro é uma boa forma de descobrir o que fazer (e como não agir).

Assim, você terá uma postura mais ética e adequada.

Soft skills - empatia

5. Resolução de problemas

No ambiente de trabalho, os desafios surgem em diversas situações. Estar preparado para resolvê-los vai ajudar a se destacar. É por isso que a resolução de problemas é uma soft skill tão importante.

Ela é essencial para quem ocupa a função de líder, mas vai além. É muito útil para que você tenha um cotidiano mais produtivo e com entregas melhores.

Como desenvolver?

Ser capaz de resolver problemas exige iniciativa e proatividade. Não espere que alguém corrija algo e, em vez disso, busque soluções e dê sugestões.

Também é importante pensar de uma forma nova, em busca de soluções inovadoras e eficientes.

6. Flexibilidade

Entre as soft skills, a flexibilidade merece atenção especial. Afinal com tantas mudanças e que acontecem rapidamente, é indispensável ser capaz de se adaptar.

Isso vai fazer com que esteja mais preparado para transformações inevitáveis, como a implementação de novas ferramentas. Você também poderá ajudar a conduzir esses processos.

Como desenvolver?

Ser flexível exige não se apegar demais a um cenário. Comece a pensar nas possibilidades e se prepare para situações diferentes.

Além disso, esteja disposto a aprender e se desconstruir para consolidar essa habilidade.

7. Inteligência emocional

A inteligência emocional envolve a gestão das emoções de forma adequada. Não se trata de ser frio ou de eliminar os sentimentos. Em vez disso, inclui saber administrá-los corretamente.

Graças a essa capacidade, você conseguirá manter a calma mesmo sob pressão e não terá rompantes emocionais, por exemplo. Com maior autocontrole, sua imagem é favorecida.

Como desenvolver?

O autoconhecimento é o melhor caminho para ser emocionalmente inteligente. Reflita sobre sua personalidade, seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Assim, aprenderá como controlar melhor as suas emoções.

8. Resolução de conflitos

Como os espaços de trabalho têm cada vez mais diversidade, é normal que surjam atritos. O choque de ideias, ambições e gerações é real e é por isso que a resolução de conflitos se destaca. Com essa característica, você ajuda a manter o clima positivo.

Isso melhora o ambiente organizacional e também evita problemas maiores no futuro, como novas discussões.

Como desenvolver?

A tolerância, a diplomacia e o diálogo são essenciais para ouvir as partes e buscar uma solução para cada situação.

Então, treine essas capacidades e procure julgar menos na hora de resolver essas questões.

9. Criatividade

Quem disse que não há espaço para ser criativo na profissão? Mesmo se você atuar na área de Exatas, por exemplo, é importante ser capaz de criar alternativas inovadoras.

Isso é ótimo para dar boas sugestões e até para resolver problemas complexos. Com essa soft skill, há como enxergar o trabalho com outros olhos.

Como desenvolver?

Não há limites para desenvolver a criatividade! Use atividades específicas ou, simplesmente, trabalhe a imaginação.

Pense em cenários diversos, busque saídas e procure novas formas de pensar. Quanto mais estimular esse seu lado, mais criativo será.

As soft skills são essenciais para mandar bem na carreira. Agora que você já conhece essa lista, é hora de colocar a mão na massa e começar a desenvolver essas capacidades!

Já que estamos falando sobre os bons resultados, entenda como os jovens podem ter sucesso no mercado de trabalho!

ACESSAR MATERIAL