A Administração é uma área de trabalho ampla que oferece múltiplas possibilidades de atuação no mercado. Desde a Gestão de Pessoas ao Comércio Exterior ou Contabilidade Empresarial, os profissionais do setor podem seguir por diferentes caminhos.
Se quer entender as perspectivas do curso de administração e quais caminhos você pode seguir, esse post é pra você. Confira o texto a seguir e conheça 5 especializações em administração.
1. Gestão de pessoas
Entre as especializações em administração, a Gestão de Pessoas é considerada uma das áreas mais estáveis no mercado de trabalho. A necessidade de cuidar do capital intelectual das empresas faz com que a demanda por estes profissionais esteja sempre alta.
O gestor de pessoas é o braço direito do pessoal do Recursos Humanos. Responsável pela trajetória dos funcionários em uma instituição, ele se dedica a criar estratégias para potencializar as habilidades e competências dos servidores, além de formar equipes mais produtivas e satisfeitas.
O objetivo é aumentar e fortalecer o desenvolvimento da empresa no mercado de trabalho, garantindo vantagem em relação à concorrência.
Por meio de ferramentas de motivação, treinamento e cooperação, os gestores operam no aprimoramento da qualidade de vida e de trabalho no ambiente corporativo. Afinal de contas, todos já entenderam que quanto maior o nível de satisfação dos funcionários maior a produtividade de empresa.
Os gestores identificam as potencialidades e desafios humanos para o desenvolvimento dos negócios, e a partir daí sugerem e conduzem as mudanças, adaptações, rompimentos e investimentos necessários.
Durante suas ações, os gestores abordam aspectos humanos no contexto organizacional e integrativo e ainda estimulam a compreensão de aspectos relacionados ao empreendedorismo, trabalho em equipe, liderança, resiliência, conflitos e negociação.
2. Contabilidade empresarial
Os profissionais especializados em contabilidade empresarial se dedicam à gestão financeira das instituições, principalmente no que diz respeito à regularização e cumprimento de normas tributárias e outras políticas públicas.
Com uma visão sistêmica do mercado local e mundial, bem como o entendimento de suas regras de contabilidade e utilização de recursos, o profissional trabalha na análise da situação financeira das empresas e no desenvolvimento de estratégias e planejamento.
Com o objetivo de aumentar a produtividade e garantir um bom posicionamento das instituições no mercado de trabalho, o contador avalia os riscos e créditos da empresa. A partir daí, ele propõe formas e caminhos para redução de custos, controle de finanças e regularização tributária.
O profissional especializado em contabilidade empresarial é expert em regulamentações nacionais, internacionais e padrões adotados pelos diversos tipos de empresa. Bem como as suas respectivas obrigações tributárias, não-tributárias e a melhor forma de cumpri-las.
3. Administração pública
Os profissionais especializados em administração pública se dedicam ao gerenciamento de instituições governamentais. Eles são responsáveis pela elaboração e acompanhamento de políticas públicas, criadas com o objetivo atender as demandas da sociedade.
Conduzido por questões éticas, sociais e ambientais, o administrador atua no desenvolvimento de ações estratégicas que visam o funcionamento das organizações públicas.
A partir da reflexão e compreensão do contexto social, político e de seus atores, o profissional cria e propõe novas abordagens e experiências. Tudo para potencializar a efetividade das políticas governamentais.
Quem se especializa em administração pública pode trabalhar em secretarias, ministérios, concessionárias de serviços públicos e órgãos federais, estaduais ou municipais. Entre as diversas possibilidades áreas de atuação, podemos citar as mais populares: saúde, educação, assistência social, habitação e cultura.
4. Gestão em marketing
O gestor em marketing possui um olhar apurado do todo. Ele se dedica à criação de estratégias de comunicação voltadas para o relacionamento e engajamento de consumidores e parceiros. O objetivo é construir uma imagem positiva da empresa para consolidá-la no mercado e alcançar melhores resultados.
Por meio da identificação de tendências e potencialidades internas e externas, o profissional desenvolve o planejamento de ações de integração. Isso resulta na construção de uma relação positiva com públicos estratégicos.
Com o uso de ferramentas e plataformas digitais, o profissional cria meios de engajamento e divulgação, mapeando necessidades e/ou problemas que demandem soluções inovadoras de comunicação e marketing.
5. Comércio exterior
O profissional especializado em comércio exterior se dedica à gestão e organização do setor de compras e vendas de uma empresa. Seu objetivo é garantir as melhores condições de competição no mercado de trabalho.
Ele é responsável pelo relacionamento com vendedores e compradores estrangeiros, bem como a negociação dos melhores preços, insumos e logística.
O profissional trabalha no desenvolvimento de ações estratégicas e tomada de decisões que sejam vantajosas para a instituição. Em uma empresa, eles atuam nas áreas de logística, legislação aduaneira, prática cambial, importação, marketing e negociação internacional.
Os administradores especializados em comércio exterior podem trabalhar em companhias privadas, agências e organizações internacionais. Dentre outras funções, é possível oferecer serviços de assessoria e consultoria.
Especializações em administração: tenha um currículo de excelência
Quem deseja especializar-se em alguma das áreas de administração, precisa ter em mente a necessidade de criar um bom currículo. Este, por sua vez, deve reunir as experiências e aptidões certas. Por isso, assim que definir qual área seguir, comece a se dedicar a essa missão.
Um currículo perfeito, além de bem apresentável e objetivo, é aquele que está alinhado às necessidades da vaga de trabalho. Mais importante que isso: ele também deve ser coerente com seus anseios pessoais.
Assim que identificar uma oportunidade de emprego ou abertura de um processo seletivo, faça uma pesquisa aprofundada sobre a instituição. Certifique-se de que você se encaixa no perfil e oferece as habilidades demandadas.
Feito isso, é hora de listar suas competências e experiências que possam ser relevantes para os recrutadores. Reúna cursos, capacitações, vivências, oficinas e tudo mais o que possa ser de interesse da instituição e contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos.
Não se esqueça de pontuar os idiomas que você domina e a sua capacidade de raciocínio lógico e resolução de problemas – se você as tiver, é claro.
As competências pessoais como capacidade de comunicação, trabalho em equipe e resiliência também são supervalorizadas nos processos seletivos e podem te deixar a frente da concorrência.
Com essas 5 especializações em administração ficou fácil dar uma guinada na sua carreira. Veja qual dessas opções combina mais com você, escolha uma boa instituição e boa sorte.
Se inscreva na nossa newsletter e receba mais informações sobre carreira e mercado de trabalho.